Minha filha tem 1 ano e 4 meses e, apesar de ter a coordenação motora super desenvolvida, ela não

9 respostas
Minha filha tem 1 ano e 4 meses e, apesar de ter a coordenação motora super desenvolvida, ela não aponta para as coisas, não fala uma nenhuma palavra e raramente se concentra em alguma atividade.
Minha esposa a levará numa fono, mas creio que seja pouco.
O que faço? Estou muito preocupado.
Existem alguns profissionais que podem ajudar vocês a entenderem o que está acontecendo de fato com sua filha para fazer um diagnostico certo e tratar da forma adequada. O fonoaudiólogo vai atuar nos aspectos que envolvem os problemas na comunicação. O neuropsicólogo vai avaliar como as funções do cérebro podem está afetando o comportamento. O neurologista vai se dedicar ao diagnóstico dos problemas que afetam o sistema nervoso. E qualquer um deles que vocês procurarem irá investigar e encaminhar para outro profissional se for necessário. Espero ter ajudado com essas informações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O primeiro passo fundamental é buscar auxílio profissional adequado. Como esse passo vocês já deram, tentem não ficar tão ansiosos diante das dificuldades citadas. Caso a visita a fonoaudióloga não seja esclarecedora, procurem uma psicóloga ou neuropediatra capacitadas que estes profissionais poderão ajudá-los a esclarecer algumas dúvidas. Por vezes as crianças só precisam de estimulação correta para melhor se desenvolver.E nunca esqueçam: Cada criança é um ser único e preciso de oportunidade para se desenvolver. Desejo sucesso.
O primeiro passo vocês já deram! Entendo a ansiedade e preocupação que vocês devem estar sentindo, mas o importante é manter a calma e pensar que cada criança tem seu ritmo e tempo de desenvolvimento. O profissional em fonoaudiologia vai poder ver aspectos físicos da audição e articulação da fala, por exemplo, buscando compreender o porquê dela não apontar e falar. Além desta consulta, acredito que é importante passar com o pediatra de vocês para ele também poder avaliar e dar um suporte neste momento.
Apesar da filha de vocês ser pequena, é possível fazer uma avaliação neuropsicológica para compreender melhor como está o desenvolvimento dela, além de avaliar a questão da comunicação e da socialização (brincar).
Espero ter ajudado!!
Fico a disposição para tirar qualquer dúvida.
O primeiro profissional a quem possam recorrer seria o/a pediatra que acompanha sua filha desde o nascimento, pois é quem tem o histórico sobre a saúde dela. Conversar com este profissional é importante para avaliar se algo patológico está acontecendo. Cada criança é uma, tem o seu tempo de desenvolvimento.
Entendo que estejam preocupados, mas cabe refletir sobre que tipo de concentração vocês estejam esperando de uma criança de 1 ano e 4 meses, o que esperam que ela esteja falando, pois ela está em desenvolvimento, até os 2 anos há uma janela de tempo muito significativa para a evolução de uma série de habilidades, inclusive a linguagem.
Além da fono para o desenvolvimento da linguagem, é fundamental que procure um neuropsicólogo para verificar qual a raiz deste atraso e se está afetando outras funções cognitivas, mesmo com pouca idade já é possível verificar. Além disso é importante acompanhar com o pediatra.
Só para somar às outras boas sugestões acima, observe mais sua criança e a consulta a neuropediatra irá lhe ajudar. Afastar causas orgânicas ( audição, visão...) é fundamental e isto só um médico poderá fazer. Uma boa escola infantil auxilia muito no desenvolvimento da linguagem pois ela passa a querer se comunicar com os coleguinhas. Cantem para ela, leiam livrinhos com ela, vejam se aponta os bichinhos familiares, criancinhas adoram músicas. Como ela reage? Chora? Se assusta? Leva as mãos às orelhas? Parece não ouvir? Fica indiferente? Tudo isto deve ser falado ao neuropediatra.
Olá boa tarde!! O ideal é pedir auxílio p a Pediatra q acompanha desde o nascimento. Pois, com essa idade não da p fazer Avaliação Neuropsicológica. É muito comum, os pais responderem as necessidades dos filhos e muitos encontram dificuldades no falar, e apontar o que quere. Qto a agitação é interessante observar o qto é permissivo muitas coisas com a criança.
É muito importante fazer uma avaliação neuropsicológica para entender melhor como estão as funções cognitivas: atenção, memória, linguagem e funções executivas, de acordo com a idade e etapa do desenvolvimento. Dessa forma, será possível mapear potencialidades e dificuldades da criança e fazer diagnóstico para que se possa identificar o tratamento específico.
Pode fazer uma avaliacao com psicologa infantil. Os pais sao atendidos inicialmente para ouvir os dois e oque esta acontecendo. Depois a crianca sera avaliada e sera levantado alguns aspectos que podem estar envolvidos nesta questao.
Hoje ainda muitos psicologos continuam atendendo online. Podendo dar continuidade nos processos.
Quando necessario os proprios psicologos encaminham para demais especialidades.
Att.
patriciamassuia

Especialistas

Thayane Esteves

Thayane Esteves

Psicólogo, Psicopedagogo, Psicanalista

Guarulhos

Agendar uma visita
Mariana Souza

Mariana Souza

Psicopedagogo

Salvador

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 19 perguntas sobre Avaliação Psicopedagógica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.