Fiz uma cirúrgica de retirada de meningioma á 2 anos mas recentemente fiz uma ressonância e apareceu

1 respostas
Fiz uma cirúrgica de retirada de meningioma á 2 anos mas recentemente fiz uma ressonância e apareceu uma manchinha e o Dr. me disse que eu não precisava me preocupar.
Gostaria de saber se estresse pode provocar o aparecimento do tumor outra vez?
Caro paciente,
Meningioma é um tipo de tumor intracraniano e raquidiano, mas não origina-se do tecido encefálico, são tumores que normalmente crescem aderidos a dura-máter (envoltório do encéfalo) e em 96% dos casos são totalmente benignos e portanto, desenvolvem-se muito lentamente. Acontece que com o desenvolvimento tecnológico , temos cada vez mais, exames de imagem mais precisos e principalmente, mais sensíveis. Uma ressonância mostra muito bem estes tumores, mas não dá o diagnóstico com 100% de certeza. Lembre-se, não tratamos ressonâncias, tão pouco tomografias. Essa alteração pode ser a lesão, mas pode ser também, resultado da própria manipulação na ressecção. O que importa mesmo, é que estresse, depressão, uso de celular ou wifi ou bebida alcoólica, não aumenta a taxa de replicação celular na lesão, traduzindo : não faz tumor crescer ! Fique tranquila, apesar de não saber sua idade e nem ter visto a imagem, acredito que vc ficará muito tempo, até décadas sem necessidade de nova intervenção. Lembre-se, essa constatação não quer dizer que não precise acompanhar com seu médico escolhido, nada substitui uma boa consulta , principalmente, com um médico competente e que ame cuidar de gente. Um abraço