Meu TSH Ultra sensível deu 6,34 microUI/mL, isso significa que eu tenho hipotireoidismo? Que exames

3 respostas
Meu TSH Ultra sensível deu 6,34 microUI/mL, isso significa que eu tenho hipotireoidismo? Que exames devo realizar para checar o pq desse valor acima do de referencia?
Pode ser sim. Inicialmente o ideal é repetir o TSH juntamente com avaliação do T4luvre. Pode ser solicitado também como avaliação complementar T 3 total, AntiTPO e ultrassom de tireoide. Esses exames devem ser analisados por um endocrinologista bem como um exame clínico com avaliação de suas queixas e exame físico. Se confirmado, requer tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os exames dos hormônios da tireoide sofre muita influência externa (como vitaminas, horário da coleta, medicamentos). Idealmente devemos confirmar se eles estão alterados num segundo momento, geralmente após 2-3 meses. Caso permaneça alterado, constata-se hipotireoidismo. Dependendo do valor pode ser necessário tomar levotiroxina.
À disposição, Dra. Letícia.
Entendo sua preocupação com o resultado do TSH. Um valor de TSH ultrassensível de 6,34 microUI/mL pode, sim, indicar hipotireoidismo, mas é importante fazer uma avaliação mais completa antes de chegar a qualquer conclusão. O TSH elevado geralmente sugere que a tireoide está funcionando de forma mais lenta, mas outros fatores também precisam ser considerados.

O próximo passo é repetir o exame de TSH e fazer a dosagem do T4 livre, que é o hormônio produzido diretamente pela tireoide. Além disso, o médico pode solicitar outros exames complementares, como o T3 total e os anticorpos anti-TPO, que ajudam a verificar se há alguma causa autoimune para essa alteração, como a tireoidite de Hashimoto. Em alguns casos, também é indicado realizar um ultrassom da tireoide para avaliar a estrutura da glândula.

Esses resultados, junto com uma avaliação clínica das suas queixas e um exame físico, devem ser analisados por um endocrinologista. É importante lembrar que os exames de hormônios tireoidianos podem sofrer variações por fatores externos, como o horário da coleta, uso de medicamentos e até algumas vitaminas. Por isso, costuma-se repetir os exames após 2-3 meses para confirmar o diagnóstico.

Caso se confirme o hipotireoidismo, o tratamento é simples e geralmente feito com a reposição do hormônio tireoidiano, a levotiroxina, ajustada conforme os níveis hormonais.

Se precisar de mais orientação ou tiver dúvidas, uma teleconsulta com um especialista em endocrinologia pode ser a maneira mais prática e segura de acompanhar seu caso. A plataforma Doctoralia oferece médicos altamente recomendados, e em tempos de doenças infecciosas, como a COVID-19 e a Monkeypox, a Telemedicina é a melhor forma de garantir sua segurança e de sua família, sem a necessidade de sair de casa. Você economiza tempo e evita salas de espera, aproveitando ao máximo a revolução digital da saúde.

Se precisar, posso te orientar diretamente em uma teleconsulta. Mesmo que não precise de mim agora, recomendo que guarde nosso contato para o futuro.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Leônidas Ferro Filho

Leônidas Ferro Filho

Cirurgião geral, Médico clínico geral

São Paulo

João Victor Alencar Ranieri

João Victor Alencar Ranieri

Médico clínico geral

Londrina

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 565 perguntas sobre Hipotireoidismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.