Existe também a hiperlexia? Gostaria de saber qual o especialista que tem experiencia com esta síndrome?

25 respostas
Existe também a hiperlexia? Gostaria de saber qual o especialista que tem experiencia com esta síndrome? Meu neto precisa ser consultado mais não estamos encontrando profissional com experiencia nesta área
Olá!
Existe o profissional e tratamento para este caso.
Busque ajuda e orientação o quanto antes de um Neurologista ou até mesmo de um Neuropsicólogo que poderão avaliar e indicar o melhor tratamento pro seu neto.
Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Bruna Luzetti
Psicólogo
Guarulhos
Olá!
É necessário saber qual o tipo de hiperlexia (tipo I, II ou III).
Assim, será possível avaliar qual a melhor forma de tratamento, geralmente junto à uma equipe multidisciplinar.
Espero ter ajudado!
Há tratamento adequado sim. Sugiro buscar um neuropsicólogo ou neurologista. Caso precise de outros encaminhamentos, eles assim o farão. Boa sorte!
 Karla Lopes
Psicólogo
Salvador
Olá, existe tratamento adequado sim, através de equipe multidisciplinar neurologista / psicólogo / neuropsicólogo/ psicopedagogo/ fonoaudiólogo, em alguns casos o médico pode solicitar também acompanhamento com terapeuta ocupacional.Sugiro que procure um neuropediatra / neurologista, na Clivale tem a neurologista Geane Pinheiro com expertise em neurologia infantil e acompanhamento destes quadros. Espero ter ajudado! Um abraço!
 Eduardo Coutinho Lopes
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Hiperlexia pode ser considerada um tipo de autismo, acredito que um psicologo com bom conhecimento possa ajudar. Sugiro que as familia tb busque ajuda pois uma vez sendo ajudados conseguem ajudar uns aos outros.
Att.
Eduardo
Um neuropsicólogo poderá realizar uma
Avaliação a fim de buscar um diagnóstico preciso e indicar a melhor forma de reabilitação para este que é um distúrbio de
Linguagem.
 Patricia de Oliveira Pontes
Psicólogo
São Paulo
Ele já tem avaliação neuropsicológica? Passou com o neurologista? Eu posso ajudar, entre em contato pelo telefone do meu perfil e conversamos melhor
 Silene David Jorge
Psicólogo
Nova Lima
A hiperlexia é uma alteração, um distúrbio de memorização de letras e números e quando a criança precocemente aos 3 ou 4 anos, já os memoriza formando palavras, ainda não é capaz de desenvolver os seus significados. Apresentando também dificuldades afetivas e sociais é aconselhável consultar um neurologista e um neuropsicólogo para um tratamento adequado.às suas dificuldades.
A hiperlexia é uma síndrome e em muitas vezes pode ser caracterizada como elemento do autismo. O diagnóstico é realizado pelo médico neurologista e por um neuropsicólogo.
A partir dos 3 anos essas crianças são capazes de reconhecer o agrupamento de letras e formar palavras, mesmo que estas não façam sentido no contexto. A criança pode ser capaz de ler frases inteiras, mesmo não dominando a linguagem oral como as outras crianças de sua idade.
Na escola, é indicado sala especial e os
professores devem estar preparados para usar, de maneira criativa, a habilidade de lidar com as palavras e números.


 Felipe Robaina
Psicólogo
Mandaguari
Não sou especialista neste caso, mais acredito que um neuropsicologo ou um neurologista que tenha especialidade em avaliar crianças e adolescentes seja o mais indicado pois trata de uma disfunção neurológica diagnosticada precocemente.
Este comportamento muitas vezes está associado a crianças autistas, mas nem toda criança que apresenta hiperlexia tem autismo. O ideal é ter o trabalho conjunto de psicólogo e fonoaudiólogo.
 Talita Cristina Pereira Cano
Psicólogo
São Paulo
O tratamento exige a participação de especialistas em várias áreas (pedagogia, fonoaudiologia, psicologia, neurologia, pediatra, etc.) para ajudar o portador de dislexia a superar, na medida do possível, o comprometimento no mecanismo da leitura, da expressão escrita ou da matemática.
 Gabriel Domingos Silva Rego
Psicólogo
São Paulo
Olá, antes de qualquer coisa, acho necessário trazer um questionamento. Ele está em sofrimento ? Sua hiperlexia atrapalha seu rendimentos em alguma esfera de sua vida ? Quando ele foi diagnosticado ? Por quem ? Antes de iniciar um tratamento é necessário ver a necessidade do mesmo, bem como tomar cuidado com tratamentos que não são os indicados para seu neto. Faça uma avaliação neuropsicológica e siga as recomendações do profissional
 Deive Brasil Silva
Psicólogo
Recife
um neuropsicólogo poderá lhe orientar sobre um tratamento adequado.
 Maria Annunziata Spagnolo
Psicólogo
Salvador
Boa noite, apessoa mais indicada para ter um diagnostico adequado ao caso é um neuropediatra, uma vês tendo o diagnostico podem procurar o profissional adequado para atendes as necessidades dele.
 Angela Maria da Silva
Psicanalista, Psicólogo
Guarulhos
A hiperlexia, quando observada na criança aos 2 ou 3 anos , geralmente o adulto tende a valorizar essa capacidade da criança desenvolvida tão cedo para leitura ou números por exemplo , mas é interessante avaliar com neuropsicologo , para descartar se há indícios do TEA, podendo fazer o diagnóstico cedo , para possibilitar o melhor desenvolvimento desta criança . Estou a disposição e espero ter ajudado .
Olá boa noite!

