Fiz uma endoscopia digestiva alta agora doi-me a engolir sensacao de pressao perto da tiroide isto v
2
respostas
Fiz uma endoscopia digestiva alta agora doi-me a engolir sensacao de pressao perto da tiroide isto vai aliviar ou foi o medico que foi bruto eu estava com sedação
O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Continuo em Pós Graduação na Inglaterra.
Devido ao enorme número de atividades e ás exigências da Universidade, me é difícil escrever aqui.
Mas pelos mais de 3,8 milhoes de leitores que me honram aqui, vou fazer o meu melhor para DE MODO GENÉRICO explicar sobre a Endoscopia.
Lembro que a Endoscopia é um exame cercado de mitos.
Digo também um pequeno desabafo: vejo aqui um linguajar que esbarra no linguajar chulo. O senhor(a) pregunta "se o médico foi bruto". Digo-lhe que é impossível criticar alguém sem conhecer as crcunstâncias. Digo-lhe que dor de garganta após o exame pode acontecer em uma parte dos pacientes, embora isso seja menos que 10%. Mas é algo conhecido.
E DE MODO ALGUM justifica perguntar se o médico foi "bruto". Esse é um termo desrespeitoso, me desculpe.
Outros aqui perguntam se. o médico(a) fez algo certo, e usam expressoes absurdas como : "isto procede"?. Ora, ninguém pode ter sucesso em nada se nao tiver CONFIANÇA no seu médico(a).
Uma terceira leva de pacientes coloca aqui um pedacinho de um exame e quer que o "ajudem a interpretar". Digo que isso só é possível para quem é médico(a). Consegue-se isso facilmente. Ser Médico é fácil, uma moleza.
Conto minha experiência para ser Médico:
No meu caso, após o Vestibular mais difícil e concorrido de todos, foram 6 anos (integrais) de Faculdade. Depois, Internato e inúmeros Plantões no 5o e 6o ano. Após formado, fiz uma Prova detalhada para tentar ser Residente (felizmente consegui), e fiz mais 4 anos de Residência Médica, muito úteis, mas com extrema dificuldade, por serem muito cansativos e "puxados".
Lembro-me que em certos Plantoes como Residente era impossível ter uma cama, e eu dormia por 1 hora dentro do local onde se guardava material de faxina, um cubículo imundo, de 1 x 1 metro. Dormia no chao frio, todo encolhido, pois sabia que o dia seguinte seria normal.
Depois fui para Harvard, numa cultura totalmente diferente da nossa, com alimentaçao, costumes e pensamento divergente do nosso. No frio de Boston (ás vezes menos 8 Celsius) eu tomava banho dentro da Universidade, pois o chuveiro da casa que eu alugava (da minha grande amiga Alison, que hoje mora no Céu) era bem mais fraco e frio. Comia a insossa e gordurosa comida americana, bebia aquele cafezinho fraco(chafé) e nao reclamava, pois sabia que era uma chance única.
Em outras palavras: uma moleza. Dos 18 aos 36 anos só dedicado á formação. Depois, dedicado a fazer a Clínica funcionar(e a minha pequena Filantropia ligada á Clinica se manter). Tudo isso sempre me esforçando para melhorar tecnicamente como Médico, pois a Medicina sempre evolui, progride. E nenhum bom Médico pode deixar de evoluir junto. (explico abaixo sobre uma doença específica, que era pouco conhecida e hoje é bem mais vista no mundo todo)
Hoje tenho a sorte de estudar na Inglaterra e de nada reclamo. Levo uma vida modesta. No Brasil, uso meu tempo para me dedicar a ver pessoas carentes no Sertao. Nao reclamo de nada, Deus foi muito bom comigo. Mas me chateio ao ver outros colegas sendo chamados por nomes chulos. Ninguém merece. Respeito e confiança sao bases da Medicina.
DE TODO MODO
pelos mais de 3,8 milhoes de leitores que me honram neste site, vou falar um pouquinho sobre a Endoscopia. Tudo que falo é genérico e nada tem a ver com o exame que o senhor(a) falou. E só fica crítica ao modo pouco respeitoso que o senhor se dirigiu a um colega(que nem conheço)
Uma Endoscopia é um exame altamente sensível e específico. Nos dá o diagnóstico correto na imensa maioria das vezes.
