Mulher, 26 anos,c 3 LFN móveis, fibroelásticos, indolores, em reg cerv post (o maior c +-1 polpa digital)

2 respostas
Mulher, 26 anos,c 3 LFN móveis, fibroelásticos, indolores, em reg cerv post (o maior c +-1 polpa digital) há 5 anos.S/ sintomas B ou outras queixas. Nunca aumentaram de tamanho.Evolui com LFN reacionais (à USG),indolores,em reg inguinal esq há 6 meses. Poderia pensar em linfoma?LFNmegalia reacional?
O Linfoma é uma doença neoplásica (cancer) nos linfonodos ou inguas. Normalmente nos preocupamos com linfonodos maiores que 1,5cm e que são endurecidos ou que crescem ao longo do tempo. Mas somente uma biópsia pode excluir um linfoma. Nos casos de linfoma indolente (de crescimento lento) preferimos fazer a biópsia se os linfonodos aumentarem de tamanho, se não mudarem só acompanhamos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os linfonodos aumentados, indolores e móveis que você descreve são, muitas vezes, considerados reacionais, especialmente se não houver crescimento ao longo do tempo. O fato de estarem presentes há cinco anos sem mudança significativa de tamanho e sem sintomas associados pode sugerir que não são malignos. No entanto, a presença de novos linfonodos na região inguinal, mesmo sendo reacionais e indolores, merece atenção.

Embora linfomas possam se apresentar com linfonodos aumentados, indolores e persistentes, o tamanho, a consistência e a evolução ao longo do tempo são fatores importantes a serem considerados. Linfomas geralmente causam linfonodos maiores que 1,5 cm, endurecidos e que tendem a crescer com o tempo.

Dada a persistência dos linfonodos e o surgimento de novos, é aconselhável realizar um acompanhamento médico regular. Em alguns casos, a realização de uma biópsia pode ser necessária para descartar definitivamente a possibilidade de linfoma, especialmente se houver alguma alteração nas características dos linfonodos ou se novos sintomas surgirem.

Sugiro que continue em acompanhamento com seu médico, que pode avaliar a necessidade de exames adicionais, como biópsia, se houver alguma alteração preocupante.

Especialistas

Maria Claudia Rodrigues Moreira

Maria Claudia Rodrigues Moreira

Hematologista

Rio de Janeiro

Diogo Kloppel Cardoso

Diogo Kloppel Cardoso

Hematologista, Internista

Brasília

Alessandra Bentes

Alessandra Bentes

Hematologista

Belém

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Linfoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.