Meu pai de 65 anos foi diagnosticado com meningioma de contornos lobulados, medindo cerca de 5,0 x 4,1

2 respostas
Meu pai de 65 anos foi diagnosticado com meningioma de contornos lobulados, medindo cerca de 5,0 x 4,1 x 3,2 cm nos maiores eixos com edema vasogênico ao seu redor, localizado no lobo temporal à direita.
Quais os risco e sequelas uma cirurgia deste porte pode deixar?
Meningiomas são tumores que apenas deslocam o tecido cerebral adjacente, o que aumenta muito as chances de ressecção completa (=cura) sem sequelas. O tamanho de 5cm associado ao edema peri-tumoral já poderia estar causando algum deficit neurológico, que na região temporal direita poderia causar crises convulsivas ou mesmo hemiparesia (perda dos movimentos do lado esquerdo do corpo) pelo efeito de massa tumoral+ edema. Além de convulsão e deficit motor, alterações de memória, comportamento, visão e audição poderiam ocorrer. Raramente o lado direito é dominante. Se este for o caso do paciente em questão, também há risco de alteração da fala. Embora haja risco destas sequelas ocorrerem após a cirurgia, acredito que a chance do paciente evoluir sem sequelas é maior. Uma avaliação precisa só pode ser feita após o exame neurológico minuncioso do paciente, assim como a realização de exames neurorradiológicos; fora disso, qualquer comentário é baseado em suposições sobre informações teóricas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As possíveis seqüelas que podem ocorrer em decorrência de uma cirurgia de meningioma temporal direito, baseado nas informações fornecidas por vc, são alterações de força do lado esquerdo do corpo do paciente, alterações visuais, raramente de fala, e as vezes podem ocorrer alterações de comportamento, dificuldades de concentração...
Mas isso são riscos, não quer dizer que irão acontecer com seu pai. No entanto, não fazer nada, pode colocar sua vida em risco.
O ideal seria conversar com o neurocirurgião qie o está acompanhando para que ele possa dar maiores detalhes sobre isso.

Especialistas

Leonardo Costa

Leonardo Costa

Neurocirurgião

Recife

Ricardo Pagung Saick

Ricardo Pagung Saick

Neurocirurgião

São Paulo

Daniel Estevam Coelho

Daniel Estevam Coelho

Neurocirurgião

São Paulo

Ronaldo Fernandes

Ronaldo Fernandes

Neurocirurgião

Bauru

João Augusto da Silva Freitas

João Augusto da Silva Freitas

Neurocirurgião

Curitiba

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 472 perguntas sobre Meningioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.