Minha filha foi detectado o PAC, que tipo de profissional devo leva-la para tratar, tem cura, quanto

4 respostas
Minha filha foi detectado o PAC, que tipo de profissional devo leva-la para tratar, tem cura, quanto tempo de tratamento?
é possivel a criança acompanhar a escola normal.
O profissional indicado para trabalhar o Processamento Auditivo Central é o Fonoaudiólogo, pode ser feito tratamento em cabine ou fora da mesma o importante é a colaboração da escola e dos familiares que tem que estar em sintonia para ajudar o paciente, a Fonoaudióloga vai passar todas as orientações necessárias para a escola e para a família. Quanto ao tempo de tratamento varia de acordo com cada criança e o grau de dificuldade apresentado no exame.

A Desordem de PAC é tratado por uma equipe de profissionais (fonoaudiólogo especializado, neurologista e psicopedagogo). O treinamento auditivo feito em cabine acústica pelo fonoaudiólogo traz benefícios mais rápido e eficaz porém não é todo fonoaudiólogo quem faz. O tratamento varia com o desenvolvimento da criança, normalmente é indicado fono durante 6 meses e depois solicitado re teste do exame. A criança pode acompanhar uma escola normal sim desde que os profissionais trabalhem junto a escola.
A Desordem do Processamento Auditivo Central é tratada por equipe multidisciplinar: fonoaudiólogo especialista na área (que irá, por meio de estimulação auditiva, reabilitar as habilidades do processamento auditivo); psicopedagogo (atuando com as dificuldades de aprendizado, quando estas estão presentes) e neurologista (que realizará o acompanhamento neurológico). A Desordem do Processamento Auditivo tem tratamento e pode ser normalizado quando este tratamento é feito precocemente. O tratamento consiste em estimulação das habilidades auditivas (atenção auditiva, memória auditiva, figura-fundo auditiva etc.) necessárias para compreendermos uma mensagem. A criança pode acompanhar escola normal e algumas adaptações podem ser realizadas, como colocar a criança sentada no centro e na frente em sala de aula.
O profissional categoria ouro para reabilitar o processamento auditivo é o fonoaudiólogo. O tipo de reabilitação varia de acordo com a alteração encontrada no exame. Pode ser feita na cabine - a mesma em que foi realizada o exame - ou não. Demanda participação da família e da escola para fornecer condições facilitadoras para que a reabilitação tenha êxito. O terapeuta saberá orientá-los no processo, para que a criança tenha o máximo aproveitamento da terapia e que transcorra no menor espaço de tempo possível.