Fui diagnosticada com Tuberculose Mamária, pois possuo prótese de silicone a cerca de um ano, gostaria

2 respostas
Fui diagnosticada com Tuberculose Mamária, pois possuo prótese de silicone a cerca de um ano, gostaria de saber como é feito esse tipo de tratamento e se é preciso retirar a prótese de imediato.
E também saber se eu posso ter contraído essa bactéria qdo fiz a cirurgia da mama.
Não existe relação entre ter tuberculose (Mycobacterium tuberculosis) e prótese mamária. Não sei de detalhes a respeito de seu caso. Mas, o importante é certificar-se que se trata mesmo de tuberculose. Algumas bactérias parecidas com a da tuberculose (micobacterias não tuberculosas) podem infectar os tecidos submetidos a uma cirurgia plástica (ex Mycobacterium chelonae Mycobacterium abscessus) por contaminação do meio utilizado na conservação da prótese ou até por contaminação cirúrgica. Nesses casos, o tratamento com medicações para tuberculose não funciona, podendo haver complicações sérias. Outro tipo de alteração é uma reação à própria prótese que se parece com uma tuberculose, mas não é tuberculose (a chamada reação sarcóide). Nesse caso, não há um germe, simplesmente é uma reação do próprio organismo do paciente à presença da prótese e isso pode ocorrer, principalmente, no caso de um vazamento da mesma (que às vezes não é perceptível ao exame clínico).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Seria interessante saber mais detalhes da sua história e, principalmente, como foi feito o diagnóstico da sua tuberculose, pois certamente trata-se de uma exceção. Não se espera que ocorra uma contaminação de tuberculose durante uma cirurgia. Provavelmente o bacilo da tuberculose estava no seu organismo desde a sua infância ou adolescência, como na imensa maioria dos brasileiros, e apenas passou a se multiplicar. O estresse cirúrgico, comum as mais diversas cirurgias, pode ter propiciado essa multiplicação. Quanto ao tratamento, apenas a tuberculose de sistema nervoso central e algumas outras situações especiais têm inicação de uso por mais de seis meses dos tuberculostáticos.

Especialistas

Fabrício Ziliotto

Fabrício Ziliotto

Generalista

Umuarama

Karina Pierantozzi Vergani

Karina Pierantozzi Vergani

Pediatra

São Paulo

Murillo Salviano

Murillo Salviano

Pneumologista

Presidente Prudente

Davi Fonteles

Davi Fonteles

Médico de família

Fortaleza

Ricardo Ozório Dourado

Ricardo Ozório Dourado

Pneumologista

Goiânia

Alex Rodrigues

Alex Rodrigues

Pneumologista

Sobral

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 677 perguntas sobre Tuberculose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.