Minha avó vem tratando um câncer colorretal. Fazem 6 meses que ela vem fazendo a quimio, graças à

3 respostas
Minha avó vem tratando um câncer colorretal. Fazem 6 meses que ela vem fazendo a quimio, graças à presença de células cancerígenas no sangue (sem metástases).Agora, a médica disse que quer vê-la apenas em dezembro e suspendeu a quimio, mesmo ainda tendo as células cancerígenas. Quais os riscos?
Alguns fatores precisam ser analisados, pois não conseguimos detectar com precisão se há células cancerígenas na circulação sanguínea, mas há sim, sinais indiretos de que isso possa existir. Provavelmente sua avó já tenha terminado os ciclos e necessite apenas o seguimento com exames, a partir de agora. Fica difícil determinar riscos sem saber qual estágio estava o tumor, se a cirurgia tirou completamente o tumor e como estão os exames atuais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sua avó provavelmente foi submetida a uma cirurgia e alguns gânglios já continham sinais de tumor na biópsia. Por isso foi indicada a quimioterapia. Esta é uma das principais indicações de quimio em pacientes operados sem metástases a distância. O tem po de tratamento quimioterápico pós operatório é de 6 meses em média. A seguir faz-se uma bateria de exames e seguimento em 3 meses com exames de sangue, repetindo exames de imagem como tomografia em 6 meses. Isto não significa obrigatoriamente que existam células cancerígenas circulantes no sangue pois este foi devidamente combatido com os 6 meses de quimioterapia. Portanto, atualmente os riscos estão controlados e o correto é seguir de perto.
Olá! Fica um pouco difícil responder a sua pergunta, por alguns motivos: cada paciente é único, respondendo o ciclo de quimioterapia de acordo com o seu organismo e é importante saber mais sobre o paciente, sintomas, exames de imagem, etc. Sugiro conversar com o médico que está acompanhando a sua avó. Boa recuperação.

Especialistas

Antonio Barroso

Antonio Barroso

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Daniel de Carvalho Damin

Daniel de Carvalho Damin

Coloproctologista

Porto Alegre

Francine Luiz

Francine Luiz

Oncologista

São Paulo

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Gustavo Vasili Lucas

Gustavo Vasili Lucas

Oncologista

Curitiba

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 106 perguntas sobre Câncer colorretal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.