Meu filho tem 9 anos. Há cerca de um ano ele começou com alguns tiques que se manifestam por movimentos

8 respostas
Meu filho tem 9 anos. Há cerca de um ano ele começou com alguns tiques que se manifestam por movimentos faciais, caretas, piscar de olhos,emitir sons, etc. É saudável e tem ótimo rendimento na escola. Eu e meu marido possuímos parentes com problemas de TOC. Pode ter alguma relação?
Boa tarde,
É comum que tiques motores e vocais estejam relacionados a sintomatologia do Transtorno Obsessivo Compulsivo, mas atenção, nem sempre. É importante você buscar um neurologista para que ele dê o diagnóstico adequado. Tipicamente ele pedirá alguns exames neurológicos para dar o diagnóstico diferencial. Não deixe de procurar ajuda e um diagnostico, pois são patologias diferentes.

Se ele tiver o diagnóstico de TOC ou Tique ele poderá fazer psicoterapia farmacológica e psicoterapia cogntivo-comportamental para poder enfrentar e lidar com os sintomas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Difícil responder assim, se há alguma relação com o TOC de seus familiares. Recomendo que procure um profissional (psicólogo ou psiquiatra) para que faça uma
análise melhor no comportamento e nas crenças de seu filho, só mesmo com o acompanhamento de um profissional é que sua pergunta será efetivamente respondida
Boa tarde! Pode ter relação sim. Alguns estudos recentes apontam para uma maior predisposição, em pessoas que têm familiares com TOC, a desenvolver a síndrome de Tourette. Essa síndrome consiste em um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques motores ou vocais que persistem por mais de um ano. Embora esta tenha sido uma curta explicação sobre um possível diagnóstico, o mais importante não é enquadrá-lo em nenhuma patologia e sim tratar dele como a pessoa única que ele é. Um tratamento psicanalítico pode ajudar a encontrar as causas verdadeiras desses tiques, de acordo com a história de vida dele e a estrutura psíquica que foi contruída. Muitos sintomas são reações a traumas, conflitos internos ou simplesmente palavras não-ditas. Ele precisa de uma escuta profissional em que possa confiar e falar abertamente sobre suas angústias. Espero que tenha ajudado e que ele fique bem!
Olá, é arriscado afirmar que há uma relação com o TOC. Somente com o acompanhamento clínico para avaliar a origem desses comportamentos. Sugiro que busque um Psicólogo para avaliação, caso necessário ele irá encaminhar ao médico Psiquiatra ou neurologista.
Abraços Psicóloga Kelly Lima
Tiques podem ser bem frequentes na infância e tendem desaparecer naturalmente. Ambientes e/ou situações, percebidas como estressantes pela criança, podem intensificá-los. Caso eles se prolonguem por mais de um ano e causem prejuízos físicos ou sociais, precisam ser acompanhados por um profissional de psicologia, que verificando a necessidade encaminhará a outros profissionais. Os tiques podem estar ligados ao TOC ou não. Há estudos que buscam um padrão familiar de transmissão. Porém, acho importante que procure orientação junto a um psicólogo para que possa falar mais sobre suas dúvidas em relação a esse tema, e, caso seja necessário, iniciar um tratamento. Espero ter ajudado!
Boa tarde! Talvez possa ter alguma relação, tendo em vista que estudos recentes falam sobre uma ligação entre o TOC e a síndrome de Tourette (ST), observando que mais de 40% dos pacientes com a ST apresentavam TOC.
Síndrome de Tourette: diagnosticado quando as crianças apresentam tiques motores e vocais por mais de um ano.
Tratamento: Psicoterapia, apoio familiar, psicoeducação sobre os tiques, técnicas de relaxamento e medicação.
Contudo, importante ter uma avaliação de um profissional que possa identificar realmente um diagnóstico preciso.
Pode influenciar, porém tiques são movimentos involuntários e automáticos, portanto se faz necessário recorrer a um neurologista para avaliar e tratar. Mas pode ser feito um tratamento em junção com psicoterapia para diminuir o sintomas que potencializam os tiques.
Os conflitos inconscientes que podem dar origem a um tique não costumam ser perceptíveis senão em um processo analítico, mesmo que a pessoa seja "saudável". Todos estamos suscetíveis a sintomas e pode ser útil procurar um profissional.

Especialistas

Regina Rozenbaum

Regina Rozenbaum

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Moisés Silas

Moisés Silas

Psicólogo

São Paulo

Alessandra Cássaro

Alessandra Cássaro

Psicólogo

Maringá

Sandra Ribeiro

Sandra Ribeiro

Psicólogo

Brasília

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Tiques
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.