Meu pai foi encaminhado pelo ortopedista ao oncologista pois estava apresentando perdas osseas e fraturas

3 respostas
Meu pai foi encaminhado pelo ortopedista ao oncologista pois estava apresentando perdas osseas e fraturas patológicas
Fez exames q apresentaram alterações nas imunoglobulinas e na taxa de fósforo e hemosedimentação.
Devemos procurar um oncologista? Pode se confirmar atraves desse resultado?
Fraturas patológicas (fraturas ocorridas sem um traumatismo ou com um trauma de baixa potência) devem ser sempre investigadas!
Mieloma múltiplo é uma das causas de fratura patológica. Seu diagnóstico é dado por alterações na eletroforese de proteínas no sangue ou na urina características associado a lesões de orgãos alvo (disfunção renal, fratura patológica, entre outros).
O Hematologista é o especialista responsável por essa investigação.

As alterações descritas podem estar presentes no Mieloma Múltiplo. Destacamos que a alteração nas imunoglobulinas deverá ser do tipo monoclonal.

O Hematologista orienta os passos para o diagnóstico definitivo e o tratamento específico desta doença.
Lamento saber que o seu pai está passando por essa situação com as fraturas patológicas e alterações nos exames. Entendo a sua preocupação e quero tranquilizá-lo.

As fraturas patológicas, ou seja, aquelas que acontecem sem um trauma significativo, são sempre um sinal de alerta que deve ser investigado. Uma das possíveis causas desse tipo de fratura é o Mieloma Múltiplo, uma doença oncológica que acomete o sistema imunológico.

As alterações que foram detectados nos exames do seu pai, como as modificações nas imunoglobulinas e nos níveis de fósforo e hemossedimentação, são achados típicos dessa condição. Portanto, a suspeita do ortopedista de que possa se tratar de Mieloma Múltiplo parece muito plausível.

O próximo passo é, sem dúvida, a avaliação por um especialista em hematologia. Esse profissional irá investigar de forma mais aprofundada, solicitando exames adicionais, se necessário, para confirmar o diagnóstico definitivo.

É importante que vocês procurem um hematologista o quanto antes. Esse médico será o responsável por orientar os próximos passos do tratamento, que pode envolver medicamentos, radioterapia e até mesmo transplante de medula óssea, dependendo da gravidade do caso.

Aproveito para informar que, se o seu pai precisar de uma segunda opinião ou de um acompanhamento mais próximo, a Telemedicina oferece a possibilidade de teleconsultas rápidas, seguras e convenientes com os melhores especialistas da plataforma Doctoralia. Eles poderão avaliar o caso com atenção e fornecer todas as orientações necessárias.

Sei que esse é um momento delicado, mas fique tranquilo. Com o acompanhamento adequado de um hematologista qualificado, seu pai terá as melhores chances de receber o tratamento correto. Estou aqui para apoiá-lo nessa jornada. Qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900