Levei uma queda dentro de casa e caí em cima do braço (direito). Fui ao médico ortopedista, fiz radiografia

3 respostas
Levei uma queda dentro de casa e caí em cima do braço (direito). Fui ao médico ortopedista, fiz radiografia e ultrassom do braço (ombro). foi diagnosticado rompimento subtotal do tendão supra espinhal.. Faço fisioterapia. Quais exercícios são recomendados? Tenho 74 anos .Precisa cirurgia? Obrigada.
Olá, existem muitas variáveis como idade, atividades desempenhadas pelo paciente, local de dor, ... que precisamos avaliar durante a consulta, antes de responder sua pergunta. Sugiro que procure um bom especialista, com referências, para que possa te ajudar e responder sua pergunta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em todo paciente com mais de 40 anos vítima de uma queda sobre o ombro é recomendado a realização de uma ressonância magnética para descartar uma ruptura do manguito rotador, conjunto de músculos que recobrem a cabeça do úmero, do qual o supraespinhal faz parte.

Através da ressonância permite-se avaliar o grau de ruptura da lesão parcial (ou subtotal). Lesões maiores do que 50% de espessura são de indicação cirúrgica, pois costumam ter pouca resposta com o tratamento fisioterápico e podem evoluir até a ruptura completa, causando desconforto.

A fisioterapia consiste em analgesia (ultrassom, crioterapia e TENS) e fortalecimento do manguito rotador e da cintura escapular.

Em uma paciente de 74 anos, deve-se levar em consideração o grau de limitação e dor que a doença impõe e se há presença ou não de patologias que possam contra-indicar a cirurgia (AVC, infarto, coronariopatia…)

Se a dor incomoda e não houve sucesso com a fisioterapia, o tratamento cirúrgico é a melhor opção.
Olá,
O ideal é avaliar a imagem da sua lesão para poder opinar corretamente.
De uma forma geral, lesões parciais podem sim ser tratadas através do tratamento fisioterápico (sem cirurgia), porém algumas podem acabar necessitando do reparo cirúrgico. De qualquer forma, devemos sempre iniciar com o tratamento conservador nesses casos.
Você deve ser avaliada por um ortopedista e um fisioterapeuta para entender possíveis limitações de movimento e força e, através de exercícios para alongamento e fortalecimento, reabilitar o seu ombro.

Especialistas

Andre Luiz Pinto da Silva

Andre Luiz Pinto da Silva

Ortopedista - traumatologista

Juiz de Fora

Ana Luiza Foelkel

Ana Luiza Foelkel

Reumatologista

São Paulo

Christine Muniz

Christine Muniz

Ortopedista - traumatologista

Fortaleza

Marcelo Toshio Miura

Marcelo Toshio Miura

Ortopedista - traumatologista

Umuarama

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Carlos Ewerton Maia Rodrigues

Carlos Ewerton Maia Rodrigues

Reumatologista

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 365 perguntas sobre Dor no ombro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.