Li que a suplementação com ácidos fólicos existentes no mercado são altas demais e podem ocasionar

3 respostas
Li que a suplementação com ácidos fólicos existentes no mercado são altas demais e podem ocasionar autismo. O Gravipur é realmente uma medicação segura e sem esse risco?
Olá. Para evitar malformações do tubo-neural, a dose recomendada de ácido fólico é de pelo menos 400 mcg por dia, iniciando 1 mês antes das tentativas de gravidez. A dose antes utilizada de 5000 mcg é 12,5 vezes maior que a necessária e pode estar associada a doenças do espectro autista.
Não existe benefício na suplementação do metilfolato/gravipur ao invés do ácido fólico. Mesmo nas mulheres com mutação do gene MTHFR, conseguem transformar o ácido fólico e metilfolato de uma forma mais lenta. Mesmo transformando o ácido fólico e metilfolato mais lentamente, as mulheres conseguem atingir a quantidade adequada dessa vitamina para evitar malformações do tubo neural. O MTHFR não é um trombofilia.
Não existe benefício descrito na troca do ácido fólico pelo metilfolato.As medicações que contem o metilfolato no Brasil tem uma dose de equivalente equimolar inferior as 400 mcg de ácido fólico necessárias para evitar malformações. A dose do gravipur pode ser insuficiente para evitar malformação

A dose padrão recomendada para uso durante a gestação é de 400-600mcg por dia, mas que pode ser alterada por recomendação médica em situações específicas. O importante é seguir as orientações passadas pelo profissional que te acompanha.
Sim.
O Gravipur é um novo tipo de ácido fólico já na sua forma ativa, Metilfolato, que aumenta a absorção e conversão do ácido fólico diminuindo o risco de malformações fetal principalmente do aparelho neurológico.
Sua ingesta deve ser iniciada cerca de 1 a 2 meses antes da tentativa de gravidez por parte do casal.
Converse com seu médico sempre.
Agende uma consulta médica ginecológica para avaliação e realizar exames pré-gestacional.