meu filho tem 20 anos está no 5º período do curso de direito, mas desde que começou a escrever que

9 respostas
meu filho tem 20 anos está no 5º período do curso de direito, mas desde que começou a escrever que tem dificuldade.. já passou por fono, psicopedagoga, oftalmologista, otorrino, psicóloga, neuro-cirurgiã infantil,mas permanece do mesmo jeito o que devo fazer?
Existem algumas avaliações que apontam indícios (e mensuram os níveis) dos Transtornos e Dificuldades relacionados à Leitura e Escrita.

Procure alguém que faça uma avaliação neuropsicológica em sua cidade e relate o caso. Só algo que fiquei pensando aqui: se o rapaz tem 20 anos e está no 5 período de Direito, entrou na faculdade com cerca de 17 anos. Provavelmente, ele já tem estratégias bem definidas de como compensar essa dificuldade. O correto agora é mensurar o quão isso é restritivo em sua vida e como é possível treinar tais habilidades e melhorá-las.

Forte abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ele é sem dúvida alguma um vencedor. Não é nada fácil chegar aonde ele chegou e posso quase que te afirmar que ele vai longe, pois essa dificuldade serve de impulso para que ele voe mais alto. Seria muito bom se ele pudesse fazer terapia pois o processo terapêutico acredito ser o grande diferencial para vida dele, cura definitiva não tem mais mecanismos para driblar as dificuldades ortográficas sim. Falo como Psicóloga que conhece o problema de perto. Ele já é um vencedor e precisa saber disso.
É interessante fazer uma avaliação neuropsicológica para entender quais as dificuldades sentidas por seu filho na escrita (e provavelmente na leitura). Procure também um fonoaudiólogo na sua cidade para que ele possa avaliar como está a organização da linguagem no seu filho. Normalmente utilizam-se estratégias que envolvam um trabalho motor, diferenciação visual figura - fundo e em alguns casos até desenvolvimento de discriminação auditiva - a discriminação de fonemas pode estar comprometida mesmo com audição normal. A avaliação dos profissionais irá orientar a forma de intervenção.

Espero ter ajudado
Imagino o esforço que fez para conseguir tantas vitórias. Uma avaliação neuropsicológica, sem dúvida é importante. Mas, sugiro que procure um profissional técnico em neurofeedback eeg e faça um mapeamento do funcionamento cerebral.
O ideal é fazer uma avaliação neuropsicológica com um especialista e uma avaliação de processamento auditivo central feita por fonoaudiologos .

Qualquer duvida,estou a disposição
O ponto de partida é fazer uma avaliação neuropsicólogica. Após isso, serão sugeridas intervenções baseadas em possíveis disfunções que sejam encontradas.
Olá
Neste caso específico de seu filho, eu indico uma consulta ao psicanalista, para que possa dar uma escuta e conduza a uma análise, se ele desejar.
É necessário realizar uma avaliação neuropsicológica para identificar os motivos das suas dificuldades. Após a avaliação e traçado o padrão neurocognitivo de funcionamento do paciente parte-se para a reabilitação cognitiva.
Boa tarde! É bastante importante que ele faça uma avaliação neuropsicologica. Tendo em vista que para tratar, é necessário entender a real dificuldade dele! Um abraço e sucesso.

Especialistas

Daniela Pivetta Machado

Daniela Pivetta Machado

Fonoaudiólogo

Santa Maria

Selene Gomes Araújo

Selene Gomes Araújo

Psicopedagogo

Lauro de Freitas

Bianca Meneguetti

Bianca Meneguetti

Psicopedagogo

Nova Iguaçu

Layse Pereira da Costa

Layse Pereira da Costa

Psicopedagogo

Recife

Talita Teodoro

Talita Teodoro

Psicopedagogo

Taubaté

Marina Oliveira

Marina Oliveira

Psicopedagogo, Terapeuta complementar

Ourinhos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 50 perguntas sobre Dislexia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.