minha mãe sofreu uma fratura no ombro e segundo os médicos houve calcificação que provoca dores terríveis

4 respostas
minha mãe sofreu uma fratura no ombro e segundo os médicos houve calcificação que provoca dores terríveis que só são aliviadas com infiltrações.
Ela tem 86 anos e é diabética e hipertensa e deve evitar analgésicos que afetem os rins. É verdade que a operação é arriscado na idade dela? Existe saída?
Operar um paciente idoso costuma ser mais complicado do q um jovem ,mas apenas a idade não deve ser o fator para não haver um tratamento cirurgico,múltiplos aspectos influenciam na escolha do tratamento.as variantes devem ser expostas pelo ortopedista e juntamente com a paciente e seus familiares chegar-se a decisão .

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Uma fratura do ombro aos 86 anos, é um problema devido as comorbidades (como cardiopatia, arritmia e problemas respiratórias por exemplo) que aumentam o risco cirúrgico da paciente. A dor persistente pode ser devido a vários fatores, citando os mais comuns : capsulite adesiva, artrose, lesão do manguito rotador, artropatia do manguito, dentre outras varias possibilidades que só poderão ser definidas examinando a paciente.
Nesses casos de dor persistente realmente não deve-se dar anti-inflamatórios nessa idade.
Dependendo da causa exata do problema existem soluções adequadas, tanto cirúrgicas como não cirúrgicas.
Procure um ortopedista especialista em ombro, pode encontra-lo pelo site da sociedade brasileira de cirurgia do ombro e cotovelo: sbcoc.org.br
É preciso, antes de mais nada, entender os motivos de ainda sentir dores no ombro. Há diversas causas possíveis, é uma avaliação pormenorizada com exames de imagens é fundamental.
É verdade que devemos evitar anti-inflamatórios em idosos, mas este não é o único tratamento para dores.
Converse com o médico especialista para entender o que está realmente acontecendo, e quais as opções de tratamento para a sua mãe.
Olá,
Quanto mais avançada a idade do paciente, maior o risco de observamos complicações associadas a procedimentos cirúrgicos.
Entretanto, a idade não é uma contraindicação absoluta de um procedimento. Devemos entender a lesão que ela apresenta para indicar o melhor procedimento e então discutir os riscos envolvidos.
Pacientes de 86 anos podem muitas vezes apresentar uma boa condição de saúde e a cirurgia pode ser uma forma de melhorar sua qualidade de vida.

Especialistas

Renan Bordin Massini

Renan Bordin Massini

Ortopedista - traumatologista

Valinhos

Andrew Gustavo de Matos

Andrew Gustavo de Matos

Ortopedista - traumatologista

Ronda Alta

Ana Cristina Boni Lenci

Ana Cristina Boni Lenci

Reumatologista

Curitiba

ROBERTA LURDES VIGANO CONTINI

ROBERTA LURDES VIGANO CONTINI

Especialista em dor

Bragança Paulista

Roberta Zawadzki

Roberta Zawadzki

Reumatologista

São Mateus Do Sul

Priscila Bonifácio

Priscila Bonifácio

Especialista em dor

João Pessoa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 364 perguntas sobre Dor no ombro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.