Digo: a sensibilidade e especificidade (dar um diagnóstico correto) é altissima, mas DEPENDE do médico(a) que faz o exame. ESTE É O FATOR MAIS IMPORTANTE. Um médico(a) experiente e com formação de alto nível irá dar o diagnóstico correto na imensa maioria das vezes.
Mas veja o que falo: o diagnóstico de alto nível depende do médico(a). Não depende da beleza do local. NAO DEPENDE se existem átrios, marquises e jardins. E muito menos se há uma montanha de fotos, a maior parte das quais irrelevantes. Depende DA FORMAÇAO E EXPERIÊNCIA do médico(a). Depende do cérebro treinado por anos de exames. Depende da cautela do médico(a). Depende da formação contínua do bom médico(a). Ponto.
Em outras palavras: opino que uma boa Endoscopia depende de um bom médico(a).
Embora o exame seja um dos mais importantes na Gastroenterologia( e na Medicina) ainda há muitos mitos.
Nada falarei especificamente ao senhor(a). Isso é impossível. Tudo que falo é genérico, embora comprovado pelas Escolas Americana e Britânica. Também falo baseado nos 36 anos de prática médica que tenho.
Vou falar, de modo genérico, sobre
O QUE é e PARA QUE SERVE a famosa Endoscopia.
Faço isso após meus mais de 34 anos fazendo o exame, bem como para ajudar a senhora e os mais de 3,8 milhoes de pessoas que me leem aqui.
Ressalva: quem faz o exame e determina seus fatores é o médico(a). Discordo em chamar o médico de "bruto". Isso nao existe.
Portanto, SUGIRO DE MODO ENFÁTICO que sempre siga o que seu médico(a) recomendar, antes, durante e após um exame.
Também: se outro médico(a) discordar do que digo, não vou me aborrecer. Defendo que cada médico faça o exame segundo sua experiência, desde que seguindo o que já está comprovado quanto á qualidade e segurança.
ENDOSCOPIA
-como conseguir que uma Endoscopia seja de alto nível?
-O que é uma Endoscopia, afinal de contas?
- Endoscopia dói?
- E o que é importante em uma Endoscopia? A beleza do local? O número de fotos?
Vamos falar um pouco sobre a famosa Endoscopia. Falarei só sobre o aspecto diagnóstico, pois a Endoscopia pode parar sangramentos, retirar pólipos(tumores, geralmente benignos), dilatar áreas estreitadas, etc. Mas falo da parte diagnóstica:
- a Endoscopia é um exame que mostra o interior do esôfago, estomago e duodeno. Usa-se um aparelho fino e flexível, que tem uma câmara na ponta (esse aparelho é o famoso endoscópio).
Além de permitir um diagnóstico muito acurado das doenças desses órgãos, é possível também retirar fragmentos(biópsias) de áreas que parecem alteradas. Pode-se também verificar a presença da bactéria Helicobacter pylori (também chamada de H. pylori) que é o maior causador de gastrites e úlceras.
Claro que a análise das imagens vistas pelo médico dependem da experiência e da formação do mesmo.
Um bom Endoscopista consegue avaliar o que está acontecendo no trato digestivo alto com grande precisão e dar um Laudo adequado da situação. Mas para isso é preciso ter formação adequada. E é lógico que quanto mais tempo um Endoscopista tem de experiência, maior será sua facilidade em avaliar o que vê.
Quando o Endoscopista tem treinamento de alto nível, é possível inclusive fazer prevenção do câncer através da Endoscopia. E se o Endoscopista se interessar por prevençao de câncer, ainda melhor. Será mais fácil que ele(a) conheça os métodos e imagens que aprimoram a Prevençao. Mas isso exige estudo.
E COMO VOU SABER SE O MÉDICO É DE ALTO NÍVEL?
Para ser um bom Endoscopista é preciso uma formação que inclui Residência Médica em área correlata (por exemplo Gastroenterologia) e depois uma Residência específica em Endoscopia. Daí se chega ao Título de Especialista. Se o Médico quiser ainda mais formação poderá obte-la no Exterior.
Lembro que o Título de Especialista é muito importante. E a experiência e formação do médico podem ser vistas com alguma pesquisa.
Formação médica um processo árduo, longo, que requer muito trabalho. E alguma sorte para ser aceito nos grandes Centros, do Brasil e do Exterior. E a formação de um médico de alta qualidade não termina nunca.
