Meu filho tem 5 anos e chora para dormir .. E nao dormi antes das 3 hs da manhã , mesmo tendo um dia

24 respostas
Meu filho tem 5 anos e chora para dormir .. E nao dormi antes das 3 hs da manhã , mesmo tendo um dia agitado ele nao dormi.. Ele luta para não dormir, sempre foi assim !! Mesmo tomando chá e calmantes ... Qual a orientação ?
Em primeiro lugar oriento que esta criança seja examinada por um pediatra clínico geral e um neurologista, ambos com experiência com crianças. Descartadas as hipóteses clínicas e neurológicas que fazem a criança chorar o tempo todo e não conseguir dormir antes das 3 da manhã, sugiro que ela seja encaminhada para um psicólogo. É importante a presença de ambos os pais na primeira consulta com o profissional escolhido da área da psicologia. É importante os pais relatarem como o filho reage quando não é satisfeito imediatamente, quando sofre alguma frustração e como eles reagem. É importante avaliar o horário de trabalho dos pais e os horários que a filha tem para se reunir. É importante saber como e onde eles se alimentam, quanto tempo ficam com a TV ligada e se dormem com a TV ligada, ou com o celular na cama. É importante saber se está criança tem o berço ou cama dela separado da cama dos pais. Enfim, tem muito trabalho pela frente. Procure alguém responsável e da sua confiança.

É possível que alguns pensamentos estejam deixando ele em alerta por mais tempo que o necessário. Precisamos dessensibilizar isso então. É possível num processo online e dinâmico também para as crianças. A Terapia EMDR + A abordagem Dor (total) pode trazer resultados mais rápidos.
Existem causas psicológicas e causas orgânicas que podem desencadear essa alteração do soninho, portanto, o primeiro passo é descartar uma das possibilidades primeiro. Recomendo começar por uma visita ao pediatra. Caso sejam descartadas as possibilidades orgânicas, você pode procurar orientação psicológica . Essa orientação se baseará nas informações que serão dadas pelo(os) adultos que convivem com a criança para que sejam levantadas as hipóteses sobre quais alterações de rotina facilitariam o processo de organização desse soninho. Se ainda estiver em dúvida sobre o processo de busca de ajuda, sinta-se à vontade para voltar a perguntar. Terei prazer em ajudar. Boa sorte!
Eu entendo que não é fácil ter uma criança q durma as 3hs da manhã!
É importante que o responsável pela criança agende uma consulta com uma psicóloga para que juntos possam entender o q está acontecendo. Qual é a rotina da criança, como é as relações afetivas, se essa criança tem alguma questão física ou biológica, enfim tudo para compreender como tratar essa questão! Geralmente a criança é fruto do meio então entendendo o q está acontecendo fica mais fácil a orientação para os responsáveis! Abçs!
É importante a busca por uma avaliação neurológica e de um pediatra para qye causas organicas sejam descartadas.E simultaneamente,recomendo a busca por uma avaliação psicologica,pois certamente,fantasias podem estar desencadeando o medo na criança,e isso pode contribuir para agravar ou desencadear o quadro em que se encontra.
Olá! Seguir ,como em um passo a passo, pediatra depois neuropediatra; fazer uma consulta com psicóloga especialista em TCCi( terapia cognitivo comportamental para insônia) - esse especialista te ajudará a reprogramar o soninho do teu filho. Muitas vezes , somente a reprogramação já resolve. Espero ter ajudado.
É importante consultar um pediatra para investigar possíveis causas orgânicas bem como um terapeuta de crianças para entender porque seu filho luta contra o sono conforme relatou.
Uma hipótese da luta contra o sono, pode ser que ele tenha pesadelos. No entanto, é importante a avaliação de um pediatra.
Olá, importante saber qdo começou , se houve alguma mudança na rotina da família ...Se os pais mantém uma rotina de horário pra dormir , entender o que está causando este sintoma ouvindo a Criança . Estou a disposição.
Boa noite. Oriento leva lo a um especialista para uma melhor avaliação. Abçs!
Boa noite. Apetite e sono são 2 aspectos importantes da vida de qualquer pessoa, especialmente das crianças. Elas precisam ter uma rotina que favoreça isso. Ter horários bem estabelecidos para dormir e acordar. Porém, no seu relato chama a atenção o fato de sua criança relutar para dormir... oriento vc a procurar um neuropediatra pra descartar causas orgânicas. Descartadas essas causas vc terá aí que se dedicar á psicoterapia para tratar esse sintoma. Aconselho , nesse caso, a terapia de família para uma reorganização . Espero ter ajudado. Gde abraço!
Sugiro uma avaliação multidisplinar com psicólogos , neurologista, pediatra e psiquiatra.

