Gostaria de saber se o profissional de psicologia é o mesmo que faz terapia familiar?

11 respostas
Gostaria de saber se o profissional de psicologia é o mesmo que faz terapia familiar?
O psicólogo pode atuar como terapeuta familiar, não existe obrigatoriedade de formação nessa área, porque a licença do psicólogo para atendimento terapêutico lhe permite atender casal e família. Contudo, é um conhecimento que na prática se faz necessário e muito importante. Então, se não houver uma indicação que de alguma forma garanta essa habilidade do profissional, procure um psicólogo que seja também terapeuta familiar por formação para terapia desse tipo. As chances de dar certo aumentam por causa da formação, como em qq outra área. No entanto, existem profissionais de outras áreas que atendem como terapeutas familiares por que tem essa formação técnica. Particularmente, vejo que são complementares e fundamentais a formação em psicologia e em terapia familiar no atendimento à famílias.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O terapeuta familiar pode sim ter a formação de psicólogo, bem como uma especialização na área de terapia familiar.
Sim. O psicólogo pode atuar como terapeuta familiar assim como de casal. Claro que não tira a importância da especialização na área.
Sim, existem várias áreas na psicologia e uma delas é terapia familiar.
Sim, O Psicoterapeuta familiar é o psicólogo especialista em Terapia Familiar.
Ola sim é o mesmo, terapia familiar é um psicólogo com formação especialização em família,
Sim, Psicologa(o) fazem terapia familiar.
Psicólogos e Psiquiatras podem fazer terapia familiar, e o interessante é que tenha especialização ou formação nesta área.
Concordo com as psicólogas. Informo, ainda, que, a Pós-Graduação (Especialização) em Terapia Familiar é uma qualificação para atuar como Terapeuta Familiar.
Qualquer psicólogo pode atender família, contudo, como qualquer profissão, o importante é ter tido alguma experiência de estágio supervisionado na terapia Sistêmica Familiar, para que possa atuar de forma adequada, mas o ideal é fazer uma especialização em Terapia Familiar.
Eu sou terapeuta familiar e de casal, e estou iniciando pós-graduação na PUC nessa abordagem. Acredito que o bom profissional não deve apenas se contentar com a faculdade, mas buscar estar sempre se atualizando e se especializando.
O Psicologo pode sim atuar nessa área contudo, minha visão hoje como terapeuta especialista em Famila e Casal com uma formação de dois anos e meio só nessa área, fazendo estágio só em família, vejo a grande diferença que faz essa formação . Na faculdade o Psicólogo vai fazer uma cadeira de um período em famila e é uma matéria opcional na grande maioria das universidades. Caso tenha acesso a um especialista nessa área vale a pena o investimento.
Espero ter colaborado com minha colocação mas não estou dizendo que um Psicólogo sem essa especialidade não possa atender. Ele pode só não terá a mesma bagagem técnica.
Assim como o terapeuta esportista.
O Terapeuta hospitalar
O Tarapeuta jurídico
O Terapeuta Familar .
Todas são áreas com formações específicas e que existe pós graduação especializada.

Sayonara Machado

Especialistas

Lucia Trindade

Lucia Trindade

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Carolina Fagundes

Carolina Fagundes

Psicólogo, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Léa Michaan

Léa Michaan

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Agendar uma visita
Bruna Fazolli

Bruna Fazolli

Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Ruth Carvalho

Ruth Carvalho

Psicólogo

Jacareí

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Terapia Familiar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.