É lógico que para conseguir dar um diagnóstico exato é preciso estudar todas as novidades e conhecer em detalhes as doenças digestivas. Um bom Médico estuda sempre.
Dou um exemplo: há poucos anos atrás, pouco se falava em Esofagite Eosinofílica, doença que causa disfagia -parada do alimento no esôfago, com sensação que "não desce". E acontece em pessoas com alergias diversas, muitas vezes estando relacionada ao refluxo.
Há alguns anos "descobriu-se" a importância dessa doença, e que ela é relativamente comum. E verificou-se que há aspectos característicos na Endoscopia, embora esta possa mostrar esôfago com aspecto totalmente normal. Complicado? sim, e muito.
Muitas vezes temos que fazer diversas biópsias no esôfago, baseado numa mistura dos dados clínicos com o aspecto endoscópico.
Enfim: uma doença que pode ser complexa para diagnosticar. Mas que os Endoscopistas devem estar atentos. E devem CONHECER essa doença.
Pergunto-me: e se um médico não estuda as novidades? Não conhece a doença? O que acontece?
Certamente não fará o diagnóstico, infelizmente.
Isso por que não acompanhou a evolução da especialidade.
Poderá até tirar dezenas de fotos, que parecem muito impressionantes para o leigo. Mas deixará de dar o diagnóstico no Laudo, o que é de fato o necessário.
Em outras palavras: o exame depende da qualidade (e formação) do endoscopista. Não do local que faz, dos jardins e marquises do local, e muito menos do número de fotos.
SEGURANÇA DO EXAME
se feita com os rígidos protocolos modernos, a Endoscopia é muito segura. Casos mais severos podem acontecer devido aos sedativos usados. Mas praticamente nada acontece com uma Endoscopia "de per si".
Por isso mesmo, nossos pacientes são monitorados clinica e por instrumentos antes, durante e após o exame. E, naturalmente, conhecemos o paciente em detalhe antes do exame.
Por exemplo, é PRECISO saber os medicamentos que o paciente usa, suas alergias e as eventuais doenças que tem.
Se tomarmos as medidas para a máxima segurança os riscos são muito diminuidos. A segurança é muito alta.
Por exemplo: viajo sempre para estudos em muitas partes do mundo e mesmo para minhas queridas Atividades Humanitárias no Sertão. E do ponto de vista estatístico é mais seguro fazer uma Endoscopia do que estar viajando de carro, avião ou Uber (na Inglaterra também viajo de trem)...
Então, digo que a segurança é bastante alta e as complicações mais severas são raras
Eu mesmo treino minha Equipe para emergências a cada 6 meses, o que é recomendado pela Escola Americana. Há pouco tempo atrás, fiz mais um curso sobre emergências cardiovasculares lá nos Estados Unidos, e em breve, se Deus permitir, treinarei a Equipe do Sertão.
Mas, de modo geral, uma Endoscopia é bastante segura. Como sempre isso depende muito de quem faz (e como está preparado para fazer)
Finalmente: Endoscopia não doi. Não dói nada. Mesmo assim, o exame normalmente é feito sob sedação e anestesia local da garganta , que diminui ou abole o reflexo de engasgar. E a sedação diminui muito a ansiedade e permite um exame tranquilo.
Minha experiência
após literalmente milhares de exames, por mais de 30 anos, aprendi a valorizar o papel importantissimo da Endoscopia no diagnóstico (e muitas vezes até no tratamento) dos problemas digestivos.
Aprendi também que o exame deve ser feito com extrema cautela, em especial quanto aos sedativos. A segurança deve ser sempre enfatizada, e é melhor que o Médico não faça o exame se não se estiver muito certo de sua segurança. Isso cabe a um Médico experiente e bem treinado.
Contudo
Aprendi também que para pacientes bem avaliados ANTES do exame, a segurança é muito alta. E o habitual é termos um exame seguro, de alto nível e que ajuda ENORMEMENTE a desvendar a maioria dos problemas digestivos.
Concluindo: Endoscopia é um exame rápido, relativamente barato, muito sensível e específico e bastante seguro. Mas depende, e muito, da experiência do Endoscopista.
