Fui diagnosticada com Tendinopatia do Supra Espinhal com rotura subtotal nos dois ombros. Tomo remédio

5 respostas
Fui diagnosticada com Tendinopatia do Supra Espinhal com rotura subtotal nos dois ombros. Tomo remédio pra dor, a cirurgia é o melhor solução?
Olá, existem muitas variáveis como idade, atividades desempenhadas pelo paciente, local de dor, ... que precisamos avaliar durante a consulta, antes de responder sua pergunta. Sugiro que procure um bom especialista, com referências, para que possa te ajudar e responder sua pergunta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Depende do grau de rotura subtotal.

Rupturas parcias de baixo grau, com espessura do tendão acometido menor que 50%, geralmente melhoram com tratamento medicamentoso e fisioterápico. A cirurgia fica reservada para os casos que não respondem ao tratamento.

Se a dor persiste apesar do tratamento já realizado, um cirurgião de ombro deve ser consultado para interpretar as imagens e indicar o melhor tratamento de acordo com as expectativas do paciente, seja ele cirúrgico ou não.

Rafael Patrocínio - Cirurgião de ombro
De acordo com o comentário do colega.
Existem algumas opções antes de pensar em cirurgia. Geralmente a cirurgia acaba sendo a última opção. Muitos fatores influenciam nesta decisão de se deve operar ou não. Você precisa de uma boa avaliação de um especialista de ombro para ver se você se beneficiará de uma cirurgia.
Olá,
As lesões do manguito rotador podem ter diversos perfis (tamanho, posição e tempo). Devemos avaliar o tipo de lesão e o perfil do paciente (idade, demanda e expectativa) para poder orientar corretamente o tratamento.
Algumas lesões, mesmo que com indicação de tratamento cirúrgico, podem ser tratadas com fisioterapia e seguimento anual em certos pacientes, desde que os riscos e benefícios sejam bem orientados e compreendidos, enquanto pequenas lesões, sem indicação cirúrgica típica, podem acabar necessitando de cirurgia em pacientes mais ativos e com maior demanda.
A maioria das lesões parciais do manguito rotador (como esse caso) melhora com fisioterapia, porém algumas não melhoram (principalmente as com >50% de acometimento do tendão ou subtotais, em pacientes ativos), justificando a indicação de tratamento cirúrgico.
Pacientes ativos representam um grupo com maior chance de falha do tratamento fisioterápico, mas não é incorreto tentar antes da cirurgia.
No seu caso, acredito que fisioterapia aliada a medidas analgésicas seriam uma primeira opção.

Especialistas

Ruan Nelson

Ruan Nelson

Reumatologista

Paulo Afonso

Ivanice Fernandes de Oliveira

Ivanice Fernandes de Oliveira

Educador físico

São Paulo

Roberta Zawadzki

Roberta Zawadzki

Reumatologista

São Mateus Do Sul

Henrique Borsato

Henrique Borsato

Educador físico

Diadema

Francimar Lemos Baeta Evangelista

Francimar Lemos Baeta Evangelista

Ortopedista - traumatologista

Sete Lagoas

Thiago de Abreu Alves

Thiago de Abreu Alves

Ortopedista - traumatologista

Barbacena

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 364 perguntas sobre Dor no ombro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.