Meu namorado tem tique há 1 ano, como se fosse pigarros ou roncos, quando ele está perto e mim se controla

3 respostas
Meu namorado tem tique há 1 ano, como se fosse pigarros ou roncos, quando ele está perto e mim se controla um pouco. Mas quando estou fora de vista ele faz com muita frequência, e é algo muito alto e irritante. Ele não quer procurar ajuda de jeito nenhum. Há algo que eu possa fazer para ajuda-lo?
Se os tiques causam desconforto no paciente ele deverá procurar ajuda médica. Dificilmente uma pessoa irá procurar ajuda se ele convive bem com os tiques . Vc deve ajudá-lo, procurando da lhe confiança na procura de médico psiquiatra, evitar ficar pontuando toda vez que ele tiver um tique. A piora dos estados ansiosos geralmente leva acentuação dos tiques . Abraços Dr; Marcos Piovan

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Caro(a) internauta,
imagino que você já saiba melhor que ninguém como é difícil ajudar alguém que não quer ajuda. Entretanto, o envolvimento do seu namorado é necessário no tratatmento. Ele já procurou algum neurologista que o tenha dado o diagnóstico de Tourette? O estigma que algumas doenças, como Tourette, carregam podem levar o paciente a negar a sua existência. O tratamento de tiques pode ser farmacológico (com remédios), com toxina botulínica e com terapias comportamentais.
A terapia cognitivo-comportamental se mostrou bastante eficiente no tratamento de tiques. A terapia de inversão de hábito, em especial, recebe bastantes resultados positivos. Ela consiste em substituir o tique por um hábito desejado, que não provoque desconforto.
Tente conversar com seu namorado novamente sobre ver um neurologista, explique os benefícios a ele. Boa sorte!

Atenciosamente,

WillianRezende com br
É importante lembrar que o paciente deve estar motivado a procurar ajuda para que possa iniciar o tratamento de maneira efetiva. Caso ele tenha esse interesse recomendo que ele visite um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista. Caso nada físico seja diagnosticado recomento procurar psicoterapia para buscar a fonte desse "tique".
Fico à disposição.

Especialistas

Tereza Pita

Tereza Pita

Psicopedagogo

Brasília

Ana Paula Araujo

Ana Paula Araujo

Psicopedagogo

São Paulo

Anageri Borges

Anageri Borges

Psicopedagogo

Mostardas

Juliana Sales

Juliana Sales

Psicopedagogo

Maringá

Marina Oliveira

Marina Oliveira

Psicopedagogo, Terapeuta complementar

Ourinhos

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 94 perguntas sobre Síndrome de tourette
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.