Minha filha tem tricotilomania, ela só tem 4 aninhos e já puxa o cabelo desde 2anos, não sei mas ao

26 respostas
Minha filha tem tricotilomania, ela só tem 4 aninhos e já puxa o cabelo desde 2anos, não sei mas ao que recorrer, ja faz acompanhamento com psicólogo.seria a hora de avalir tratamento com
Medicamento? Quando está dormindo bem relaxada é o momento em que mais puxa os cabelos.
 Mauro Aparecido Sanches
Psicólogo
São Carlos
Tricotilomania geralmente está ligada á um quadro de ansiedade. no caso da sua filha pelo fato de estar dormindo e bem relaxada pode ser que ela elegeu o cabelo como um objeto de transição. procure deixa-la dormir com um paninho(Cheirinho) nas mãos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Rodrigo Rodrigues Fabretti
Psicólogo
Porto Alegre
Seria importante também uma consulta com com o pediatra. Problemas de saúde podem ser gatilhos para a tricotilomania em crianças. Uma pesquisa recente apontou que, além de doenças, problemas familiares podem originar a tricotilomania em crianças. Em muitos casos, não se consegue ter uma causa evidente, e é necessário pensar em ideias que inibam esse comportamento na criança, tais como o uso de luvas de bonequinhos/desenhos - para que a criança goste - nos momentos em que o comportamento mais ocorra.
A avaliação com o pediatra é importante, concordo com o colega; veja com a psicóloga da criança como está a evolução da terapia. Tenha um outro momento com a psicóloga para que possam ver se há fatores estressantes na rotina da criança, ou ambientais...nesse momento é importante a observação clinica e os recursos que a colega pode utilizar em atender sua filha. É fundamental ouvir os pais principalmente com crianças tão pequenas, marque sessões para que a colega possa se aprofundar mais no contexto da criança, tenha sempre essa troca.
 Amanda Morais
Psicólogo
Piumhi
Olá! Também concordo que a avaliação do pediatra é muito importante. Podemos observar que este comportamento é uma forma de a criança estar lidando com a sua energia agressiva, no caso, voltando-a para ela mesma. Concordo com os colegas acima, que é importante ter momentos somente dos pais com a psicóloga responsável, para uma melhor compreensão do que pode estar afetando a criança, como está sendo a relação e a comunicação entre eles e a criança.

A brincadeira espontânea e corporal é muito importante, principalmente na primeira infância, para a formação da criança e da relação que ela estabelece com seu corpo. Algumas brincadeiras que podem contribuir para a circulação dessa energia agressiva é a guerrinha de travesseiros, queda de braço, cabo de guerra, sumô, joão bobo... Ressaltando que o adulto precisa ter consciência de sua força e de sua intenção de que estas brincadeiras não podem de forma alguma machucar de verdade, nem a criança e nem a ele. O importante é que seja um momento prazeroso, de afeto e que contribui para o atendimento de suas necessidades não estruturadas ainda.

Espero ter contribuído em algo. Abraços.
 Graceh Caroline
Psicólogo
Niterói
Boa tarde!!! A sua filha é muito nova para iniciar com medicamentação. Acredito que o atendimento de Constelação Familiar Sistêmica para este sintoma poderá ajudar muito a melhora deste sintoma. Desde já me coloco à disposição.
Procure um psicólogo especialista em crianças e, principalmente tricotilomania. A indicação é para um psicólogo comportamental
 Rute Rodrigues
Psicólogo, Psicanalista
Porto Alegre
Olá,
Um sintoma como tricotilomania precisa de paciência para ceder. Importante levar em consideração aspectos que um@ pediatra levante, bem como observar o tempo de atendimento psicológico e as trocas com este profissional com os pais.
Quais fatores podem afetar sua filha durante o dia que possa gerar algo assim? todo o contexto precisa ser observado, pois geralmente esta automutilação pode relacionar-se com fatores que a estressam. Tudo para verificar como contribuir para que uma medicação seja evitada tão prematuramente.
Dra. Marcella Motta
Psicólogo
Rio de Janeiro
Bom dia! A tricotilomania se enquadra dentro dos transtornos de hábitos e impulsos, ligada a ansiedade.
Primeiramente, sempre busque um pediatra para descartar qualquer origem orgânica. Problemas dermatológicos como: muita coceira, machucado, irritação no couro cabeludo ...

Tricotilomania é uma doença psiquiátrica que causa sofrimento clinicamente significativo e não é nada saudável para a saúde capilar da criança.

