Endoscopia digestiva alta - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Especialistas - endoscopia digestiva alta
Perguntas sobre Endoscopia digestiva alta
Nossos especialistas responderam a 539 perguntas sobre Endoscopia digestiva alta
Especialistas falam sobre Endoscopia digestiva alta
A Endoscopia digestiva Alta é realizada para examinar o esôfago, o estômago e o duodeno através da introdução por via oral de um aparelho flexível. Este aparelho possui um sistema de fibras óticas e uma microcâmera que ilumina o interior dos órgãos digestivos e proporciona a visão completa.
Desta forma, a Endoscopia Digestiva Alta auxilia no diagnóstico de doenças do aparelho digestivo alto através de biópsias, no acompanhamento do seu tratamento e também na remoção de lesões como pólipos, tratamento de úlceras hemorrágicas, varizes de esôfago e outros procedimentos terapêuticos.
A endoscopia digestiva alta é o exame mais indicado para a avaliação do esôfago, estômago e duodeno. Sintomas como dor abdominal, queimação, refluxo, náuseas e vômitos, sangramentos, etc podem ser indicações de realizar esse exame para elucidação diagnóstica. A endoscopia é fundamental para diagnosticar lesões malignas nesses órgãos, assim como para detecção da bactéria H. pylori, relacionada a várias patologias gástricas.
O exame de endoscopia digestiva avalia o segmento superior do aparelho digestório representado pelo esôfago, estômago e o duodeno. O preparo é simples, apenas jejum de 10 horas. Tem duração em torno de 10 minutos e feito sob sedação auxiliada por anestesiologista, conferindo mais qualidade, segurança e mínimo desconforto. Usando um aparelho de vídeo-endoscopia de alta resolução com recursos de magnificação de imagens e cromoscopia digital, avalia-se com muita precisão as anormalidades na superfície desses órgãos como p. ex. a gastrite, úlcera e o câncer. Quando necessárias são realizadas biópsias que são indolores e usualmente milimétrica. A recuperação pós exame é em torno de 30 minutos.
Exame que investiga sintomas do trato digestivo alto, como azia, estufamento, dor abdominal e é capaz de diagnosticar problemas como hérnia de hiato, varizes no esôfago, gastrite, úlcera e tumores. O exame é feito sob sedação com bastante segurança.
A endoscopia digestiva alta é feita com um tubo fino, com uma câmera na ponta, chamado "endoscópio". Com o paciente sedado, introduzimos o endoscópio pela boca e examinamos todo o esôfago, estômago e duodeno (começo do intestino delgado). Desta forma, temos uma visão direta dos principais órgãos do trato digestivo superior. Além do diagnóstico do problema, nós podemos fazer diversos tratamentos com o endoscópio: retirada de lesões, tratamento de sangramentos, tratamentos para a obesidade, retirada de pólipos, etc. Tudo isso é feito sem qualquer corte na pele, pois o acesso aos órgãos se dá pela cavidade oral.
A endoscopia digestiva alta é um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e primeira parte do intestino delgado (duodeno). A endoscopia é realizada por um médico especialista em endoscopia digestiva. Durante a realização do exame o médico faz fotos dos segmentos do tubo digestivo e realiza biópsias, quando julga necessárioO exame de endoscopia, é solicitado quando o paciente apresenta sintomas relacionados ao aparelho digestivo superior, que incluem o esôfago (Doença do refluxo Gastroesofágico, Dor Torácica de Origem não Cardiaca, tosse crônica, dificuldade para deglutir, suspeita de câncer esofagico), estomago (suspeitas de gastrites, ulceras, câncer gástrico, infecção pela bactéria.
Alysson Amaury Cansanção De Souza
Cirurgião do aparelho digestivo, Endoscopista, Cirurgião geral
Garanhuns
A endoscopia digestiva é um método seguro e eficaz para a detecção de doenças do aparelho digestivo. É feita através de um tubo flexível com uma câmera em sua ponta que mostra com detalhes a superfície de órgãos como esôfago, estômago e duodeno. Com a evolução da tecnologia e da anestesia o exame está cada vez mais detalhado e confortável, sem promover desconforto ao paciente. Consulte o seu gastroenterologista para saber se há indicação na realização deste importante exame.
Exame para avaliação de doenças do sistema digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno) que permite o diagnostico de diversas doenças como refluxo, gastrite, úlcera, pesquisa da bactéria H. Pylori, entre outras e em algumas ocasiões o seu tratamento.
Exame rápido com duração de 5 a 10 minutos, indolor, onde é realizado uma anestesia na garganta e um remédio na veia para deixar o paciente relaxado e um pouco sonolento para melhor tolerância da passagem do aparelho.
Apos o exame fica em observação por um período de 15 a 20 minutos.
A endoscopia é um exame que permite a visualização com detalhes do esôfago, estômago e duodeno (parte inicial do intestino), realizando inúmeros diagnósticos como doença do refluxo, gastrites, hérnias, câncer... É um exame seguro quando realizado por profissional especializado em endoscopia, e em serviço com estrutura adequada para o procedimento. Para evitar ansiedade, dor ou desconforto, o paciente recebe uma anestesia via oral (spray na garganta) e uma via endovenosa (anestésico na veia) o que permite a realização do exame. Após a conclusão do exame o paciente precisa ficar sob observação até que os efeitos do medicamento usado tenham passado.
Visualiza a parede do esôfago, estômago e duodeno, através da introdução, pela boca, de um aparelho que tem uma microcâmera que transmite as imagens para um monitor. Outros procedimentos podem ocorrer, tais como, biópsias de lesões e remoção de pólipos.
INDICAÇÕES
• Investigação de gastrite, úlcera e bactérica H.pylori;
- Investigação de dor abdominal, náusea, vômito, refluxo, anemia, sangramento digestivo ou dor para engolir;
• Pacientes em programação para Cirurgia Bariátrica.
PREPARO
• Jejum de sólidos e líquidos de 8 a 12h;
• Dieta líquida (ex: água, caldos e sucos coados) na última refeição do dia anterior.
Exame que consiste na introdução de um aparelho pela boca que apresenta uma câmera na extremidade para visualização do esôfago e estômago.
Exame que consiste na introdução de um aparelho pela boca que apresenta uma câmera na extremidade para visualização do esôfago e estômago.
Exame minimamente invasivo, onde podemos avaliar a mucosa de todo o trato gástrico superior: esôfago, estômago e parte do intestino, com alta resolução de imagem e capacidade para realização de procedimentos como biópsias, ligaduras, esclerose e dilatações se necessário.
Exames de endoscopia realizados em ambiente agradável e seguro, de acordo com as resoluções dos órgãos competentes. Realizada com sedação consciente, proporcionando um exame de qualidade com conforto para o paciente. Para isso, o paciente deve comparecer em jejum e acompanhado de um responsável maior de idade.
Quais profissionais realizam Endoscopia digestiva alta?
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.