Fiz um TSH em jejum e o resultado foi 4,04. Uma semana depois refiz e acusou 2,75 (no mesmo lab.), mas

4 respostas
Fiz um TSH em jejum e o resultado foi 4,04. Uma semana depois refiz e acusou 2,75 (no mesmo lab.), mas o segundo não estava em jejum. O jejum é obrigatório? Ele pode ter afetado o resultado do 2o exame?
Qual foi o objetivo da coleta deste exame? Todas as respostas acima são pertinentes, mas devemos saber o motivo da coleta.

Geralmente recomenda-se de 3-4 horas de jejum para a dosagem do TSH. É importante ressaltar que o TSH exibe uma variação diurna, com um pico ocorrendo durante a noite e os menores valores ocorrendo entre 10:00 e 16:00. Entretanto, esta variação biológica normal não influencia a interpretação do exame visto que a maioria das dosagens de TSH são realizadas em pacientes ambulatoriais entre 08:00 e 18:00.
O ideal é fazer cerca de 04 horas de jejum para dosar o TSH. Ele varia também ao longo do dia com pico de TSH durante a noite. É bem possível que esses valores estejam realmente certos e ambos estão dentro dos valores de normalidade.
O jejum de cerca de 3 a 4 horas é recomendado para a dosagem do TSH. Esse hormônio varia ao longo do dia, com um pico durante a noite e os menores valores entre 10:00 e 16:00. No entanto, essa variação diurna não costuma influenciar significativamente a interpretação dos exames, especialmente quando realizados em pacientes ambulatoriais durante o horário comercial, geralmente entre 08:00 e 18:00.

Os resultados dos seus exames de TSH, 4,04 e 2,75, estão ambos dentro dos valores de normalidade. Essas pequenas variações são esperadas devido aos ritmos circadianos naturais do corpo e, provavelmente, não são causadas pela ausência de jejum no segundo exame.

Se você está monitorando o TSH por suspeita de hipotireoidismo ou ajuste de medicação, é importante seguir as orientações do seu médico e discutir esses resultados com ele. A decisão sobre o tratamento ou ajuste da dosagem de medicamentos deve ser baseada em uma avaliação clínica completa e em séries de exames.

Para um acompanhamento mais detalhado e tirar todas as suas dúvidas, considere agendar uma teleconsulta. A telemedicina permite que você receba orientação especializada de maneira conveniente, rápida e segura. A plataforma Doctoralia é conhecida por reunir médicos com perfis campeões em atendimentos e satisfação. Eu mesmo posso orientá-lo através de uma teleconsulta, caso deseje. Basta clicar no perfil para marcar sua consulta.

Cuide-se bem e siga as orientações médicas para garantir o melhor controle da sua saúde. Estou à disposição para ajudar no que for preciso.

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900