fibromialgia e uma doença sem cura?

5 respostas
fibromialgia e uma doença sem cura?
Uma vez diagnosticada a fibromialgia corretamente, sim ela não tem cura, mas existem medicamentos que ajudam nas dores além da psicoterapia necessária nestes casos,já que é uma doença psicossomática.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A fibromialgia é um transtorno ou doença que tem cura.

O tratamento é difícil e longo. É necessário associar a terapia medicamentosa á terapia cognitiva, o comprometimento do cliente é essencial e o desejo de aderir aos tratamentos é fundamental.

O portador de fibromialgia geralmente sofre de problemas de sono, dormir mal causa dores no corpo. Dormem mal porque carregam o peso de tudo e de todos nas costas. Ocupam e preocupam com tudo e com todos ficando admirados com a despreocupação do outro com relação as suas preocupações.

Para conseguir se curar a fibromialgia além dos tratamentos citados o portador precisa mudar o estilo de vida, fazendo exercícios físicos aeróbios, passar a se ocupar consigo mesmo, relaxar, deixar os pensamentos fluírem já que não param de pensar. Como preocupam demais perdem o sono por estarem hipervigilantes
Embora ainda não tenha descoberta a cura para a fibromialgia, há casos em que os sintomas retrocedem quase que por completo. A prática de exercícios físicos de baixa intensidade, uso de antidepressivos tricíclicos, psicoterapia e outras terapias complementares levam o paciente a ter respostas positivas e uma melhor qualidade de vida.
Além do tratamento médico e psicológico, a Terapia de Integração Craniossacral pode ser uma boa alternativa de tratamento associado ao que você já faz.
Ainda não foram descobertas as causas específicas nem a cura para a síndrome dolorosa crônica denominada Fibromialgia, mas, trata-se de uma dor real, e requer a compreensão das queixas persistentes de seus portadores nos âmbitos familiar e profissional.

É possível manter esta síndrome orgânica-emocional sob controle, principalmente, através do restabelecimento do equilíbrio hormonal e dos neurotransmissores e também por meio da mudança dos hábitos pessoais e profissionais, que são obtidos com o auxílio de cuidados multidisciplinares como de médicos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, etc..

Procurar ajuda psicológica é essencial para aumentar a autoestima, tirar o foco da dor, reduzir a ansiedade, a depressão, o stress, os pensamentos excessivos de preocupação, concentrando-se no que é bom e prazeroso, aprendendo a lidar com os mecanismos que desencadeiam os sintomas da Fibromialgia.

Especialistas

Rogério Prà

Rogério Prà

Fisioterapeuta

Caxias Do Sul

Luciane Vitorio da Silva

Luciane Vitorio da Silva

Fisioterapeuta

São João de Meriti

João Victor Alencar Ranieri

João Victor Alencar Ranieri

Médico clínico geral

Londrina

Aurélio Santos

Aurélio Santos

Fisioterapeuta

Juazeiro Do Norte

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 257 perguntas sobre Fibromialgia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.