Nota:
Aos que me procuram, breves palavras:
1) Nas próximas semanas não haverá atendimento na Clínica, nem mesmo por fone. Assim, por favor não ligue.
Aproveitamos a minha Pós Graduação para um relift na clínica(na verdade é uma grande reforma). Se o senhor ligar, encontrará pedreiros e pintores (que não lhe atenderão) Não gostaria de frustração em meus (queridos) pacientes
Mas, tão logo eu volte ao Brasil, VAMOS REFORMULAR Agenda.
Sugerimos que , caso tenha interesse em Consultas, nos escreva para abea.filantropia@gmail.com. Atenderemos de modo totalmente cronológico.
2) Consultas Online:
temos tido grande número de pedidos para Consultas Online.
Sou um fã dessas Consultas, seguras e que permitem acesso a médicos de todo o país. Tenho a satisfação de ter atendido pacientes de 17 dos 27 estados brasileiros.
NO ENTANTO
As exigências físicas e mentais da Pós Graduação na Inglaterra são bem grandes. Só poderei atender online NO CASO de estar completamente repousado e poder oferecer EXATAMENTE O MESMO NÍVEL das consultas que faço sempre. Sou obcecado com qualidade médica e não vou piorar a qualidade que ofereço sempre.
Para quem quiser (e puder) aguardar uma Consulta Online, sugiro escrever para abea.filantropia@gmail.com e verificar eventual disponibilidade. O mesmo endereço serve para acompanhar a reformulação da agenda para consultas presenciais.
Devido ao enorme número de atividades e ás exigências da Universidade, me é difícil escrever aqui.
Mas pelos mais de 3,8 milhoes de leitores que me honram aqui, vou fazer o meu melhor para DE MODO GENÉRICO explicar sobre a Endoscopia.
Lembro que a Endoscopia é um exame cercado de mitos.
Digo também um pequeno desabafo: vejo aqui um linguajar que esbarra no linguajar chulo. O senhor(a) pregunta "se o médico foi bruto". Digo-lhe que é impossível criticar alguém sem conhecer as crcunstâncias. Digo-lhe que dor de garganta após o exame pode acontecer em uma parte dos pacientes, embora isso seja menos que 10%. Mas é algo conhecido.
E DE MODO ALGUM justifica perguntar se o médico foi "bruto". Esse é um termo desrespeitoso, me desculpe.
Outros aqui perguntam se. o médico(a) fez algo certo, e usam expressoes absurdas como : "isto procede"?. Ora, ninguém pode ter sucesso em nada se nao tiver CONFIANÇA no seu médico(a).
Uma terceira leva de pacientes coloca aqui um pedacinho de um exame e quer que o "ajudem a interpretar". Digo que isso só é possível para quem é médico(a). Consegue-se isso facilmente. Ser Médico é fácil, uma moleza.
Conto minha experiência para ser Médico:
No meu caso, após o Vestibular mais difícil e concorrido de todos, foram 6 anos (integrais) de Faculdade. Depois, Internato e inúmeros Plantões no 5o e 6o ano. Após formado, fiz uma Prova detalhada para tentar ser Residente (felizmente consegui), e fiz mais 4 anos de Residência Médica, muito úteis, mas com extrema dificuldade, por serem muito cansativos e "puxados".
Lembro-me que em certos Plantoes como Residente era impossível ter uma cama, e eu dormia por 1 hora dentro do local onde se guardava material de faxina, um cubículo imundo, de 1 x 1 metro. Dormia no chao frio, todo encolhido, pois sabia que o dia seguinte seria normal.
Depois fui para Harvard, numa cultura totalmente diferente da nossa, com alimentaçao, costumes e pensamento divergente do nosso. No frio de Boston (ás vezes menos 8 Celsius) eu tomava banho dentro da Universidade, pois o chuveiro da casa que eu alugava (da minha grande amiga Alison, que hoje mora no Céu) era bem mais fraco e frio. Comia a insossa e gordurosa comida americana, bebia aquele cafezinho fraco(chafé) e nao reclamava, pois sabia que era uma chance única.
