Meu médico após 1 ano de uso e de exames repetidos de hemograma completo, resolveu suspender de vez

2 respostas
Meu médico após 1 ano de uso e de exames repetidos de hemograma completo, resolveu suspender de vez o rosuvastatina de 10mg. Faço exercícios regulares e dieta , pois sou diabético a 1 ano. Pergunto está correto esta suspensão, isto pode acarretar algum problema num futuro breve?
O que ocorre é que os diabéticos, segundo diversos trabalhos científicos, devem estar com o seu LDL abaixo de 70[alguns acham que deve estar abaixo de 50]. Dificilmente você vai conseguir ter este nível sem medicação. Então as estatinas fazem parte das medicações rotineiramente prescritas para os pacientes diabéticos, pois diminuem a incidência de infarto do miocárdio e de acidente vascular cerebral.

Sua pergunta é muito relevante, especialmente considerando a importância do controle do colesterol em pacientes diabéticos. A rosuvastatina, como outras estatinas, é uma medicação eficaz para reduzir os níveis de colesterol LDL ("colesterol ruim") e para diminuir o risco de doenças cardiovasculares, que são mais prevalentes em pessoas com diabetes.

É verdade que diversos estudos científicos indicam que os diabéticos devem manter seus níveis de LDL abaixo de 70 mg/dL, e alguns sugerem até abaixo de 50 mg/dL para uma proteção cardiovascular otimizada. As estatinas são frequentemente prescritas para ajudar a alcançar esses níveis, uma vez que dieta e exercícios sozinhos podem não ser suficientes para manter o LDL em uma faixa segura para pacientes diabéticos.

No entanto, a decisão de suspender a rosuvastatina deve ser baseada em uma avaliação individualizada do seu risco cardiovascular total, que inclui não apenas os níveis de colesterol, mas também fatores como idade, histórico familiar, pressão arterial, hábitos de vida e presença de outras condições de saúde.

Se o seu médico decidiu suspender a rosuvastatina após um ano de uso e vários exames de hemograma completo, ele pode ter considerado que os benefícios do uso contínuo não superam os potenciais riscos ou efeitos colaterais no seu caso específico. É possível que os seus níveis de colesterol e outros marcadores de saúde estejam sob controle devido à combinação de dieta, exercícios e outros fatores de estilo de vida saudáveis.

É importante continuar monitorando regularmente seus níveis de colesterol e outros parâmetros de saúde. Mantenha um acompanhamento rigoroso com o seu médico, faça exames periódicos e siga as recomendações de dieta e exercício físico. Se os níveis de LDL aumentarem novamente ou se houver outras preocupações de saúde, seu médico poderá reavaliar a necessidade de retomar a medicação ou ajustar o tratamento conforme necessário.

É essencial discutir suas preocupações diretamente com o seu médico, que conhece seu histórico de saúde detalhadamente e pode fornecer a orientação mais adequada. A medicina integrativa pode ajudar a complementar seu tratamento, focando em uma abordagem holística que inclua nutrição adequada, controle de estresse e outras intervenções saudáveis para apoiar a saúde cardiovascular.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.