Fui diagnosticada com Tuberculose Mamária, pois possuo prótese de silicone a cerca de um ano, gostaria
2
respostas
Fui diagnosticada com Tuberculose Mamária, pois possuo prótese de silicone a cerca de um ano, gostaria de saber como é feito esse tipo de tratamento e se é preciso retirar a prótese de imediato.
E também saber se eu posso ter contraído essa bactéria qdo fiz a cirurgia da mama.
E também saber se eu posso ter contraído essa bactéria qdo fiz a cirurgia da mama.

Não existe relação entre ter tuberculose (Mycobacterium tuberculosis) e prótese mamária. Não sei de detalhes a respeito de seu caso. Mas, o importante é certificar-se que se trata mesmo de tuberculose. Algumas bactérias parecidas com a da tuberculose (micobacterias não tuberculosas) podem infectar os tecidos submetidos a uma cirurgia plástica (ex Mycobacterium chelonae Mycobacterium abscessus) por contaminação do meio utilizado na conservação da prótese ou até por contaminação cirúrgica. Nesses casos, o tratamento com medicações para tuberculose não funciona, podendo haver complicações sérias. Outro tipo de alteração é uma reação à própria prótese que se parece com uma tuberculose, mas não é tuberculose (a chamada reação sarcóide). Nesse caso, não há um germe, simplesmente é uma reação do próprio organismo do paciente à presença da prótese e isso pode ocorrer, principalmente, no caso de um vazamento da mesma (que às vezes não é perceptível ao exame clínico).
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

Seria interessante saber mais detalhes da sua história e, principalmente, como foi feito o diagnóstico da sua tuberculose, pois certamente trata-se de uma exceção. Não se espera que ocorra uma contaminação de tuberculose durante uma cirurgia. Provavelmente o bacilo da tuberculose estava no seu organismo desde a sua infância ou adolescência, como na imensa maioria dos brasileiros, e apenas passou a se multiplicar. O estresse cirúrgico, comum as mais diversas cirurgias, pode ter propiciado essa multiplicação. Quanto ao tratamento, apenas a tuberculose de sistema nervoso central e algumas outras situações especiais têm inicação de uso por mais de seis meses dos tuberculostáticos.
Especialistas






Perguntas relacionadas
- Olá estou com tuberculose e estou a fazer tratamentos ,será posso fazer alguns exercícios de leve e ter relação sexual?
- Tenho tuberculose é possível eu ter relação sexual e exercício físico de leve?
- Gostaria de saber, quais alimentos não são recomendados, para quem está em tratamento contra a tuberculose?
- Terminei o tratamento da tuberculose ontem, hoje posso ingerir bebida alcoólica?
- Estou fazendo o tratamento para tuberculose, no inicio do terceiro mês comecei a tossir e veio escarro escuro (marrom), também estou tendo coriza e dor de cabeça. Eu tinha trocado o horário do remédio (da manhã para a tarde) será se posso voltar a tomar pela manhã
- Comecei a fazer o tratamento da tuberculose pulmonar resistente no inverno e me sentia bem em 3 meses mas agora estou no 8 meses sempre que a temperatura sobe para o verão sinto um aquecimento no lado afetado, mas com frio não sinto nada é normal
- Estou na quarta semana de medicação da tuberculose, há a hipótese de contaminação através do beijo?
- Boa noite!Já tem 1 mês e duas semanas em tratamento da tuberculose,é normal sentir uma dor forte no peito que puxa pro lado da costela,doi ao respirar ao tossir!
- Boa tarde, estou a fazer o tratamento de tuberculose a 7 meses e ainda sinto dor no peito no lado esquerdo e até no meu pescoço, normalmente a dor é nas costeletas do lado esquerdo mas aí já não sinto dor. Gostaria de saber se é normal eu sentir essas dores porque ainda estou a medicar?
- Estou com dor no canal da urina ( fica latejando), devido a pedras no rins. Estou tomando a medicação 4x1 tuberculose. Qual medicamento para dor seria aconselhado para está dor? O medicamento que alivia esta dor qdo tenho esta crise é o sublingual Toragesic! Posso tomá- lo durante o tratamento da tuberculose?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 723 perguntas sobre Tuberculose
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.