Em outras palavras: uma moleza. Dos 18 aos 36 anos só dedicado á formação. Depois, dedicado a fazer a Clínica funcionar(e a minha pequena Filantropia ligada á Clinica se manter). Tudo isso sempre me esforçando para melhorar tecnicamente como Médico, pois a Medicina sempre evolui, progride. E nenhum bom Médico pode deixar de evoluir junto. (explico abaixo sobre uma doença específica, que era pouco conhecida e hoje é bem mais vista no mundo todo)
Hoje tenho a sorte de estudar na Inglaterra e de nada reclamo. Levo uma vida modesta. No Brasil, uso meu tempo para me dedicar a ver pessoas carentes no Sertao. Nao reclamo de nada, Deus foi muito bom comigo. Mas me chateio ao ver outros colegas sendo chamados por nomes chulos. Ninguém merece. Respeito e confiança sao bases da Medicina.
DE TODO MODO
pelos mais de 3,8 milhoes de leitores que me honram neste site, vou falar um pouquinho sobre a Endoscopia. Tudo que falo é genérico e nada tem a ver com o exame que o senhor(a) falou. E só fica crítica ao modo pouco respeitoso que o senhor se dirigiu a um colega(que nem conheço)
Uma Endoscopia é um exame altamente sensível e específico. Nos dá o diagnóstico correto na imensa maioria das vezes.
Digo: a sensibilidade e especificidade (dar um diagnóstico correto) é altissima, mas DEPENDE do médico(a) que faz o exame. ESTE É O FATOR MAIS IMPORTANTE. Um médico(a) experiente e com formação de alto nível irá dar o diagnóstico correto na imensa maioria das vezes.
Mas veja o que falo: o diagnóstico de alto nível depende do médico(a). Não depende da beleza do local. NAO DEPENDE se existem átrios, marquises e jardins. E muito menos se há uma montanha de fotos, a maior parte das quais irrelevantes. Depende DA FORMAÇAO E EXPERIÊNCIA do médico(a). Depende do cérebro treinado por anos de exames. Depende da cautela do médico(a). Depende da formação contínua do bom médico(a). Ponto.
Em outras palavras: opino que uma boa Endoscopia depende de um bom médico(a).
Embora o exame seja um dos mais importantes na Gastroenterologia( e na Medicina) ainda há muitos mitos.
Nada falarei especificamente ao senhor(a). Isso é impossível. Tudo que falo é genérico, embora comprovado pelas Escolas Americana e Britânica. Também falo baseado nos 36 anos de prática médica que tenho.
Vou falar, de modo genérico, sobre
O QUE é e PARA QUE SERVE a famosa Endoscopia.
Faço isso após meus mais de 34 anos fazendo o exame, bem como para ajudar a senhora e os mais de 3,8 milhoes de pessoas que me leem aqui.
Ressalva: quem faz o exame e determina seus fatores é o médico(a). Discordo em chamar o médico de "bruto". Isso nao existe.
Portanto, SUGIRO DE MODO ENFÁTICO que sempre siga o que seu médico(a) recomendar, antes, durante e após um exame.
Também: se outro médico(a) discordar do que digo, não vou me aborrecer. Defendo que cada médico faça o exame segundo sua experiência, desde que seguindo o que já está comprovado quanto á qualidade e segurança.
ENDOSCOPIA
-como conseguir que uma Endoscopia seja de alto nível?
-O que é uma Endoscopia, afinal de contas?
- Endoscopia dói?
- E o que é importante em uma Endoscopia? A beleza do local? O número de fotos?
Vamos falar um pouco sobre a famosa Endoscopia. Falarei só sobre o aspecto diagnóstico, pois a Endoscopia pode parar sangramentos, retirar pólipos(tumores, geralmente benignos), dilatar áreas estreitadas, etc. Mas falo da parte diagnóstica:
- a Endoscopia é um exame que mostra o interior do esôfago, estomago e duodeno. Usa-se um aparelho fino e flexível, que tem uma câmara na ponta (esse aparelho é o famoso endoscópio).
Além de permitir um diagnóstico muito acurado das doenças desses órgãos, é possível também retirar fragmentos(biópsias) de áreas que parecem alteradas. Pode-se também verificar a presença da bactéria Helicobacter pylori (também chamada de H. pylori) que é o maior causador de gastrites e úlceras.
Claro que a análise das imagens vistas pelo médico dependem da experiência e da formação do mesmo.
Um bom Endoscopista consegue avaliar o que está acontecendo no trato digestivo alto com grande precisão e dar um Laudo adequado da situação. Mas para isso é preciso ter formação adequada. E é lógico que quanto mais tempo um Endoscopista tem de experiência, maior será sua facilidade em avaliar o que vê.
