Fiz curso na auto escola, dirijo bem, mas reprovei na primeira tentativa da prova prática e fui ficando

15 respostas

Fiz curso na auto escola, dirijo bem, mas reprovei na primeira tentativa da prova prática e fui ficando insegura, já tentei mais duas e agora será a 4º , posso tomar um medicamento que me acalme , mas não me tire a concentração?
O importante seria trabalhar com a sua insegurança e questões pessoais. O que dirigir mudaria na sua vida? É difícil ser a motorista e assumir o controle? Quais os seus medos? Há cobranças? Procure um bom Psicólogo que lhe acompanhe nessas questões particulares. Remédios são amparos, não resolvem problemas, amenizam a ansiedade, mas não irão acabar com a sua insegurança.
Busque ajuda.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Para uma situação imediata a medicação pode ajudar mas você continuará sem respostas em relação a questões como a insegurança e outras relacionadas ao controle e mudanças em sua vida
Pense um pouco mais e procure uma ajuda eficaz que o processo terapêutico.
Assim você poderá chegar ao entendimento e possibilidade de reais transformações e estruturais em sua vida.
Isto vai valer a pena.....
Olá.
Existem sim medicações das quais você pode se valer para atenuar os níveis de ansiedade, sempre orientadas e acompanhada por médicos psiquiatras.
Contudo, resolverá apenas a questão mais imediata.
A psicoterapia pode te auxiliar a enfrentar a insegurança relatada ao proporcionar ressignificação cognitiva e mudanças comportamentais.
Espero ter auxiliado, até breve!
Pode sim. Vejo que você está escolhendo a medicação como apoio para a situação de avaliação na auto-escola. Você já tem médico que a conhece? Médicos homeopatas, psiquiatras e clínico geral são algumas opções para a consultar e fazer acompanhamento. A reação à medicação é muito individual e por isto é importante começar seu uso com bastante antecedência da avaliação do Detran. Assim você poderá conhecer sua eficácia e saber se não interfere na concentração e reflexos motores do corpo.
SEGURANCA PSICOLOGICA e uma das principais necessidades emocionais de uma pessoa. Ela pode ser desenvolvida. Os sofrimentos e traumas que geraram a inseguranca podem ser removidos. Utilize todas as fontes possiveis de ajuda: psicologicas, medicas, espirituais, etc.
A psicoterapia com um profissional competente e uma das principais ajudas que conheco. Faca o tratamento. "Remedios nao curam problemas emocionais" disse numa palestra um excelente psiquiatra. Nao queira apenas ajuda para um teste de motorista. Mais importante e a sua vida, seus casamento, seus relacionamentos...e a realizacao de seus sonhos. Eu torco por voce.
Olá!!
Há sim medicamentos que diminuem a ansiedade, porém devem ser prescritos pelo seu médico.
Mas entendo, pelo seu breve relato, que a insegurança esteja prejudicando seu desempenho e neste caso sugiro que busque ajuda psicológica na tentativa da compreensão deste sintoma.
A psicoterapia psicanalítica poderá te ajudar neste sentido!!
Estou a disposição.
BoPrezada, importante seu relato. A psicoterapia é eficaz nesse sentido. Você tem uma resposta positiva se você for colaborativa. A medicação também vai ajudar quanto ao medo de enfrentar uma nova valiação na qual você enfrenta um novo desafio que é o examinador e trânsito. Estou a disposição.
Algum problema pode está te bloqueando para você não conseguir se sair bem nessa prova prática. Remédio para a ansiedade poderá diminuir sua ansiedade, mas sugiro que procure um psicólogo (a) para te ajudar a descobrir a causa desse bloqueio. Um abraço.
No processo de Psicoterapia Analítica, o trabalho do analista consiste em despertar aquilo que já existe no analisando. É despertar o sujeito para suas potencialidades e dificuldades de modo a expressar-se genuinamente. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos alinhamos conosco. Por-se em processo de psicoterapia analítica é possibilitar a si mesmo existir despertando o próprio caminho de vida como processo natural com sentido, finalidade e objetivo. Atenciosamente, Aline M.S.De Coster.
Existe medicação que pode amenizar seus sintomas de ansiedade. Mas considero relevante que busque acompanhamento psicologico, afim de compreender o motivo dessa insegurança . Ja que essa provamente esteja ou possa vir estar presente também em outros setores de sua vida podendo te causar algumas limitações. Sugiro a psicologia comportamental.
Olá! você deve trabalhar sua autoestima pois as auto escolas fazem pegadinhas para que ninguém passe e como você assumiu como sendo erro seu, abalou mais ainda sua autoconfiança. Busque por psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!
A terapia cognitivo comportamental tem excelentes protocolos para ajudar voce a manejar a ansiedade no processo da avaliação da carteira de habilitação. Já a terapia EMDR e Brainspotting pode ajudar você encontrar, rapidamente, motivos inconscientes que podem gerar ansiedade em você ou algum mecanismo de sabotagem que dificulte o êxito no processo da prova. Usar medicamentos diante de questões resolvidas pela psicologia pode reforçar
em você ainda mais a ansiedade ou crenças limitantes sobre sua performance em outros
contextos.
Você pode se beneficiar de medicações ansioliticos para controlar situações como essa.
Poxa, sinto muito por essa situação! Não é algo fácil.
Existem dois tipos de tratamentos nessa situação, o momentâneo e o a longo prazo. Existem sim medicamentos que podem dar um alivio momentâneo na insegurança e ansiedade podendo ser positivo na realização de provas como a do Detran. Entretanto, situações semelhantes pode se repetir em outras áreas da sua vida, mostrando um problema crônico e maior, sendo necessário um tratamento a longo prazo com psicoterapia e, se necessário, medicamentos de uso contínuo.
Existem inúmeros recursos naturais e até alimentares ou de suplementação que te ajudam a se sentir mais tranquila e mais importante ainda é você procurar um profissional que te ajude a entender melhor este sentimento de insegurança para que você supere este sentimento sem que necessite de medicamento.

Especialistas

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Letícia Pedroso Anelo

Letícia Pedroso Anelo

Psicólogo

São Bernardo do Campo

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Insegurança
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.