Fui diagnosticado com bursite, em fase inicial. Nesse caso há indicação para infiltração, ou tratamentos

4 respostas
Fui diagnosticado com bursite, em fase inicial. Nesse caso há indicação para infiltração, ou tratamentos convencionais com anti-inflamatórios e fisioterapia seriam mais adequados?
A infiltração com corticosteróides na bursa ou manguito rotador do ombro é uma medida aceita, mas tende a sofrer severas críticas devido a seu efeito potencial de degeneração das fibras de colágeno dos tendões. Isso pode levar a roturas futuras do tendão, principalmente se feita de forma repetitiva. Lembrando que o efeito da cortisona ( corticosteróide) também pode afetar outros sistemas em hipertensos e diabéticos. Converse bem com seu médico antes de partir para medidas invasivas.

O tratamento da bursite pode incluir a infiltração ou não. Geralmente o tratamento conservador evolui em degraus, dependendo da gravidade, iniciando-se com uso de medicação analgésica e antiinflamatória, uso de fisioterapia analgésica, alongamento da musculatura do ombro e fortalecimento, a fim de equilibrar a articulação e acabar com a sobrecarga regionalizada. Se não surtir efeito, pode ser submetida a inativação de pontos gatilho ao redor do ombro ou a infiltração de medicação antiinflamatória na região da bursa, associando-se ainda a fisioterapia. O tratamento bem feito tem uma taxa de resolutividade bastante alta e raramente qualquer outro procedimento é necessário.

Boa sorte!
Procure um especialista em ondas de choque. Os resultados com as aplicações das ondas acústicas em burcites, tendinites e pontos gatilhos são ótimos. Na literatura encontramos uma média de 80% na taxa de resposta.
À disposição.
Olá,
A bursite deve ser inicialmente tratada com medicações anti-inflamatórias, alteração de possíveis atividades que piorem o quadro e fisioterapia.
Na persistencia do quadro podemos lançar mão de medidas mais invasivas como infiltrações.
Devemos lembrar que essa conduta é apenas uma rotina geral, e que cada caso deve ser avaliado de forma individualizada, visando identificar a melhor estratégia para tratar cada paciente.