Mulher, 21 anos, fui abusada sexualmente quando criança, mais nunca contei a ninguém isso. Tenho um
8
respostas
Mulher, 21 anos, fui abusada sexualmente quando criança, mais nunca contei a ninguém isso. Tenho um namorado e quando tenho relações sexuais com ele sinto dor, e em algumas vezes choro, isso pode estar ligado ao q sofri no passado? Q tipo de psicólogo devo procurar?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico.
A avaliação do seu médico é fundamental para descartar patologias que podem gerar dor na relação sexual como doença inflamatória pélvica e endometriose.
Com certeza a avaliação psicológica é fundamental para o seu caso, já que a dor na relação pode estar relacionada com o seu antecedente de abuso sexual.
Em alguns casos a fisioterapia é necessária.
A sua vida sexual com certeza pode e vai melhorar. Não é o momento para você sentir dor e muito menos para chorar.
Procure seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento e diagnóstico.
A avaliação do seu médico é fundamental para descartar patologias que podem gerar dor na relação sexual como doença inflamatória pélvica e endometriose.
Com certeza a avaliação psicológica é fundamental para o seu caso, já que a dor na relação pode estar relacionada com o seu antecedente de abuso sexual.
Em alguns casos a fisioterapia é necessária.
A sua vida sexual com certeza pode e vai melhorar. Não é o momento para você sentir dor e muito menos para chorar.
Procure seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento e diagnóstico.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Qualquer psicólogo capacitado pode te ajudar, seria legal investigar essa dor também pra poder descartar doenças e ai sim entender se ela tem fundo emocional ou não. E como foi dito acima, em alguns casos fisioterapia ajuda bastante. Fique tranquila pois isso tem solução e unindo todos esses tratamentos você se sentirá bem melhor a longo prazo
Primeiro procure um ginecologista pra investigar fatores orgânicos, mas independente disso, procure um psicologo/sexólogo. Pelo que você descreve, é possível que seja vaginismo, uma contratura involuntária no intróito vaginal que impossibilita a penetração, e quando ocorre, há uma dor quase insuportável. Essa disfunção sexual pode está relacionada a traumas psicológicos causados pelo abuso.
Concordo com os colegas acima, resumindo : existem dois tipos de médicos que você pode procurar o ginecologista e o psiquiatra e o atendimento multiprofissional que poderá ser um psicólogo especialista em sexualidade humana , ou outros tipos de especialidade como psicanalista ou psicólogo especialista em terapia cognitivo-comportamental.
Estou de acordo com ambos acima. No momento entretanto, será melhor procurar um psicólogo ou um psicanalista. No caso de abuso, a sequela psicologica garanto, ser muitíssimo maior que a física. Posteriormente ou paralelamente a busca do médico é sempre significativa. Vale agora reduzir o tempo entre o pensar e o agir e buscar um profissional de sua confiança. Grande abraço.
Havendo histórico de abuso,manhã é importante o acompanhamento psicológico, porém se faz necessário se consultar com um médico ginecologista para que possa descartar problemas físicos que causem essa dor. Os psicólogos são capacitados para atender casos diversos, porém pode buscar alguém que trabalhe com sexologia.
Olá. Para ser rigoroso, identificar se há algum problema anatomo-fisiológico gerando ou contribuindo com as dores no ato sexual seria importante, pois de repende, seu lado emocional pode estar bem e algo de ordem fisica pode ter despertado preocupações e medos de algo adormecido sem que haja relação entre as duas coisas. Caso não haja nada de ordem física seria interessante visitar um psicólogo pois é muito comum que traumas como esse atrapalhem a vida da pessoa ao longo de todo seu desenvolvimento psicológico e social. A terapia pode ajudar e compreender melhor o problema e a revisa-lo numa tentativa de melhorar a sua qualidade de vida atual e futura.
...é possível que haja relação sim e um profissional psi poderá ajudar. no caso de psicanalistas, o processo se dará na investigação das causas do que acontece hoje.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como posso parar de mexer na minha namorada enquanto ela dorme ? Sinto desejo por ela , mas às vezes acordo com vontade de ter coisas com ela. Já senti vontade de fazer , mas quando tive raiva dela. Estou doente ou será uma mania ?
- Sofri muitos abusos quando era criança, e hoje ao 39 anos sinto que isso me prejudicou de alguma forma, minha família não sabe só agora conseguir contar pra algumas pessoas , me acho uma pessoa horrível,com um péssimo humor , não consigo confiar em ninguém, me sinto desanimada pra tudo sem alto estima…
- Como posso ajudar alguém a superar o trama de abuso? Está inteferendo no relacionamento
- Oi, como saber se é abuso? Tenho uma padrasto, ele me observa muito pelo os cantos das portas, entra no meu quarto, fica mexendo nas minhas coisas, certa vez ele me viu pela a janela do quarto e quando eu entrei no quarto da minha mãe , ele estava se tocando, logo após ter me visto, eu tenho muito medo…
- Olá Boa noite Fui abusada qua do criança, pelo meu irmão, não lembro a intensidade,nunca contei a ninguém sempre lembro pois depois de adulta vim,ter noção da gravidade,e depois comecei a mim relacionar cedo,agora recentemente peguei meu filho de 15 anos fazendo gestos no ir.ao de 8 anos,estou desesperada…
- Após terapia, é normal falar do abuso sexual que sofri na infância em um ambiente seguro? Passei a falar com amigos próximos, mas durante uma palestra, ouvi que isso dá a entender que não estou falando a verdade.
- Descobri que meu irmão foi estuprado quando criança por meu vizinho , Na época ele tinha 7 anos de idade. E hoje já é adulto , oque devo fazer ?
- Fui vítima de abuso sexual na infância, e gostaria de saber informações sobre quais tratamentos devo procurar. Grata
- Fui abusada quando criança por um primo, só eu ele e a irmã dele sabiamos disso e atualmente meu marido tambem... Não contei para ninguém da familia para não haver brigas depois de 15 anos minha prima contou o que aconteceu para todos ps familiares.... Estão todos contra minha pessoa, acreditando nele…
- como saber se realmente houve abuso?Minha afilhada disse que sofreu várias vezes,desde que tinha 07 anos, hoje ela tem 13 anos,qual profissional devo procurar?Porque demorou tanto tempo para dizer o que estava acontecendo?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 17 perguntas sobre Violência sexual
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.