Quando o Endoscopista tem treinamento de alto nível, é possível inclusive fazer prevenção do câncer através da Endoscopia. E se o Endoscopista se interessar por prevençao de câncer, ainda melhor. Será mais fácil que ele(a) conheça os métodos e imagens que aprimoram a Prevençao. Mas isso exige estudo.
E COMO VOU SABER SE O MÉDICO É DE ALTO NÍVEL?
Para ser um bom Endoscopista é preciso uma formação que inclui Residência Médica em área correlata (por exemplo Gastroenterologia) e depois uma Residência específica em Endoscopia. Daí se chega ao Título de Especialista. Se o Médico quiser ainda mais formação poderá obte-la no Exterior.
Lembro que o Título de Especialista é muito importante. E a experiência e formação do médico podem ser vistas com alguma pesquisa.
Formação médica um processo árduo, longo, que requer muito trabalho. E alguma sorte para ser aceito nos grandes Centros, do Brasil e do Exterior. E a formação de um médico de alta qualidade não termina nunca.
É lógico que para conseguir dar um diagnóstico exato é preciso estudar todas as novidades e conhecer em detalhes as doenças digestivas. Um bom Médico estuda sempre.
Dou um exemplo: há poucos anos atrás, pouco se falava em Esofagite Eosinofílica, doença que causa disfagia -parada do alimento no esôfago, com sensação que "não desce". E acontece em pessoas com alergias diversas, muitas vezes estando relacionada ao refluxo.
Há alguns anos "descobriu-se" a importância dessa doença, e que ela é relativamente comum. E verificou-se que há aspectos característicos na Endoscopia, embora esta possa mostrar esôfago com aspecto totalmente normal. Complicado? sim, e muito.
Muitas vezes temos que fazer diversas biópsias no esôfago, baseado numa mistura dos dados clínicos com o aspecto endoscópico.
Enfim: uma doença que pode ser complexa para diagnosticar. Mas que os Endoscopistas devem estar atentos. E devem CONHECER essa doença.
Pergunto-me: e se um médico não estuda as novidades? Não conhece a doença? O que acontece?
Certamente não fará o diagnóstico, infelizmente.
Isso por que não acompanhou a evolução da especialidade.
Poderá até tirar dezenas de fotos, que parecem muito impressionantes para o leigo. Mas deixará de dar o diagnóstico no Laudo, o que é de fato o necessário.
Em outras palavras: o exame depende da qualidade (e formação) do endoscopista. Não do local que faz, dos jardins e marquises do local, e muito menos do número de fotos.
SEGURANÇA DO EXAME
se feita com os rígidos protocolos modernos, a Endoscopia é muito segura. Casos mais severos podem acontecer devido aos sedativos usados. Mas praticamente nada acontece com uma Endoscopia "de per si".
Por isso mesmo, nossos pacientes são monitorados clinica e por instrumentos antes, durante e após o exame. E, naturalmente, conhecemos o paciente em detalhe antes do exame.
Por exemplo, é PRECISO saber os medicamentos que o paciente usa, suas alergias e as eventuais doenças que tem.
Se tomarmos as medidas para a máxima segurança os riscos são muito diminuidos. A segurança é muito alta.
Por exemplo: viajo sempre para estudos em muitas partes do mundo e mesmo para minhas queridas Atividades Humanitárias no Sertão. E do ponto de vista estatístico é mais seguro fazer uma Endoscopia do que estar viajando de carro, avião ou Uber (na Inglaterra também viajo de trem)...
Então, digo que a segurança é bastante alta e as complicações mais severas são raras
Eu mesmo treino minha Equipe para emergências a cada 6 meses, o que é recomendado pela Escola Americana. Há pouco tempo atrás, fiz mais um curso sobre emergências cardiovasculares lá nos Estados Unidos, e em breve, se Deus permitir, treinarei a Equipe do Sertão.
Mas, de modo geral, uma Endoscopia é bastante segura. Como sempre isso depende muito de quem faz (e como está preparado para fazer)
Finalmente: Endoscopia não doi. Não dói nada. Mesmo assim, o exame normalmente é feito sob sedação e anestesia local da garganta , que diminui ou abole o reflexo de engasgar. E a sedação diminui muito a ansiedade e permite um exame tranquilo.