Busque um profissional para trabalhar questões como ansiedade, TOC, a origem de querer arrancar os cabelos deve ser investigada e trabalhada.
 Beatriz Amorim
Psicólogo
Campina Grande
Bom dia! Além da busca pelo pediatra, como sugeriram os colegas acima, recomendo buscar um psiquiatra infantil. Tal comportamento é característico de quadros de ansiedade. O psiquiatra infantil poderá analisar a evolução do processo psicoterapêutico e indicar a necessidade ou não de medicamento. É necessário também pensar no tempo em que a criança está em terapia, visto que é um processo de médio a longo prazo. Desejos melhoras!
Dra. Sarah Azevedo
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá
Procure sim um acompanhamento com o pediatra e com o psiquiatra infantil.

Abraços
Recomendo psicólogo comportamental e avaliação pediátrica.
Dra. Maria Pia Santoro
Psicólogo
Campinas
Concordo com a colega que sugeriu que você marque para conversar com o profissional que acompanha sua filha, e com ele vocês tentem aprofundar a compreensão do contexto de sua filha. Peça ajuda para ele para que juntos você consiga entender o que deixa sua filha mais ansiosa e como você pode ajudá-la. Buscar um Pediatra é importante para excluir possibilidades fisiológicas. Mas o melhor entendimento virá do profissional que já está acompanhando sua filha, as causas e gatilhos só podem ser verificadas caso a caso dentro do contexto da terapia.
 Luiz Viegas Junior
Psicólogo
Viamão
Olá. Crianças tão pequenas geralmente apresentam sintomas quando as coisas não vão bem na família. Sugiro que procurem um terapeuta familiar, e não individual pra ela. Abraço
Dr. Fabiano Nabuco
Psicólogo
São Paulo
Olá, como vc está ? Tudo bem com vc ? Espero que sim . Essa questão que você trás pode ser causada por diversos fatores, procure um psicólogo, ele irá te ajudar muito. Abs
 Sandro Pereira
Psicólogo
São Paulo
olá.
Como mencionado, ela já recebe atendimento psicológico e, entendo que este profissional que já assiste deve ser o responsável - diante de seu conhecimento e avaliação do caso - encaminhá-la ou não ao psiquiatra.

Espero ter ajudado.
Grato.
Sucesso.
 Thais C. C. C. Galvão
Psicólogo
Santos
Olá, sugiro conversar com a psicóloga dela sobre isto. Por conhecer o caso é a pessoa mais indicada para avaliar a necessidade de indicação psiquiátrica. Mas lembre estamos em uma fase onde as crianças estão reclusas por conta da quarentena o que pode aumentar quadris de stress e ansiedade. Pense em atividades físicas e mindifuness infantil
Olá!
É importante você procurar uma psicóloga especialista em tricotilomania para fazer uma avaliação
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Você já procurou um psicologo especialista em análise do comportamento? Pode ajudar bastante.
Olá. Talvez uma opção seja trocar o psicólogo ou relatar esses episódios ao profissional que está fazendo o acompanhamento. Se possível, procure alguém da Terapia cognitivo comportamental. Em paralelo, marque uma consulta com o pediatra de sua filha. O pediatra vendo a necessidade encaminhará a outro especialista. Atenciosamente
 Vera Regina Brandão Miranda
Psicólogo
Santa Cruz Do Sul
É importante que a família avalie junto a um profissional, como o sistema está desde a chegada da filha, se estavam estão passando por alguma crise conjugal ou doença na família, comum surgir em períodos de tensão familiar (pais em períodos de separação, processos de divórcio, discussões constantes…) ou quando estão relaxadas (na cama), entediadas ou cansadas. Por essa razão, e entre outras coisas, é tão importante estimular as crianças para evitar que elas desenvolvam automatismos prejudiciais à sua saúde física e psicológica. Que minha contribuição possa ajudar.
Abraço.

