Namorei por 8 anos e há 2 estou casada. Meu marido é usuário de maconha desde o início do namoro

9 respostas
Namorei por 8 anos e há 2 estou casada. Meu marido é usuário de maconha desde o início do namoro (ele escondeu por um tempo). Sempre tive a esperança de ele parar. Mas, não aconteceu! e agora juntou a bebida. Quem eu devo procurar, já q ele acha q o q faz não faz mal a ninguém se não a ele mesmo?
Olá. Entender o quanto estes hábitos são prejudiciais à saúde e querer ser ajudado são questões primordiais. Sem estas condições pouco se consegue. Sugiro uma conversa com um psicólogo que poderá ajudá-lo a compreender que as consequências destes vícios podem ir muito além do que pensa. Ele provavelmente não está se dando conta do quanto é importante para os que se relacionam com ele, esposa, pais, parentes, etc e do quanto sofrerão caso ele venha a sofrer as consequências do que busca. Converse com ele, e com muita calma, paciência e sobretudo amor você saberá convencê-lo. Mas cuidado com as recriminações, isso não ajuda. Tente e seja feliz.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, É comum a angustia e aflição de familiares de usuários de drogas,é importante que se busque o diálogo aberto, sem reprimendas, acolhedor.
Uma conversa onde você possa falar da sua preocupação , incentivá-lo a buscar ajuda profissional médica e psicológica. Sugiro a você, também,que procure auxilio e orientação de grupo ou individual de terapia, pois o problema com as drogas não afeta somente o usuário mais de um modo geral toda a familia. Boa sorte e coragem!
Estou de acordo com os demais profissionais, caso ele não aceite porque cada um tem direito de fazer sua escolha seu papel e esclarecer, sugiro procurar um profissional para auxilia lá. Se ele não quer tratamento trate se você, pois tratando de uso de drogas a família adoece e não se dá conta de quando fica comprometida .
Abraços espero ter colaborado .

IVANILDA U.
Seu marido faz uso de maconha à bastante tempo tendo grande probabilidade de já ter dependência química dessa droga. A utilização adicional do álcool, faz parte da evolução do quadro de dependência qdo o usuário passa a utilizar-se de outras drogas para obter o mesmo efeito anterior obtido apenas com a maconha.
Indico, que vcs procurem especialistas da área (psiquiatras e/ou psicólogos) para avaliar o grau da dependência química dele e os danos que ele possa estar sentindo. Como ele nega a situação, fale acerca de uma ajuda profissional para avaliar se ele realmente precisa de tratamento . Se ele recusar-se, procure um profissional vc para orientá-la na melhor opção. Isso é muito importante, por que a co-dependência entre o dependente e o familiar é um comportamento que precisa ser tratado para auxiliar a ambos nessa difícil situação.
Boa sorte.
Olá. Creio que primeiramente o seu marido deve tomar ciência sobre quão prejudicial é o uso dessas substâncias e quem sabe um médico como um psiquiatra possa ajudá-lo. Provavelmente ele já é um dependente químico e precisa de ajuda, mas também precisa entender sobre e ter o desejo de parar, isso tem que partir dele. De qualquer forma você deveria procurar um psicanalista a fim de entender o quanto esse relacionamento a afeto, as motivações que os uniram e ainda unem e como isso controla a sua vida, além de também olhar para a sua vida como um todo. Se for do desejo do seu marido também seria interessante a adesão a um tratamento com psiquiatra, psicanalista e talvez um grupo de apoio. espero ter ajudado.
Você pode procurar orientações, como fez aqui, ou pessoalmente um psiquiatra, porém o que realmente se faz necessário é que seu marido procure atendimento e orientações.
Seria muito importante ele procurar um psiquiatra para avaliar se já está em um estágio de dependência de maconha e álcool e assim iniciar um tratamento. Com o seguimento o psiquiatra poderá avaliar as condições que o levaram a fazer uso das substâncias e perceber o que o faz continuar usando, e assim instituir o melhor tratamento e realizando sempre uma entrevista motivacional para que permaneça abstinente do uso das substâncias.
Um acompanhamento com psicólogo seria de grande valia em qualquer etapa do tratamento, bem como o apoio familiar.
Espero ter ajudado,
À disposição, Jacqueline Segre
A Dependência Química é um transtorno mental da perda do controle relacionados ao uso de substâncias. Esse individuo deve procurar ajuda e aceitar essa ajuda para que mudanças possam ocorrer. O trabalho do psicólogo junto ao psiquiatra pode auxiliar diversos casos de dependência, trazendo novamente uma qualidade de vida para o paciente e sua família. Há alguns pacientes que estão em um nível tão elevado de dependência que precisam de outras formas de ajuda, como por exemplo uma internação. Conseguindo assim desintoxicar e reavaliar sua vida com mais clareza e consciência.
Olá, a mentira pode ter muitas funções, o mais importante é que a pessoa entenda que esse recurso pode trazer muitas consequências negativas. A pessoa que mente perde a credibilidade.
Se de fato não houver um desejo real em parar de usar essas substancia ele dificilmente o fará. A maconha e o álcool (a não ser em casos mais graves) não impossibilitam que a pessoa deixe de trabalhar e conviver com a família e amigos, então a consequência e prejuízo do uso ficam menos evidentes. Recomendo que vc o oriente a respeito para que ele procure um tratamento, contudo se ele não tiver a vontade real de parar de usar não tem muito o que vc possa fazer além de respeitar sua escolha, infelizmente.

Especialistas

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

Eduardo Vieira Filho

Eduardo Vieira Filho

Psiquiatra, Médico do trabalho

São Paulo

Leticia Bortoni

Leticia Bortoni

Médico clínico geral

São Paulo

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 61 perguntas sobre Dependência química
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.