Estes especialistas vão avaliar a fundo a condição de seu filho. O diagnóstico vai por exclusão. Traçamos um hipótese e vamos excluindo conforme avaliações.
Práticas ambientais podem favorecer a agitação noturna, ou seja como vivem. Outra questão importante que se leva em conta é o hereditariedade.

Mas lhe digo é muito importante melhorar a qualidade do sono do seu filho, pois o sono tem papel fundamental em nosso desenvolvimento e desempenho.

As vezes parece impossível achar algo que dê conta , até mesmo medicações, mas isso é comum dentro da saúde mental. Você não está sozinha. A boa notícia é que sim, podemos melhorar as noites de sono de vocês.

Abraço.

Olá, você precisa consultar seu filho com neuropediatra (psicólogo e psiquiatra infantil) para maiores orientações de quais profissionais podem auxiliar em um trabalho interdisciplinar. Existem muitas variáveis que podem interferir no sono de qualquer pessoa, independente da idade, é preciso uma investigação criteriosa para que compreenda as possibilidades da situação para a melhorar. Sobre chá e calmantes eles são funcionais quando a condição está sobre condições orgânica química e biológia não sendo dessa influência, pode não haver efeito tão eficaz.
Verificar se dorme durante o dia, estabelecer limites de horários para dormir e acordar, alimentação leve a noite, se tem pesadelos e buscar agendar consulta com psicólogo especialista em sono para obter uma certeza maior sobre o diagnóstico
Olá! Muito obrigada por compartilhar conosco a sua questão. Minha pergunta inicial é se o seu filho frequenta regularmente o pediatra e se está tudo bem com a saúde geral dele. Se a sua resposta for sim para as duas questões recomendo que você procure por um profissional de psicologia com experiência em atendimento de crianças para uma avaliação inicial e acompanhamento. Aliado a isso, também sugeriria uma avaliação de um neuropediatra. Pelo seu relato é bem possível que a intervenção mais precisa para o caso de seu filho se dê pela via multidisciplinar. Não deixe de procurar por ajuda! Um abraço!
Fique tranquila . Veja com um psiquiatra de sua extrema confiança . Ele Irá te orientar .
Olá! Se as possibilidades físicas já foram descartadas. Leve a um psicólogo de crianças, pois diferentemente do que se possa imaginar, as crianças também têm suas emoções e que muitas vezes necessitam de ajuda para entendê-las. Procure por ajuda, vai dar certo
Bom dia!
As vezes a criança tem certas dificuldades pelo ambiente, A família na maioria das vezes tem que mudar certos hábitos para penetrar no mundo infantil. Acalmar o ambiente, ter controle do volume da voz e sons, preparar o ambiente para dar inicio ao horário do sono faz parte de mudar para receber um novo membro que é sensível ao novo mundo. Tem vários métodos usados na terapia para ajudar a transformar esse momento onde pode levar a família a impaciência, irritação. Seria bom vc procurar um bom psicólogo e diante de seus relatos começar a fazer novas estratégias.
Não desista de ter paz e tranquilidade em seu lar, a criança tem varias contribuições a fazer na família então busque encontrar.
Olá! Como está sendo o dia dele? Ele está em qual momento da vida? Está em um ambiente com estresse constante? Se ele tiver um dia agitado, pode ser que de noite também esteja agitado, pois ele libera muito cortisol ao longo do dia. Vale a avaliação da rotina dele. Recomendo conversar com um psicólogo e até mesmo com um psiquiatra caso seja necessário o uso de medicação!
Thamara Cristina Bianchi Galiotto
Olá!