 Felícia Gabler
Psicólogo
Fortaleza
A criança já foi avaliada pelo Pediatra? Você já conversou com o pediatra dela? A tricotilomania pode ser uma doença isolada, ou seja, a manifestação dela própria, ou sintomas associado a outros transtornos, como por exemplo Toque, Transtorno de Descontrole de Impulso, entre outros. O pediatra é a melhor pessoa para avaliar se ela precisa de medicamento. Quanto mais cedo ela for tratada mais chances de melhora. Inclusive o uso de medicamento quando necessário pode ajudar no trabalho psicoterápico! Então se não houve melhora, procure um pediatra.
 Patrícia Mateos Machado
Psicólogo
São José
Olá, concordo com os colegas que você deva buscar uma avaliação com o pediatra, para possível uso de medicação e continuar com a psicoterapia e talvez a terapia familiar possa ajudá-la também. Abçs!
Olá! De fato, como já mencionado, a avaliação do pediatra é importante nesse processo para a possível administração da medicação e manter a psicoterapia.
 Flávio Sagnori
Psicólogo
Rio de Janeiro

Para uma criança tão jovem com tricotilomania, é fundamental continuar o acompanhamento com o psicólogo, pois a terapia pode ser bastante eficaz mesmo em idades precoces. Embora medicamentos não sejam geralmente recomendados como primeira linha de tratamento para crianças tão novas, especialmente antes de explorar todas as opções não medicamentosas, é importante monitorar a situação de perto. O comportamento pode ser uma forma de lidar com estresse ou ansiedade, e o psicólogo pode sugerir estratégias de manejo comportamental adaptadas para crianças. Além disso, garantir que a criança tenha um ambiente tranquilo e rotinas que promovam relaxamento pode ajudar, já que o ato de puxar o cabelo pode ser exacerbado por estresse ou tensão. Se o comportamento persistir ou piorar, o psicólogo pode avaliar a necessidade de uma consulta com um psiquiatra infantil para discutir possíveis intervenções adicionais.
 Ivane Sousa
Psicólogo, Psicanalista
Ararendá
Sim, imagino que pelo diangnóstico a criança já foi avaliada pelo especialista em psiquiatria infantil, para melhor compreensão e acompanhamento da demanda, caso não seria importante já que há suspeita de um diagnóstico. Mas quando se trata do acompanhamento psicológico a criança já está sendo amparada e que as vezes demanda tempo para que a mesma expresse questões mais senssiveis para que o tratamento evolua na questão apresentada.
Olá!

A tricotilomania é um transtorno que envolve a compulsão de puxar os cabelos, e pode ser bastante desafiador, especialmente em crianças tão pequenas. Como psicólogo especialista em saúde mental e em psicoterapia cognitivo-comportamental, entendo a preocupação que você tem com o bem-estar de sua filha.

A primeira coisa a considerar é que a tricotilomania, em crianças, muitas vezes está relacionada a fatores emocionais e comportamentais que podem ser abordados de forma eficaz por meio de psicoterapia. É encorajador saber que ela já está em acompanhamento com um psicólogo. Continuar este apoio é crucial, pois técnicas específicas podem ajudar a criança a desenvolver outras formas de lidar com emoções ou situações de estresse.

Quanto ao uso de medicamentos, essa decisão deve ser cuidadosamente avaliada por um psiquiatra infantil, que poderá considerar se é indicado no caso da sua filha. Medicamentos não são a primeira linha de tratamento para crianças tão jovens, mas podem ser considerados se a tricotilomania estiver causando sofrimento significativo ou danos físicos.

O fato de sua filha puxar os cabelos enquanto dorme sugere que pode haver componentes inconscientes ou automáticos no comportamento. Isso pode ser abordado através de intervenções específicas que o psicólogo pode orientar, como o uso da Técnica de Reversão de Hábitos (TRH), que visa substituir o comportamento indesejado por uma resposta alternativa.

Apoio profissional contínuo é fundamental. Recomendo que você converse com o psicólogo dela sobre suas preocupações e considere a possibilidade de uma avaliação psiquiátrica para discutir todas as opções disponíveis.

Para suporte adicional, estou à disposição e sugiro acessar os links do Doctoralia: Leonir Troscki - Doctoralia e do meu site: Humanamente Falando.

Fico à disposição, fique bem!
Com afeto, Leonir Troscki - CRP12/12755.

Especialistas

Rosimere Viana Barbosa da Silva

Rosimere Viana Barbosa da Silva

Psicólogo

Brasília

Fabíola Langaro

Fabíola Langaro

Psicólogo

Florianópolis

Raquel Carmo Medeiros

Raquel Carmo Medeiros

Psicólogo

Fortaleza

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Psicólogo

Rio de Janeiro

Taina Magalhães Faria

Taina Magalhães Faria

Psicólogo

Rio Das Ostras

Marco Antônio Lucas

Marco Antônio Lucas

Psicólogo

Divinópolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 37 perguntas sobre Tricotilomania
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.