Existem "graus" de FM, como em outras doenças autoimunes? Se sim, como avaliar o grau de severidade

7 respostas
Existem "graus" de FM, como em outras doenças autoimunes? Se sim, como avaliar o grau de severidade da FM? É possivel em função da resposta do paciente à medicação estimar este "grau"?
Por vez trabalhado o estresse, ansiedade, orientando o sujeito através de tarefas de casa o relaxamento, é possível grande exito ser alcançado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não existem graus. O que existe são variações de sintomas e intensidades. Geralmente essas dores são migratórias, e às vezes pode doer pontos mais específicos e outras doer o corpo como um todo. A fibromialgia é uma doença, onde o limiar de dor do paciente é menor do que nos demais. Exercícios, medicação nas fases agudas e Terapia são fundamentais para alívio e controle dos sintomas.
A fibromialgia é uma patologia de fundo emocional sendo que deve-se avaliar o grau de comprometimento caso a caso. É possível ter uma ideia da severidade observando o quanto as dores sentidas pelo paciente influenciam negativamente em sua rotina diaria de trabalho, estudo, lazer, vida social, etc. O tratamento mais eficaz, independente do grau de severidade, envolve a psicoterapia, a realização de atividades fisícas regulares, e em alguns casos, psicotrópicos para regulação de sono.
Os sintomas presentes irão variar de pessoa para pessoa uma vez que vai depender da qualidade de vida que o individuo terá como disse o colega José Maria e a Tânia Molinari. Para trabalhar com a psicoterapia há necessidade de ver os aspectos psicopatológicos do paciente.
Investigando aspectos como o diagnóstico de depressão. Além de adotar ótimas técnicas de relaxamento, para aliviar a tensão muscular. Trabalhar com os pensamentos negativos. O ponto básico é analisar as contrariedades que o paciente esta vivendo.
Os graus de comprometimento da FM depende da qualidade de vida. Fibromialgia tratada com hipnoterapia alivia muito as dores. Reduzir estresse, ansiedade, preocupações com relaxamento passivo são um dos princípios do tratamento da FM.
A Fibramialgia pode ser melhorada com psicoterapia e com acupuntura e na maior parte dos casos há fatores emocionais envolvidos no problema que precisam ser trabalhados para a melhora da qualidade de vida do sujeito que sofre das dores.
A fibromialgia é uma patologia de fundo emocional sendo que deve-se avaliar o grau de comprometimento caso a caso. É possível ter uma ideia da severidade observando o quanto as dores sentidas pelo paciente influenciam negativamente em sua rotina diária de trabalho, estudo, lazer, vida social, etc.

Especialistas

Patrícia Mendes Pinheiro Juliani

Patrícia Mendes Pinheiro Juliani

Fisioterapeuta

São Paulo

Maria Eduarda Goulart

Maria Eduarda Goulart

Fisioterapeuta

Paraguaçu Paulista

Maria Carolina Guerra Silveira Armani

Maria Carolina Guerra Silveira Armani

Fisioterapeuta

Petrópolis

Letícia Jonas

Letícia Jonas

Fisioterapeuta

Poços de Caldas

Amanda Santos

Amanda Santos

Fisioterapeuta

Araras

Pedro Henrique Pelissari

Pedro Henrique Pelissari

Reumatologista

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 257 perguntas sobre Fibromialgia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.