Minha filha foi detectado o PAC, que tipo de profissional devo leva-la para tratar, tem cura, quanto

4 respostas
Minha filha foi detectado o PAC, que tipo de profissional devo leva-la para tratar, tem cura, quanto tempo de tratamento?
é possivel a criança acompanhar a escola normal.
O profissional indicado para trabalhar o Processamento Auditivo Central é o Fonoaudiólogo, pode ser feito tratamento em cabine ou fora da mesma o importante é a colaboração da escola e dos familiares que tem que estar em sintonia para ajudar o paciente, a Fonoaudióloga vai passar todas as orientações necessárias para a escola e para a família. Quanto ao tempo de tratamento varia de acordo com cada criança e o grau de dificuldade apresentado no exame.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Desordem de PAC é tratado por uma equipe de profissionais (fonoaudiólogo especializado, neurologista e psicopedagogo). O treinamento auditivo feito em cabine acústica pelo fonoaudiólogo traz benefícios mais rápido e eficaz porém não é todo fonoaudiólogo quem faz. O tratamento varia com o desenvolvimento da criança, normalmente é indicado fono durante 6 meses e depois solicitado re teste do exame. A criança pode acompanhar uma escola normal sim desde que os profissionais trabalhem junto a escola.
A Desordem do Processamento Auditivo Central é tratada por equipe multidisciplinar: fonoaudiólogo especialista na área (que irá, por meio de estimulação auditiva, reabilitar as habilidades do processamento auditivo); psicopedagogo (atuando com as dificuldades de aprendizado, quando estas estão presentes) e neurologista (que realizará o acompanhamento neurológico). A Desordem do Processamento Auditivo tem tratamento e pode ser normalizado quando este tratamento é feito precocemente. O tratamento consiste em estimulação das habilidades auditivas (atenção auditiva, memória auditiva, figura-fundo auditiva etc.) necessárias para compreendermos uma mensagem. A criança pode acompanhar escola normal e algumas adaptações podem ser realizadas, como colocar a criança sentada no centro e na frente em sala de aula.
O profissional categoria ouro para reabilitar o processamento auditivo é o fonoaudiólogo. O tipo de reabilitação varia de acordo com a alteração encontrada no exame. Pode ser feita na cabine - a mesma em que foi realizada o exame - ou não. Demanda participação da família e da escola para fornecer condições facilitadoras para que a reabilitação tenha êxito. O terapeuta saberá orientá-los no processo, para que a criança tenha o máximo aproveitamento da terapia e que transcorra no menor espaço de tempo possível.

Especialistas

Renata Ramalho

Renata Ramalho

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Mariana Barbosa Albuquerque

Mariana Barbosa Albuquerque

Fonoaudiólogo

Brasília

Stefânia Alves dos Santos

Stefânia Alves dos Santos

Fonoaudiólogo

Brasília

Luís Gustavo Gomes

Luís Gustavo Gomes

Fonoaudiólogo

Maceió

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 35 perguntas sobre Déficit do Processamento Auditivo Central
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.