Minha filha tem dois anos. Quando perguntamos alguma coisa ela não responde nada, porém, quando qu

23 respostas
Minha filha tem dois anos.
Quando perguntamos alguma coisa ela não responde nada, porém, quando quer alguma coisa nos pede cantando alguma música.
Esta com fome: canta meu lanchinho
Quer ir ao banheiro: canta lava mão
Será que está me mostrando algum problema.
Olá! Oriento que procure um psicólogo que trabalhe com crianças, pois o fato dela não responder e se comunicar cantando pode ser, de fato, um alerta para algum problema. Como responsável pela criança, se acredita que existe algo de diferente, ouça seu instinto. Contudo, somente na presença da criança é possível avaliar a situação com precisão.
Me coloco a disposição para atendê-la caso necessário.

Olá!
Te aconselho a procurar um psicólogo infantil. Somente o profissional será capaz de fazer uma avaliação precisa do caso e elaborar as estratégias necessárias para a correção desse comportamento. Espero ter te auxiliado.

Olá, sugiro que ao conversar com sua filha experimente cantar também. Você sabia que na pré escola Waldorf os professores conversam cantando com seus alunos? Cada criança tem sua música. Não sei sua profissão, mas penso que a pedagogia Waldorf de Rudolf Steiner possa te ajudar a responder suas questões. Sua filha é muita criativa. Parabéns.
Olá! Apenas com ajuda de um Psicólogo Infantil você pode chegar a uma conclusão. Porém, como falado aqui anteriormente, ela é bastante criativa. Consegue conectar o significado de cada música as ações que ela quer fazer/pedir.
As crianças utilizam de diferentes formas de comunicação, principalmente nessa fase de desenvolvimento!
Se está com uma pulga atrás da orelha, não custa procurar alguém pra trabalhar os significados e o modo dela de se relacionar com o mundo exterior, pode ser bem produtivo!!
Sua filha pode estar apresentando indícios da segunda fase do desenvolvimento infantil, que vai de 02 até 07 anos. É uma fase na qual a criança apresenta um comportamento mais egocêntrico, isto é, as situações cotidianas, interações sociais e ambientais acontecem tendo-a como figura central. Assim, por vezes, sua filha pode "desconsiderar" sua comunicação e priorizar as musiquinhas que ela aprendeu. Para que você fique mais tranquila, procure um(a) psicólogo(a) especialista em Psicologia infantil e do desenvolvimento.
Olá,
Pelo sei relato sua filha tem apreensão da linguagem pois relaciona o conteúdo da música ao que quer solicitar. Porém isto pode ser parcial e sinalizar algo relacionado ao desenvolvimento global pelo fato dela não atender quando se dirige a ela. Uma avaliação que leve em conta outros dados parece bem importante pois o profissional pode detectar situação que lhe passe desapercebida. Sugiro neurologista e psicóloga infantil com prática em avaliação!
Olá, você percebeu se esse comportamento é só com você ou com todos? Ou seja, com outros familiares e na escola é assim? De qualquer forma busque ajuda psicológica para ela.
Pelo seu relato, sua filha se comunica com você, da forma dela. Seria necessário entender com mais profundidade como tem sido o campo de relação com ela na família para que possamos entender se há de fato algo a ser avaliado mais de perto. Sugiro buscar uma orientação aos pais (serviço de psicologia clínica) para aprofundar o contexto de vocês, os incômodos presentes nos adultos, o ambiente em que ela está e outras informações sobre ela antes de pensar em um processo psicoterapêutico para ela.
Olá!
Somente com esse breve relato não é possível afirmar nada. Te aconselho a procurar um psicólogo infantil ou mesmo falar com o pediatra dela. Pode ser sim indícios de transtornos do desenvolvimento, como pode ser a maneira dela se expressa e te mostrar as músicas que aprende. Somente com uma avaliação mais detalhada será possível afirmar.
Ela pode ter talento para música...
Bom dia!
Acredito que a pequena precisa ser avaliada, porque pelo que vc relata, ela utiliza as músicas nos contextos adequados, porém precisa avaliar o porquê de não emitir o pedido de forma falada!
À disposição!
Olá. O fato de não responder nada aos 2 anos nao está de acordo com os Marcos do desenvolvimento. Porém, responder com música dentro do contexto da conversa indica que ela está entendendo e acessando uma forma de se comunicar, sim, o que é muito bom. A fala é uma das formas de expressão da linguagem. Mas de QQ forma é importante ver por que ela não está respondendo através da fala, pois nessa idade já seria esperado. Sugiro uma avaliação psicológica para identificar como está a interação e expressão de sua filha, para que você fique mais tranquila.
