Minha mãe tem cirrose por hepatite autoimune, ela nunca bebeu álcool na vida. Ela vem evoluindo bem

2 respostas
Minha mãe tem cirrose por hepatite autoimune, ela nunca bebeu álcool na vida. Ela vem evoluindo bem no tratamento. Fizemos o exame e as plaquetas dela estão 81.000. Até a consulta, se vão muitos dias. Estou preocupada. Qual o tratamento? Remédio? Internação?
A cirrose hepática é a fase mais avançada da fibrose hepática. A fibrose hepática varia de F1 = fibrose leve até F4= fibrose grau máximo. O paciente ao atingir a cirrose poderá evoluir com diversas complicações como aumento do baço, que é a esplenomegalia, que por sua vez leva à baixa no número de plaquetas. 80.000 plaquetas /mm3 é ainda um valor seguro para o paciente. contagem de plaquetas abaixo de 50.000 é mais preocupante, mas mesmo assim não é necessária transfusão de plaquetas. Outras complicações da cirrose hepática são: hemorragia digestiva alta por varizes de esôfago, podendo ser fatal em cerca de 50% dos casos. A ascite é outra complicação que pode ser controlada com medicamentos via oral. O Câncer hepático, CHC é outra complicação que uma vez detectada precocemente tem tratamento. No caso em questão somente com avaliação clínica detalhada seria possível dizer o que seria melhor para a paciente

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Cirroticos geralmente têm a contagem de plaquetas abaixo do normal. Faz parte da doença. A plaquetopenia por si só não é motivo para alarde, exceto se houver algum sangramento. Também não há necessidade de transfusão de plaquetas para tentar normalizar, porque as mesmas serão consumidas rapidamente sem dar nenhum beneficio ao paciente. O tratamento é medicamentoso (para controlar complicações, como ascite) até a realização de transplante hepático, se houver indicação.

Especialistas

Edmar Silva de Araújo Júnior

Edmar Silva de Araújo Júnior

Gastroenterologista

Uberlândia

Roberto Gomes da Silva Junior

Roberto Gomes da Silva Junior

Gastroenterologista

São Paulo

Thais Tomé de Souza

Thais Tomé de Souza

Gastroenterologista

Rio de Janeiro

Eduardo Sica

Eduardo Sica

Gastroenterologista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Thaís Carminati Scarton Ramos

Thaís Carminati Scarton Ramos

Gastroenterologista, Médico clínico geral

Linhares

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 60 perguntas sobre Cirrose Hepática
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.