Minha experiência
após literalmente milhares de exames, por mais de 30 anos, aprendi a valorizar o papel importantissimo da Endoscopia no diagnóstico (e muitas vezes até no tratamento) dos problemas digestivos.
Aprendi também que o exame deve ser feito com extrema cautela, em especial quanto aos sedativos. A segurança deve ser sempre enfatizada, e é melhor que o Médico não faça o exame se não se estiver muito certo de sua segurança. Isso cabe a um Médico experiente e bem treinado.
Contudo
Aprendi também que para pacientes bem avaliados ANTES do exame, a segurança é muito alta. E o habitual é termos um exame seguro, de alto nível e que ajuda ENORMEMENTE a desvendar a maioria dos problemas digestivos.
Concluindo: Endoscopia é um exame rápido, relativamente barato, muito sensível e específico e bastante seguro. Mas depende, e muito, da experiência do Endoscopista.
Nota:
Aos que me procuram, breves palavras:
1) Nas próximas semanas não haverá atendimento na Clínica, nem mesmo por fone. Assim, por favor não ligue.
Aproveitamos a minha Pós Graduação para um relift na clínica(na verdade é uma grande reforma). Se o senhor ligar, encontrará pedreiros e pintores (que não lhe atenderão) Não gostaria de frustração em meus (queridos) pacientes
Mas, tão logo eu volte ao Brasil, VAMOS REFORMULAR Agenda.
Sugerimos que , caso tenha interesse em Consultas, nos escreva para abea.filantropia@gmail.com. Atenderemos de modo totalmente cronológico.
2) Consultas Online:
temos tido grande número de pedidos para Consultas Online.
Sou um fã dessas Consultas, seguras e que permitem acesso a médicos de todo o país. Tenho a satisfação de ter atendido pacientes de 17 dos 27 estados brasileiros.
NO ENTANTO
As exigências físicas e mentais da Pós Graduação na Inglaterra são bem grandes. Só poderei atender online NO CASO de estar completamente repousado e poder oferecer EXATAMENTE O MESMO NÍVEL das consultas que faço sempre. Sou obcecado com qualidade médica e não vou piorar a qualidade que ofereço sempre.
Para quem quiser (e puder) aguardar uma Consulta Online, sugiro escrever para abea.filantropia@gmail.com e verificar eventual disponibilidade. O mesmo endereço serve para acompanhar a reformulação da agenda para consultas presenciais.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz uma endoscopia e não foi possível concluir o exame por terem achado um resíduo sólido no estomago, mesmo fazendo jejum de 12 horas. Isto é possível ?
- Fiz endoscopia a 5 dias e estou sentindo ainda, uma dia andando próximo ao meu peito, na parte da manhã e da noite, um dor andando e com cólica, o que eu devo fazer? Por favor
- Bom dia...fiz uma endoscopia digestiva alta com biópsias no esófago e fiquei com muitas dores principalmente fico pior quando faço refeições.e normal? Muito obrigado
- Fiz endoscopia alta com biópsias no esófago e fiquei com muitas dores ao engolir e ardor.e normal?o que devo tomar para melhorar a dor? Obrigado
- Fiz endoscopia e o residuo que estava no anel gastrico não saiu, preciso fazer outro exame e uma dieta liquida de 7 dias. è possivel que oque esta interferindo saia com a dieta?
- Fiz uma endoscopia com biópsia na terça feira e venho sentindo desconforto no estômago e hoje quinta feira comecei sentir febre de 38.50 . Devo me preocupar?
- Bom dia vcs podem me ajudar Minha esposa fez uma endoscopia digestiva alta e teve uma retirada pra biopsia também. Já tem 3 dias e ela está sentindo muito enjoo e dor abdominal. Será que é normal .
- Olá, meu esposo fez uma endoscopia ontem e hoje ele está se queixando de desconforto da garganta até o estômago e piora com o movimento como ao sorrir
- Fia endoscopia e deu gastrite nodular de antro o que significa?
- estou tomando amoxilina com clavulanato , de 12 hs em 12 hs e tenho uma endoscopia digestiva alta .. pode alterar o resultado ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 539 perguntas sobre Endoscopia digestiva alta
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.