faz alguns anos já que acordava vendo aranhas na parede e até mesmo na cama, e de um tempo para cá,

25 respostas
faz alguns anos já que acordava vendo aranhas na parede e até mesmo na cama, e de um tempo para cá, piorou pois até um simples cochilo eu já acordo vendo todo tipo de bicho voador, já vi também um espiral e um emaranhado de cabelo que qnd acordo leva uns segundos e some, chego a pedir pra minha filha acender a luz e fico horas procurando e n acho nada, disfarço e mudo de assunto pois tenho vergonha onque seria isso????
Olá querida, não existe razão para ter vergonha, o primeiro passo para procurar ajuda e viver melhor você já está dando, isso é algo muito saudável. É inviável te dar um diagnóstico ou uma hipótese somente pelo seu relato, há muita coisa que deve ser avaliada e investigada, até porque é algo que já está acontecendo por um certo período de tempo. Procure um bom Psicólogo, ele certamente ele irá avaliar sua situação de maneira mais profunda e te orientar adequadamente. Espero ter ajudado. Um abraço!

Olá. Freud escreveu o livro que foi o grande marco da Psicanálise em 1900: A Interpretação dos Sonhos. Apesar de fazer muito tempo, ainda hoje suas teses se mostram verdadeiras, como mostra as pesquisas do doutor Sidarta Ribeiro. O que busco dizer com isso é que os sonhos (e no seu caso, os pesadelos) são importantes pistas para entender o que se passa no seu inconsciente. Os sonhos não são simples amontoados de pedaços de memória. Eles são uma narrativa com eventos e objetos que têm importância na sua história. Aranhas, insetos e espirais devem ter ligação com suas angústias, mas aparecem de forma disfarçada no sonho, como uma fantasia. Recomendo que busque um psicólogo, de preferência um psicanalista, para você falar melhor sobre isso e o que mais lhe aflige. Assim você poderá integrar essas experiências, ganhando mais autonomia sobre sua vida. Um abraço e boa sorte!
Boa noite. O seu relato é muito breve e não é possível realizar qualquer diagnóstico a partir disso. Acredito que é importante sim buscar auxílio psicológico se tu sente que há questões emocionais que podem estar relacionadas com esses teus episódios, porém também te recomendo que faças uma avaliação com neurologista para descartar qualquer possibilidade de que haja uma causa orgânica. Qualquer dúvida estou à disposição.
Olá, Inicialmente é importante ressaltar que sem conhecer a tua história clínica e psiquiátrica é inviável pensar em um diagnóstico. Se estes sintomas OCORREM APENAS ao dormir ou ao despertar é possível que se trate de um transtorno do sono, possivelmente alucinações hipnagógicas ou Hipnopômpicas (talvez associadas a narcolepsia). Este tipo de vivência ocorre no momento de adormecer (Hipnagógica) ou, com menor frequência, ao acordar (Hipnopômpicas). Durante estes eventos a pessoa pode ver imagens de forma nítida ou escutar sons, que não são reais. Essas alucinações extremamente vívidas são semelhantes àquelas de sonhos normais, mas de forma muito mais intensa. Porém se as alucinações também ocorrem em outros momentos do dia a causa pode ser da esfera psicótica. Em qualquer um dos casos é importante buscar auxílio o mais breve possível. E não precisa ter vergonha, isso é bem comum. A máxima é sempre: o quanto antes tu começar a tratar melhor o prognóstico.
Precisamos de mais informações para um diagnóstico mais acertivo. Agende uma consulta psicológica e não tenha vergonha. Assim que conseguir detectar o que está ocorrendo tudo ficará mais tranquilo.
Boa noite!
Uma anamnese trará mais informações . Sugiro que procure um psiquiatra e um psicólogo(a) para realizar avaliação psicológica para uma maior investigação.
Abraços
Ola! Sugiro que busque por ajuda profissional, para um diagnóstico mais assertivo. Consulte-se com um profissional da psicologia e este, se for o caso, também lhe encaminhará para um profissional da psiquiatria. Não se envergonhe, busque por ajuda!
Olá seria interessante você buscar a ajuda de um especialista para falar mais detalhadamente sobre esse assunto e tentar entender as causas e então ele poderá lhe fornecer um possível diagnóstico. Você pode optar por um psiquiatra ou psicólogo. Recomendo aquele que você se sentir mais confortável, visto que em sua fala trouxe que se sente envergonhada pela situação. Abçs!
Olá, para melhor avaliar seu problema é necessário entender com mais profundidade, desde que iniciaram estas visões. Você deve procurar ajuda medica e psicológica o quanto antes, assim poderá entender o que se passa e se tratar, não tenha vergonha para buscar ajuda.
Abçs
Olá

Não há motivo para se sentir vergonha, mas sim motivos para buscar entender o que está acontecendo e realizar o tratamento adequado.

