Meu bebe tem 1 ano e 2 meses, ele está abaixo do peso dele, qual seria a formula mais nutritiva e q

6 respostas
Meu bebe tem 1 ano e 2 meses, ele está abaixo do peso dele, qual seria a formula mais nutritiva e que ajudasse ele ganhar peso?
Dra. Carla Vidal
Nutricionista
Rio de Janeiro
Olá, com essa idade ele já deve estar fazendo as refeições com comida. Pode ser que não esteja comendo adequadamente. Às formulas são nossa ultima opção, quando só a comida e amamentação não estão resolvendo. Além disso, poder ser que tenha uma alguma outra causa. Uma avaliação com o nutricionista irá investigar tudo isso e assim poder prescrever o que de fato o seu bebê precisa nesse momento. ;)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Vanessa Giglio
Nutricionista
São Paulo
Olá, a introdução alimentar já se faz necessário nessa fase e deve ser feita após avaliação nutricional, bem como a fórmula a ser utilizada. Estou á disposição para ajudar, obrigada.
Dra. Denise Carreiro
Nutricionista
Salvador
Olá, é necessário avaliar o motivo dele estar abaixo do peso. Nesta idade o bebe ja pode consumir alimentos além do leite materno. É necessário avaliar se os alimentos estão sendo oferecidos de forma que atenda as necessidades nutricionais dele ou se esse baixo peso está ligado à alguma outra causa. Recomendo que busque um nutricionista para uma avaliação mais completa, pois o uso de fórmulas, que é feito em último caso, se necessário, deve ser feito de maneira personalizada. Estou à disposição.
 Aline Muriel de Paula
Nutricionista
São Paulo
Para um bebê de 1 ano e 2 meses que está abaixo do peso, é fundamental consultar um pediatra antes de fazer qualquer alteração na alimentação. O médico poderá avaliar a saúde do bebê, verificar se há alguma condição subjacente que esteja afetando o ganho de peso e oferecer orientações adequadas.

Em alguns casos, pode ser necessário aumentar a oferta de calorias e nutrientes na dieta do bebê para auxiliar no ganho de peso. Algumas opções que podem ser recomendadas pelo pediatra incluem:

Fórmulas infantis enriquecidas: Algumas marcas de fórmulas infantis oferecem opções enriquecidas com nutrientes extras para bebês que precisam de mais calorias e nutrientes. O pediatra pode indicar a fórmula mais adequada para o seu bebê.

Alimentos ricos em calorias: Introduza alimentos que sejam ricos em calorias saudáveis, como purês de batata, abacate, banana, iogurte integral, queijo e carnes magras.

Aumento da oferta de alimentos: Ofereça refeições e lanches mais frequentes ao longo do dia para garantir que o bebê esteja recebendo calorias suficientes.

Alimentos com proteínas: Inclua fontes de proteínas saudáveis na dieta do bebê, como carnes magras, peixes, ovos e leguminosas.

Alimentação balanceada: Certifique-se de que o bebê esteja recebendo uma alimentação equilibrada com uma variedade de alimentos, incluindo frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas.

Lembre-se de que cada bebê é único, e é importante seguir as orientações do pediatra para garantir que o plano alimentar seja adequado às necessidades individuais do seu filho. Evite introduzir suplementos ou mudar a dieta do bebê sem a supervisão de um profissional de saúde.
Olá, tudo bem?
Antes de pensar em ajustar a fórmula, é muito importante entender o motivo que está causando esse baixo ganho de peso. A partir dessas informações, rotina alimentar e avaliação das curvas de crescimento o nutricionista poderá avaliar se há necessidade de suplementação ou será necessário ajustes da rotina alimentar.
A avaliação com um nutricionista especialista em nutrição infantil é fundamental para o ajuste do peso e crescimento de forma saudável sem aumentar chances de desenvolver doenças metabólicas.
Espero ter te ajudado,
Nutri infantil Marília Mota
Dra. Camila Reis
Nutricionista
Salvador
Somente através de uma consulta mais individualizada poderíamos chegar a uma resposta mais concreta. Nessa idade, já pode ter sido feita a introdução alimentar. Existem algumas coisas que precisam ser levadas em consideração.

Especialistas

Thaisa Helena de P. Azanha

Thaisa Helena de P. Azanha

Nutrólogo, Médico de família

São Paulo

Agendar uma visita
Lucca Ferreira Machado

Lucca Ferreira Machado

Nutricionista

Belo Horizonte

Raquel Assis Malko

Raquel Assis Malko

Nutricionista

Quatro Barras

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 94 perguntas sobre Avaliação nutricional
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.