Minha irmã têm síndrome de down,adolescente, se revolta com facilidade e já teve ataques de fúrias

5 respostas
Minha irmã têm síndrome de down,adolescente, se revolta com facilidade e já teve ataques de fúrias contra a pessoas qdo contrariada. DEPAKENE deixa ela sedada, igual ela fica qdo toma ritalina 10mg. Quais desses dois teriam menos efeitos colaterais? É triste ver ela "Down" qdo toma remédios..
O ideal seria avalia-la para conhecer melhor o quadro da sua irmã e basear o tratamento nessas características.
Depakene é uma medicação estabilizadora do humor e anti epileptica. Ela não é intercambiável por Ritalina que é usada para déficit de atenção e Hiperatividade.
Espero haver tirado sua dúvida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, é triste ver ela down..mas a medição precisa de um tempo, pois a mudança de comportamento leva algum tempo tbm.
Tenha paciência c/ esse processo, e os limites e orientações quanto ao comportamento dela, devem ser orientados, mesmo ela tendo a Síndrome.
Olá...
Veja a possibilidade, da sua irmã ser acompanhada, também por um psicólogo. A medicação junto a terapia, pode trazer resultado muito satisfatório.
Bom dia,

Recomendo uma reavaliação da paciente com Síndrome de Down trissomia do cromossomo 21, que no momento tem alternância de humor quando contrariada.
Depakene é uma medicação antiepilética, porém a usamos , em dose específica para modular humor.
Não costumo associar Ritalina nesta situação.
Olá, bom dia.
Creio que é sempre prudente buscar eliminar causas médicas como origem na variação dos comportamentos, além disso, costumo observar como a pessoa (SD ou não) vem sendo considerada em suas potencialidades. No caso de sua irmã, por exemplo, se tratada de forma infantilizada ou abaixo de sua capacidade, por não ter repertório e por não saber brigar pela independência, briga então como criança, expressando irritação e agressividade. Quando lentamente desafiada à superar-se e apresentar comportamento maduro e compatível com pessoas de sua idade e circulo de amizade, normalmente e lentamente os comportamentos vão ajustando-se aos padrões esperados.
Muitas vezes, guiados pelo cuidado e amor, os familiares e pessoas próximas cercam as pessoas com SD de excesso de atenção e cuidados, depois, todos têm dificuldades em perceber quando e onde mudar, então recomendo a ajuda de um profissional, talvez psicólogo com experiência em SD e/ou outros transtornos, para que juntos ajudem sua irmã a melhorar sua autonomia e consequentemente seu comportamento, bem como a família envolvida.
Forte e carinhoso abraço.

Especialistas

Crystiane Melo

Crystiane Melo

Psicopedagogo

Campinas

Patricia Nunes

Patricia Nunes

Psicopedagogo

Osasco

Fernanda Alonso e Santos

Fernanda Alonso e Santos

Terapeuta ocupacional

Curitiba

Sarah Gois

Sarah Gois

Fonoaudiólogo

Campo Grande

Larissa Luppe Pompêo

Larissa Luppe Pompêo

Fonoaudiólogo

Valinhos

Ana Julia Leite Xavier

Ana Julia Leite Xavier

Fonoaudiólogo

Aracaju

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 51 perguntas sobre Síndrome de down
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.