Fui diagnosticada com Esclerose Múltipla do tipo "branda". Sintomas clínicos sutis(nada debilitante),
2
respostas
Fui diagnosticada com Esclerose Múltipla do tipo "branda". Sintomas clínicos sutis(nada debilitante), pontuais e bem espaçados. O médico disse que eu deveria ter alguns cuidados com a saúde, mas disse que eu não precisaria de tratamento medicamentoso, apenas acompanhamento. Isso procede?
Boa tarde internauta, tudo bem? Infelizmente tenho que discordar da opinião do colega. A imensa maioria dos especialistas na área não concorda com a existência de esclerose múltipla "branda". Uma pequena minoria de pacientes pode apresentar um curso mais benigno, porém esta definição é controversa, e somente é possível de forma retrospectiva, o que tornaria a ausência de tratamento um risco.Sugiro que procure conversar novamente com o colega ou com um outro especialista na área, e sendo definido o diagnóstico de esclerose múltipla, inicie o tratamento de forma precoce e impactante. A grande maioria dos tratamentos disponíveis tem maior eficácia nas fases iniciais da patologia. Isto é fundamental para alterar a história natural da doença, e evitar o acumulo de incapacidade. Espero ter ajudado. Estamos à disposição. Grande abraço.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, muito interessante sua pergunta e realmente relevante. A esclerose múltipla pode se manifestar de forma “branda” como mencionou e, nestes poucos casos, com mínimas lesões à RM, sem sintomas residuais, etc, acredito que se poderia dispensar o uso de medicações imunomoduladoras a priori, uma vez se fazendo o acompanhamento regular. Esta é uma excelente oportunidade para caprichar no tratamento não farmacológico, incluindo a dieta, ômega 3, níveis ótimos de vitamina D, exercícios físicos, etc. Tenho casos assim, que acompanho há anos e não se observa de fato nenhuma progressão.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Esclerose múltipla pode ser confundido com fibromialgia?
- Quais os principais sintomas da NMO? Qual o tratamento mais recomendado nos dias de hoje?
- Pode ocorrer de existir uma diferença de oito anos entre surtos de esclerose múltipla não tratados?
- Sentir uma sensação de queimação no braço que durante alguns minutos e depois passa pode ser sintomas de esclerose múltipla?
- Como são as sensações de formigamentos no corpo de quem tem EM?
- Estou com 3 episódios de neurite óptica em 6 meses, já fiz ressonância magnética e não apareceu nada. Para qual médico devo ir? Pois toda hora estou com essa inflamação, enxergando mal e não acham o que tenho.
- Minha filha fez alguns exames e na última consulta a médica disse que o diagnóstico sugerido é de esclerose múltipla, fiquei em dúvida ,nesse caso esse termo posso considerar como diagnostico fechado?
- Por gentileza, gostaria de saber que tipo de ambiente auxilia mais satisfatoriamente a qualidade de vida a portadores de esclerose múltipla?
- Boa noite, tenho esclerose multipla, tomo médicação Fumarato de Dimetila, gostaria de saber se posso fazer criolipolise na região da barriga?
- Ressonancia magnetica somente do cranio com contraste detecta esclerose multipla?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 130 perguntas sobre Esclerose Múltipla
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.