Como os colegas já disseram, é fundamental a família buscar um especialista em neuropsicologia. Sou Neuropsicóloga e psicóloga Clínica, posso ajudá-los, gentileza, caso tenha interesse entre em contato.
Obrigada!
 Patrícia Vieira Araujo
Psicólogo
São Paulo
Olá, psicólogos infantis, neuropsicólogos, psicopedagogos podem ajudá-lo.
 Paulo S. Designe
Psicólogo
Santo André, SP
Procure um neuropsicólogo para assistir seu neto.
 Marcos Fernandes
Psicólogo, Psicanalista
Goiânia
A hiperlexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a capacidade de leitura e compreensão de crianças. É caracterizada por um desenvolvimento precoce da leitura, mas com dificuldades na compreensão e na produção de textos.

O especialista mais indicado para tratar a hiperlexia é o neuropsicólogo. Ele é o profissional que tem experiência na avaliação e tratamento de transtornos de aprendizagem, como a hiperlexia.

A psicanálise pode ajudar a compreender as causas subjacentes ao transtorno de aprendizagem, bem como ajudar a lidar com as emoções e sentimentos que podem estar associados ao transtorno. Além disso, a psicanálise pode ajudar a desenvolver estratég ias para lidar com as dificuldades de aprendizagem.
Dra. Rosemary da Silva Reis
Psicólogo
São João de Meriti
A hiperlexia e um termo utilizado para descrever um padrão incomum de comportamentos relacionado a leitura em crianças. Na Hiperlexia, a crianças desenvolver um padrão incomum de comportamentos relacionado a leitura acima da media para a sua faixa etária, muitas vezes antes mesmo de compreendeu completamente o que esta lendo. A crianças com hiperlexia podem mostra um interesse precoce e forte pela leitura, memorizando palavras ou frases rapidamente e conseguindo decifrar palavras complexas sem dificuldades. Mas, podem ter dificuldades na compreensão do significado do que estas lendo,bem como em outros áreas de comunicação e interpretação social. Eu sou psicologa e pedagoga.
Sim, existe... busque um neuropsicólogo para realizar uma avaliação neuropsicológico e assim entender essa condição auxiliando a família nas intervenções futuras.
 Antônio Carlos Neto
Psicólogo
Belo Horizonte
Sim! Hiperlexia é uma condição na qual a criança aprende o processo mecânico da leitura (a decodificação), sem que haja compreensão do está sendo lido. Se não acompanhado pode trazer certo nível de prejuízo na fase escolar. Procure um neuropsicólogo.
Sim, a hiperlexia é um transtorno caracterizado pela habilidade precoce de ler, mas com dificuldades de compreensão e comunicação. Pessoas com hiperlexia podem ler palavras sem entender seu significado e apresentar dificuldades sociais. Para avaliação e tratamento, é recomendável procurar um neurologista infantil ou psicólogo especializado em transtornos do espectro autista, pois a hiperlexia está frequentemente associada a esses transtornos. Em algumas regiões, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos especializados também podem ajudar.
 Paulo Cesar Francetto
Psicólogo, Psicanalista
Santo André
Olá. É uma condição ainda pouco estudada pela psicologia pois poucas crianças apresentam os sintomas. O encaminhamento é similar a outros diagnosticos, umpsicologo deve ser consultado e ele encaminhara a um neuropsicologo que fara uma serie de testes e entrevistas. Depois emitirá um laudo com o diagnostico e os enacminhamentos necessarios.

Especialistas

Cristiane Crisci

Cristiane Crisci

Psicopedagogo

São Paulo

Elen Vanessa Rodrigues Inafuko

Elen Vanessa Rodrigues Inafuko

Psicopedagogo

Sorocaba

Cristiane Matheus

Cristiane Matheus

Fonoaudiólogo

São Paulo

Lucas Vasconcelos

Lucas Vasconcelos

Psicólogo

Goiânia

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 52 perguntas sobre Dislexia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.