Acho importante fazer uma avaliação com um Psicólogo para uma melhor compreensão do comportamento da sua filha e para garantir a sua tranquilidade. Pode não significar problema, mas uma forma de aprendizado. No entanto, apenas realizando uma avaliação será possível definir. O primeiro passo e mais importante você já deu que foi procurar entender e buscar ajuda.
Boa trade!
A criança usa de varias maneiras para mostrar a sua satisfação, alegria, tristeza, o ambiente onde ela se encontra fala muito da sua construção como individuo. Você pode avaliar se no ambiente tem este referencial, isso vai te ajudar a entender o que está acontecendo. A partir desse ponto você vai poder tentar entender o pq dessa relação com a musica falada, na terapia buscamos entender as muitas maneiras da criança se expressar, e através disso trazer a compreensão para a família da queixa inicial.
Olá, responsável pela pequena!!
Através do seu relato, oriento levá-la em um profissional que possa avaliá-la com mais precisão. Que seja um pediatra, ou psicólogo(a), ou otorrinolaringologista e/ou fonoaudiólogo(a). Nesta avaliação, apresenta suas observações referente ao comportamento dela e, posterior a isso, o profissional avaliador poderá esclarecer as questões levadas para a consulta oferecendo orientações a serem seguidas.
Abraço!!
Olá, sugiro uma conversa com uma psicóloga familiar para que seja avaliado a dinâmica da família e o que disto está aparecendo na maneira da sua filha se expressar. Crianças nesta idade se comunicam dentro do seu repertório. Uma avaliação familiar pode primeiramente esclarecer os motivadores de sua filha estar agindo assim, e uma orientação para os pais nesta fase pode ajudar muito na melhora da comunicação com sua filha. Encontro-me a disposição.
Olá! Reforço a recomendação dos colegas anteriores: agende com um Psicólogo Infantil. A primeira infância (0-6 anos) é de extrema importância e devemos estar atentos ao desenvolvimento saudável das crianças nessa faixa etária para que possamos contribuir para, mais tarde, ser um adulto saudável. Somente após conhecermos a criança e conversarmos com os responsáveis é possível fazer essa avaliação e planejamento de intervenção, juntamente com sessões de orientação para a família e com a creche, por isso, procure por um especialista no atendimento infantil. Me coloco à disposição. Att.
Olá, é possível que ela esteja utilizando as musicas como forma de verbalizar seus desejos e necessidades. As crianças não tem ainda o seu vocabulário construído, então, é normal que tenham dificuldade em expressar seus sentimentos, por isso as birras e alguns choros de frustração. Seria indicado um tratamento psicoterapêutico para que ela pudesse se expressar melhor.
Pergunte ao pediatra dela antes de qualquer coisa... é primeira filha? Essas dúvidas muitas vezes podem ser sanadas no pediatra, de forma bem simples.
Se ainda tiver dúvida busque um psicólogo. Até mais! ;)
Boa noite. Relate esses episódios ao pediatra que a acompanha, ele saberá o que pode estar acontecendo. E, se não souber, ele com certeza encaminhará a outro especialista. Atenciosamente
Olá, sua filha está em fase de desenvolvimento. Geralmente comparamos a evolução dos nossos filhos com aquilo que achamos que é normal. Porém, cada criança desenvolve de uma forma. Converse bastante com ela, aos poucos ela vai entender e desenvolvendo a fala. A estimulação é o primeiro passo, a criança imita o comportamento do adulto. Mas você pode tirar suas dúvidas com o pediatra dela, e se ela achar necessário vai encaminhá-la para o profissional adequado. Um abraço
Apenas pelo seu relato a sua filha me parece muito criativa e inteligente. Com dois anos esse comportamento não está fora do esperado para essa fase do desenvolvimento. Mas se você deseja maiores esclarecimentos e uma avaliação mais profunda será necessário levar mais informações a psicóloga.
Pode ser que sua filha esteja utilizando a música para se comunicar, o que é normal na idade dela. É possível que, por ainda não possuir uma linguagem bem desenvolvida, ela esteja utilizando essa estratégia para fazer seus pedidos e se expressar.

Para examinar mais a fundo a situação, seria importante avaliar o desenvolvimento da linguagem dela, observando se ela está atingindo os marcos de desenvolvimento esperados para a idade dela, como a compreensão e produção de palavras simples, por exemplo.

Caso tenha preocupações sobre o desenvolvimento da sua filha, recomendo que consulte um fonoaudiólogo ou um profissional especializado em avaliação do desenvolvimento infantil para realizar uma avaliação mais específica.