Minha mãe tem 76 anos e está com desgaste muito avançado nos dois joelhos e precisará colocação

4 respostas
Minha mãe tem 76 anos e está com desgaste muito avançado nos dois joelhos e precisará colocação de próteses. Foi sugerido para fazer a colocação das duas num único dia. Quais os riscos e a recuperação? Ela não poderá andar por quanto tempo? E se for alternado, qual o tempo entre as cirurgias?
Como qualquer outra cirurgia, a implantação de prótese no joelho também tem riscos. Os riscos associados a esta cirurgia são infeção, trombose, rigidez articular. Estes riscos giram em torno de 2,5 a 4,5% dependendo do literatura médica consultada. A implantação de prótese nos 2 joelhos numa única cirurgia traz o benefício óbvio de se resolver o problema do paciente numa única cirurgia. Porém, não é qualquer paciente com artrose dos joelhos que está apto a se submeter a uma cirurgia bilateral. É necessário que este paciente tenha o perfil ideal, sem riscos aumentados por outras doenças e que a equipe médica seja treinada para este fim.
Tanto a cirurgia bilateral quanto a unilateral tem como objetivo permitir o paciente andar no pós operatório imediato, com auxílio de andador.
No caso de cirurgias separadas para cada joelho, o paciente estará apto para realizar a outra cirurgia assim que as condições clínicas e reabilitação permitirem, isso leva em torno de 3 a 4 meses.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na minha conduta, faço unilateral, acho que diminui as complicações, e relação ao tempo em geral 3 meses o paciente já se recuperou das perdas
Como citado, a recuperação dependerá muito da condição do paciente. Em tese ela poderá andar com auxilio de andador o mais breve possível, porém por conta de dor e fraqueza (por isso da importância da condição dela) essa deambulação poderá ser mais tardia.
Sugiro consultar um fisioterapeuta para fazer um trabalho de pré operatório com sua mãe. Assim ela já terá melhor condição muscular e já treinará algumas posturas e transferências para o período de pós operatório.
Siga as orientações do médico dela. Eu, particularmente, opto por operar um joelho de cada vez.

Especialistas

Maynard Gomes de Sá Quirino Filho

Maynard Gomes de Sá Quirino Filho

Ortopedista - traumatologista

Parnaíba

Dalmyr Osmar Semeghini Junior

Dalmyr Osmar Semeghini Junior

Ortopedista - traumatologista

Araraquara

Henrique Aprobato Simoes

Henrique Aprobato Simoes

Ortopedista - traumatologista, Médico de tráfego

São Paulo

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Carlos Ewerton Maia Rodrigues

Carlos Ewerton Maia Rodrigues

Reumatologista

Fortaleza

Wander Orsini Amaral

Wander Orsini Amaral

Ortopedista - traumatologista, Médico clínico geral

Santos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 194 perguntas sobre Prótese de joelho
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.