Sugiro o acompanhamento com o psicólogo e o psiquiatra que no caso irão analisar esses comportamentos, a sua frequência , intensidade e o que impacta em sua vida.
A busca por um psicólogo experiente vai lhe ajudar a diagnosticar o que ocorre e obter um tratamento adequado
Olá, que bom que você está procurando ajuda. Posso imaginar que você esteja em sofrimento significativo, já que não é nada agradável tentar tirar um simples cochilo que é tão reparador e acordar tendo visões que pelo seu relato parecem ser alucinações.
Existem algumas síndromes relacionadas ao sono que podem desencadear alucinações visuais ao adormecer ou ao acordar, sendo assim, minha orientação é que busque ajuda de um profissional do sono ou um neurologista para melhor entendimento do seu caso. Após isso, caso as visões persistam sugiro procurar ajuda de um profissional de Psicologia.
Espero ter ajudado.
Olá! Como dito pelos colegas, não há razão alguma para vergonha. Em nosso psiquismo existem cadeias associativas inconscientes. Assim, a aranha ou o bicho voador podem estar simbolizando aspectos inconscientes aos quais você ainda não tem acesso. Um processo psicanalítico bem sucedido faz o trajeto de volta a estes conteúdos inconscientes, ampliando a consciência, de modo que a angústia relacionada a estes elementos, vá, aos poucos, perdendo a função e tornando-se não mais necessária.
Olá! Obrigada por compartilhar conosco a sua questão. Minha recomendação é que você busque por um profissional de saúde mental. Em geral, é muito comum na área que façamos encaminhamentos a outros profissionais quando observamos que a demanda apresentada excede o limite de nossa atuação ou necessita de uma intervenção multidisciplinar. Então, caso você busque por um psicólogo e ele avalie que é necessária também uma avaliação psiquiátrica ou neurológica, certamente você será encaminhado a esse profissional e vice-e-versa. É importante que você leve a esse profissional um relato bastante detalhado de suas vivências, quando tiveram início, em quais momentos ocorrem e de que maneira, se estão relacionadas somente ao sono. Certamente esses profissionais terão condições de resgatar sua história de vida e propor um acompanhamento em saúde mental adequado para o seu caso. Um abraço!
Olá!
São inúmeras questões a serem abordadas a fim de um entendimento maior sobre o que ocorre com vc. Procure um psicólogo, para que junto a ele, vc consiga entender o que se passa. Importante entender para não sentir vergonha e nem medo! Há uma resposta e um motivo para tais sonhos. Procure ajuda!
Abraço!
Olá somente com uma avaliação mais profunda, com mais detalhes é que vamos poder ajudar melhor, é preciso identificar se são sonhos ou alucinações. Procure um Psicólogo para que ele possa analisar minuciosamente seu caso.
Ainda que esse relato seja insuficiente para que se faça comentários mais precisos, muito provavelmente pode-se tratar de um dos chamados Estados Intermediários de Consciência, no seu caso, o Hipnopômpicos (ao despertar, entre o sono e a vigília).
O oposto, estado Hipnagógico , refere-se ao momento de indução ao sono.
Um Psicanalista, que se especializa em fenômenos dessa natureza, seria a escolha mais acertada. O 'gatilho' pode ser o estresse (pós-traumático ou não) ou déficit ou alteração do chamado "Hormônio do Sono" - a Melatonina. Boa sorte!
Uma Polisografia pode auxiliar no diagnóstico. Nesse caso, procure um Instituto do Sono e um Pneumologista, pois tal exame requer uma noite de sono com o organismo plugado a eletrodos que avaliam as funções cardíacas, metabólicas etc.
Prezada, essa é uma questão um tanto capciosa e delicada pois podemos estar diante de influências de ordem orgânica e/ou psíquica mas que podem atuar de forma concomitante. Nesse sentido, antes de mais nada faz-se pertinente compreendermos qual é o momento em que essa realidade se instaura. Além disso, talvez seja apropriado pensarmos se essas visões são provenientes de alguma fobia e/ou medo. Nesse sentido, penso ser relevante considerarmos que a condição moderna vai reconhecendo formas mais brandas e mais agudas daquilo que nos causa estranhamento. Não somos estranhos em nós mesmos, somos estranhos àquilo que vem de fora, que não nos pertence. Essa denominação esta sob uma perspectiva do não entendimento daquilo que nos acarreta e que de alguma forma nos atravessa. Penso ser nesse tocante essas visões, algo que não lhe pertencia mas que de alguma forma começa a fazer sentido em si mesmo, existe uma apropriação da própria psiquê mas é algo que lhe soa estranho, que não lhe é intrínseco. Aconselho veementemente um trabalho de analise que vise poder chegar ao núcleo desse incomodo.
Olá. Fica difícil avaliar qualquer caso por aqui. O recomendável é você procurar um psicólogo para uma avaliação mais detalhada. O profissional precisa entender todo o contexto para dizer do que se trata, não é tão simples quanto parece. Atenciosamente.
Olá você pode estar tento uma alucinação visual. Seria importante procurar um psicanalista que te ajude a entender que significado tem essas imagens que você observa. Certamente, elas são representantes simbólicos de algum conflito emocional que você vem sofrendo buscando se expressar. Se você tivesse sonhando com essas formas certamente não daria tanta importância e nem ficaria tão assustada, as vezes ocorre de sonharmos acordados. Os sonhos despertos ou acordados tendem a representar nossas ansiedades e conflitos. Busque um profissional que saiba como entender o simbolismo desses animais.
Olá. Eu imagino o quando deve estar sendo difícil e até mesmo confuso, entretanto, o seu relato não é suficiente para que eu consiga lhe passar qualquer tipo de diagnóstico, pois para isso é necessário investigarmos vários aspectos, não só do que esta acontecendo agora, mas da sua história de vida. Busque ajuda. Um forte abraço
Olá.
Entendo a sua angústia em querer um diagnóstico como resposta, mas o processo de compreensão de determinado caso ou sintoma vai além disso.
É importante investigar histórico e a subjetividade desses símbolos para você, ou seja, o que essas aranhas e etc representam para você. Amplie a sua percepção sobre si mesma através de um processo de psicoterapia, normalmente muitas camadas de nós mesmos se revelam durante o processo e é essa travessia que é transformadora.
O que você está descrevendo parece ser um distúrbio chamado alucinação hipnagógica. Esta condição é caracterizada por alucinações visuais que ocorrem durante o sono, geralmente quando a pessoa está adormecendo. As alucinações podem incluir formas, figuras, animais, objetos e outras imagens. Embora não se saiba exatamente o que causa alucinações hipnagógicas, alguns estudos sugerem que elas podem estar relacionadas ao estresse, à ansiedade e ao sono inadequado. Se você está preocupado com as alucinações que está tendo, recomenda-se que você procure um profissional de saúde mental para obter ajuda.
Olá, muito prazer!