Descartando com pediatras ou neurologista as situações orgânicas que possam afetar o sono , é importante acompanhar outras questões. A ambiental como disseram os colegas também influencia. Mas, dormir é um ato de confiança, é necessário estar à vontade com o desligamento que acontece enquanto dormimos. Buscar atendimento com psicólogo infantil pode ser bem importante para rastrear e encaminhar as questões de vínculos que influenciam esta situação!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Imagino o quanto deve estar sendo difícil para toda a família esta situação. Como os colegas disseram muito bem, é de extrema importância a avaliação médica para constatar se pode ter alguma disfunção orgânica. O olhar do profissional da psicologia também se faz relevante, uma vez que várias questões podem estar contribuindo para este caso: como está a relação mãe e criança, o clima entre o casal (ou na casa, se for solo), a rotina durante o dia e também à noite, para que a criança vá compreendendo que é hora de desacelerar e descansar (para isso, os responsáveis também precisam se atentar aos próprios hábitos, já que são a referência da criança). A qualidade do nosso sono está relacionada à nossa capacidade de entrega, relaxamento, de sentir-se seguro nas relações e no ambiente, e, dependo de como a criança percebe o seu contexto ou de como ela vivenciou outros momentos do seu desenvolvimento até esta idade, pode ser que algo esteja mal elaborado por ela, necessitando de cuidados. Que tudo fique bem logo, e caso sinta que posso contribuir de mais alguma forma, estou à disposição. Abraços.
A princípio muito colo, carinho, palavras de amor, deixe seu filho saber que está seguro e que é amado. Nessa idade ele já consegue se expressar se estiver com medo, com alguma dor ou desconforto. Durma junto, abrece, conforte. Procure um pediatra para avaliar causas físicas e um psicólogo (para vocês juntos). Muitas vezes quando os pais fazem terapia se dão conta de comportamentos seus que podem influenciar a criança. É importante avaliar o ambiente e as relações da criança.
Mamãe, o certo é avaliar a rotina dele como um todo. O sono é um comportamento. A criança comunica através dele. Além de ser biopsicossocial. O emocional e o fisiológico impactam o sono. Mas como será esse dia agitado? Será que não está tão agitado que atrapalhe no soninho dele? Ele ainda tira sonecas (tem crianças que na idade dele ainda precisa)? Como anda a alimentação dele? Ele está tendo muitas atividades diárias, o excesso de estímulo pode interferir no sono, evite brincadeiras e atividades mais intensas depois 17h. Comece uma rotina do sono por volta das 18h. O ideal é que ele durma entre 19h e 20h da noite. Como está o seu emocional? crianças são esponjinhas e sentem/absorvem tudo que está ao redor dela. Isso as deixa angustiadas e inseguras para dormir. Além disso, proporcione um ambiente de sono adequado: temperatura, luz e ruídos controlados (ar condicionado ou temperatura em torno dos 21º, cortina blackout para impedir que a luz penetre no quarto, controle de ruídos, se necessário utilize o ruído branco, roupas adequadas para dormir). Espero ter te ajudado. Se precisar de apoio, me coloco à disposição.
Olá! Este fragmento da sua fala é importante: "Ele luta para não dormir..."
Parece existir uma angústia frente ao sono... e não é incomum que isto ocorra em bebês e crianças. Afinal, quando dormimos, perdemos o contato com o mundo externo, e, no caso da criança, perde-se o contato com as figuras de proteção e cuidado: os pais. Importante trabalhar com ele que enquanto dormimos continuamos bem, que as coisas mantêm a estabilidade, e que quando ele acordar, você estará ali.
Vale consultar pediatra e neuropediatra para avaliar possíveis questões fisiológicas... para verificar se está tudo ok. Um psicólogo infantil também pode ser de grande ajuda neste momento difícil para todos por aí. Estimo melhoras! Abraços!