Gluten pode afetar o cerebro? Exclui o gluten e não tive mais dores e pressao na cabeça, fadiga cronica,

4 respostas
Gluten pode afetar o cerebro? Exclui o gluten e não tive mais dores e pressao na cabeça, fadiga cronica, crises de ansiedade, tonturas e vertigens, zumbido e pressao no ouvido, etc. Agora, estou comendo novamente e todos os sintomas voltaram. Posso ter a DC sem problemas intestinais?
Sim, é possível e não tão raro ter doença celíaca sem sintomas intestinais. A doença celíaca pode se manifestar de várias formas. Para facilitar o diagnóstico, é importante está em vigência de dieta com glúten. Procure um gastroenterologista para realizar o diagnóstico.
Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim. A literatura científica inclusive fala sobre várias condições neurológicas associadas à doença celíaca e a SGNC, como ataxia do Glúten, epilepsia, esquizofrenia, depressão, ansiedade, enxaqueca e até demência. É fundamental estar consumindo Glúten normalmente para fazer os exames e após confirmação do diagnóstico é importante ter acompanhamento com um Nutricionista.
O mais comum destes sintomas é com a sensibilidade ao glúten não-celíaca (SGNC) sendo que, tanto na SGNC quanto na doença celíaca o tratamento é com a restrição do glúten da dieta.
Não é incomum doença celíaca (DC) sem sintomas intestinais. Como já dito, tanto a doença celíaca, quanto a sensibilidade ao glúten, podem gerar sintomas extra-intestinais incluindo os neurológicos, sendo importante diferenciar essas duas entidades - pois o acompanhamento, prognóstico e rigorosidade na dieta são diferentes.
O primeiro passo a fazer é procurar um gastroenterologista para excluir ou confirmar o diagnóstico de DC, e um detalhe importante é que vc precisa estar ingerindo regurlamente gluten para poder fazer o diagnóstico.

Especialistas

Gabriela De Araujo Carazza

Gabriela De Araujo Carazza

Gastroenterologista pediátrico

Itajaí

Ana Carolina Capucho

Ana Carolina Capucho

Gastroenterologista pediátrico, Pediatra

Brasília

Luciana Cidrão Frota

Luciana Cidrão Frota

Gastroenterologista, Endoscopista, Médico clínico geral

Fortaleza

Maylla Moura Araújo

Maylla Moura Araújo

Gastroenterologista pediátrico, Pediatra

Fortaleza

Thiago Chamma

Thiago Chamma

Endoscopista

Curitiba

Luis Fernando Tullio

Luis Fernando Tullio

Endoscopista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 190 perguntas sobre Doença celíaca
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.