Fiz uma ressonância do ombro resultado, tendinopatia supra e infraespinhal, rotura parcial do tendão

4 respostas
Fiz uma ressonância do ombro resultado, tendinopatia supra e infraespinhal, rotura parcial do tendão supraespinhal, discreta bursite subacromial/subdeltoidea, o que significa?
Uma ressonancia com quadro de bursite e tendinopatia do supraespinhal com ruptura parcial,significa uma inflamaçao na articulaçao do ombro causando dor aos movimentos acima de 90 graus muitas vezes com dor noturna e dependendo do grau de ruptura e do tempo de tratamento requer reparaçao do tendao por via artroscopica

A tendinopatia é um achado comum em exames de pacientes com dor no ombro e indica uma inflamação dos tendões responsáveis por elevar e rodar externamente o braço. É comum estar associado com a inflamação da bursa subacromial (bursite).

A ruptura parcial do tendão supraespinhal é mais preocupante pois pode necessitar de cirurgia para reparar esse tendão se os métodos convencionais de tratamento não proporcionarem alívio da dor. Contudo, deve vir especificado na ressonância o percentual de ruptura, pois as rupturas maiores que 50% tendem a não responder bem com o tratamento conservador (medicações e fisioterapia) e pode ser necessário cirurgia.

Converse com seu cirurgião de ombro para uma avaliação mais individualizada e para começar o melhor tratamento baseado nos achados de exame físico e de imagem.

Rafael Patrocínio - Cirurgião de Ombro.
Com estas alterações no ombro pode se beneficiar com terapia por ondas de choque. Procure um especialista em TOC para que te examine e verifique as imagens para verificar a possibilidade de utilizar esta técnica. Associado a fisioterapia pode evitar a necessidade de cirurgia.
À disposição.
Olá, abaixo descrevo o que cada alteração pode significar, porém, vale lembrar que a interpretação do exame de imagem não se dá apenas pelo laudo, mas também pelo exame físico/história/sintomas do paciente, e análise das imagens. Muitos achados que podem significar doença para um paciente, podem não ser importantes para outro.

- Bursite subacromial e subdeltoidea: é a inflamação da bursa (tecido que serve para reduzir o atrito entre estruturas adjacentes como tendão e osso). Sendo discreta provavelmente não é significativa.

- Tendinose do tendão supra e infraespinal: é a alteração crônica da estrutura tendínea de tendões do manguito rotador.

- Lesão parcial do tendão supraespinal: é a ruptura parcial (somente parte das fibras) de um dos tendões do manguito rotador. Devemos avaliar diversas características dessa lesão, como sua posição, extensão e espessura, para poder entender sua importancia.