Faço quimioterapia pra câncer de linfoma não Hodkin, porém tenho efeitos colaterais severos, como

2 respostas
Faço quimioterapia pra câncer de linfoma não Hodkin, porém tenho efeitos colaterais severos, como febre muito alta por exemplo, quando tenho esses sintomas devo voltar a procurar atendimento médico?
Grande parte dos pacientes com câncer, em tratamento quimioterápico, deve se preocupar quando tem febre alta. A febre é o principal sinal de infecção.
Alguns protocolos de quimioterapia, como de leucemias agudas ou linfomas de rápido crescimento, são mais agressivos e podem levar a neutropenia, que é a queda do números de neutrófilos, um tipo de célula de defesa importantíssimo. Se a febre ocorrer neste momento, o paciente pode correr grande risco, por isso orientamos ir a emergência de onde faz tratamento para ser avaliado e muitas vezes internar com antibióticos na veia.
Você deve conversar com seu médico, perguntar se o protocolo utilizado pode levar a neutropenia, saber em quais momentos isso pode ocorrer e solicitar a ele que te oriente quanto ao que fazer quando a febre, ou outros sintomas aparecerem nos diferentes momentos do tratamento.

Bom dia!!
A Quimioetrapia é uma etapa do tratamento para o linfoma que tem seus efeitos colaterais que variam de paciente para paciente.
A febre é sempre um sinal de alerta para um possível quadro infeccioso associado principalmente na fase da neutropenia (quando os leucócitos diminuem , popularmente a “defesa do corpo” ).
Assim, é importante procurar o pronto atendimento para ser avaliada e informar seu médico.