Meu filho nasceu com 36 semanas pois estava sem líquido e com infecção, teve apgar 8,9 e apresentou

3 respostas
Meu filho nasceu com 36 semanas pois estava sem líquido e com infecção, teve apgar 8,9 e apresentou desconforto respiratorio no segundo dia teve pneumotorax, no quinto uma parada de 5 min e depois apresentou uma só crise convulsiva. Será que ele vai ter sequelas? Eco transfontanela não deu alteraça
Bom dia! Apesar de seu bebê ser prematuro, não é um prematuro extremo e de imediato, aparentemente não apresentou consequências importantes dessa parada que ele teve. Ele não é um bebê que ficou com crises convulsivas sucessivas, ou que precise fazer uso de medicação para tal. Crianças são surpreendentes! Acompanhe o crescimento e desenvolvimento do seu bebê com um pediatra. Vai dar tudo certo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Com 36 semanas o risco de ter sequelas é muito pequeno e uma parada cardio-respiratória de 5 minutos é bem pouco (isso é bom). Mas não é só isso que determina se ele vai ter sequelas ou não. É necessário saber o tempo que o cérebro ficou sem oxigênio (porque pode ter ficado parado só por 5 minutos, mas sem oxigênio no cerebro por mais tempo), se teve crises convulsivas longas ou não diagnosticadas e se tem alguma mal formação cerebral. O Ultra som transfontanela só vê alterações grandes, como sangramentos ou mal formações grosseiras.
É necessária uma avaliação neurológica mais cuidadosa para dizer se ele ficou com sequelas ou não.
De qualquer forma, crianças se recuperam de muitas coisas que os adultos não recuperam, então mesmo que ele tiver sequelas, dá para tratar e reduzir bem os sintomas. É importante o acompanhamento de um bom Pediatra e talvez um Neurologista.
À disposição!
O risco em crianças com idade gestacional de 36 semanas é menor, quando comparado ao risco que podem acometer, crianças que nascem com idade gestacional extrema. Um outro fator importante é o peso de nascimento e a evolução de seu filho.
Com certeza tiveram fator importante, na trajetória de vida do seu filho, como a alteração respiratória, pneumotórax e a crise convulsiva. Contudo, eu como psicóloga hospitalar, sugiro que você faça acompanhamento sistemática da saúde e do desenvolvimento, pois é fundamental este seguimento de bebês que nascem com o risco da prematuridade!
Trabalhei 16 anos com seguimentos de prematuros e eles são verdadeiros guerreiros, com certeza seu filho será um deles!

Especialistas

Camilla Carvalho

Camilla Carvalho

Pediatra

Rio de Janeiro

Aline Scalisse Bassi

Aline Scalisse Bassi

Ginecologista

São Paulo

Carolina Farias

Carolina Farias

Neurologista pediátrico, Pediatra

Salvador

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Nascimento Prematuro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.