Fui diagnosticada com Esclerose Múltipla do tipo "branda". Sintomas clínicos sutis(nada debilitante),

2 respostas
Fui diagnosticada com Esclerose Múltipla do tipo "branda". Sintomas clínicos sutis(nada debilitante), pontuais e bem espaçados. O médico disse que eu deveria ter alguns cuidados com a saúde, mas disse que eu não precisaria de tratamento medicamentoso, apenas acompanhamento. Isso procede?
Boa tarde internauta, tudo bem? Infelizmente tenho que discordar da opinião do colega. A imensa maioria dos especialistas na área não concorda com a existência de esclerose múltipla "branda". Uma pequena minoria de pacientes pode apresentar um curso mais benigno, porém esta definição é controversa, e somente é possível de forma retrospectiva, o que tornaria a ausência de tratamento um risco.Sugiro que procure conversar novamente com o colega ou com um outro especialista na área, e sendo definido o diagnóstico de esclerose múltipla, inicie o tratamento de forma precoce e impactante. A grande maioria dos tratamentos disponíveis tem maior eficácia nas fases iniciais da patologia. Isto é fundamental para alterar a história natural da doença, e evitar o acumulo de incapacidade. Espero ter ajudado. Estamos à disposição. Grande abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, muito interessante sua pergunta e realmente relevante. A esclerose múltipla pode se manifestar de forma “branda” como mencionou e, nestes poucos casos, com mínimas lesões à RM, sem sintomas residuais, etc, acredito que se poderia dispensar o uso de medicações imunomoduladoras a priori, uma vez se fazendo o acompanhamento regular. Esta é uma excelente oportunidade para caprichar no tratamento não farmacológico, incluindo a dieta, ômega 3, níveis ótimos de vitamina D, exercícios físicos, etc. Tenho casos assim, que acompanho há anos e não se observa de fato nenhuma progressão.

Especialistas

Mariana Cardoso

Mariana Cardoso

Neurologista, Psicanalista

Santos

Tenyson Rocha de Santa Rosa

Tenyson Rocha de Santa Rosa

Neurologista

Lagarto

Barbara Aquino

Barbara Aquino

Neurologista

Natal

Nicelle de Morais Candez

Nicelle de Morais Candez

Neurologista

Natal

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 130 perguntas sobre Esclerose Múltipla
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.