Reconhecer que precisa de ajuda já é um passo muito importante, não tenha vergonha!

Primeiramente é muito importante passar por uma avaliação clínica com exames laboratoriais e de imagem para descartar qualquer condição neurológica ou fisiológica que possam provocar um rebaixamento da consciência e consequentemente uma alucinação visual, recomendo que busque um neurologista ou psiquiatra para essa investigação. Se descartado qualquer condição clínica é indicado que busque por um acompanhamento psicológico/psiquiatrico para tratamento desses sintomas de alucinação, além disso, é importante manter um ritmo circadiano adequado com uma alimentação balanceada, sono regulado e atividade fisica.

Espero ter ajudado,
Um forte abraço!
Sei que talvez pareça mais natural se constranger, mas tente não ficar envergonhada. Sua atitude de procurar ajuda e compreender o que está acontecendo com você foi madura e bonita, é o melhor exemplo que sua filha pode aprender de ti. Quanto ao seu relato, é difícil te dizer o que pode significar com apenas essas informações. Isso porque para algum tipo de diagnóstico, precisamos de um conjunto de sintomas, e para uma melhor análise seria necessário mais tempo de conversa sobre sua história, vivências e pensamentos. Tirando a parte do diagnóstico em si, podemos citar o estresse em excesso e alguns distúrbios do sono que podem causar percepções cognitivas (som, visão...) errôneas. Em todo caso, é notório que passar por isso está te causando sofrimento, e conversar com um psicólogo te ajudaria, a princípio, a amenizar esse sofrimento. Uma melhor qualidade de vida sempre abrirá caminhos mais iluminados.