Existe cancer colorretal sem sangramento?, quem não consegue fazer colonoscopia como faz para saber

10 respostas
Existe cancer colorretal sem sangramento?, quem não consegue fazer colonoscopia como faz para saber , existe outros exames ?
Dr. Marcelo Werneck
Coloproctologista
Belo Horizonte
O câncer de intestino é uma doença que pode ser totalmente silenciosa. A presença de sangramento pode ocorrer, mas em geral a pessoa não sente nada. Por isso deve fazer os exames de prevenção na idade certa.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Patricia Moretto
Oncologista, Internista
Porto Alegre
Olá. Sim, muitas vezes não há sangramento visível e o paciente tem câncer colorretal. O rastreamento em quem não consegue fazer colonoscopia é feito com pesquisa de sangue oculto nas fezes, enema opaco, ou colonoscopia virtual ( é uma tomografia especificamente para avaliar colo e reto). Contudo, em algum destes exames dando positivo, deve-se proceder à colonoscopia para seguir a investigação/ ressecção de pólipos. Discuta os riscos e benefícios destes métodos para o seu caso especifico com seu proctologista. Abraços.
Dr. Diogo Stinguel Thomazini
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
Vila Velha
Podem sim ocorrer lesões tumorais do intestino sem sangramento. Pessoas que não toleram colonoscopia convencional podem realizar a colonoscopia virtual, com auxílio da tomografia computadorizada.
Dr. Marcos Vinicius Franca
Oncologista, Médico clínico geral
Taguatinga
Ola. O cancer colorretal pode ter vários sintomas, dentre eles sangramento, dor abdominal, alteração do funcionamento intestinal. Assim, é possível sim haver câncer de intestino sem sangramento. A colonoscopia é o melhor exame para identificar e diagnosticar o problema, mas outros exames ressonância de abdômen, tomografia, colonoscopia virtual podem sugerir a presença de lesão intestinal. Converse com seu médico, ele saberá informar a melhor opção no seu caso. Melhoras!
 Dr. Danilo Araújo de Gusmão
Oncologista
Goiânia
Bom dia.
Existem várias causas de sangramento retal que não sejam relacionadas à câncer colorretal e, além disso, não é necessário que haja sangramento para que haja câncer. Existem outras formas de diagnosticar além da colonoscopia, para isso, consulte sempre seu oncologista para orientações.
Dr. Tiago Biachi de Castria
Oncologista
São Paulo
Paciente com câncer colorretal não necessariamente apresenta sangramento.
Caso seja impossível de fazer uma colonoscopia existe a opção de fazer uma colonoscopia virtual ou as vezes outros exames de imagem...
Isso tudo vai depender do contexto e do caso em especifico.

À disposição

Dr. Tiago Biachi
Oncologista Clínico
Hospital Sírio Libanês
Dr. Allan Pereira
Oncologista
Brasília
Sim, existe. O sangramento pode muitas vezes nem ser notado quando presente. Para flagrar tal sangramento pode-se pedir um exame chamado "sangue oculto nas fezes" (SOF). Mas várias outras coisas podem positivar esse exame (ou seja, ele não é específico de câncer). Já tive casos inclusive onde o SOF veio negativo e o paciente tinha câncer.

Colonoscopia é de fato o melhor exame para rastreamento, mas há outras opções, como a colonoscopia virtual por tomografia computadorizada ou a retosigmoidoscopia flexível, dentre outros.
Procure um cirurgião coloproctologista, ou um oncologista especializado em tumores gastrointestinais, que ele poderá discutir prós- e contras de cada método.
Dr. Rodrigo de Assis Moraes
Oncologista, Especialista em clínica médica
Campinas
Sim, existe. Quem não consegue fazer colonoscopia, pode começar com exame de sangue oculto nas fezes, que é um exame de triagem e deve ser feito anualmente após os 45 anos. Em caso de positividade (sangue oculto nas fezes), deve ser feita a colonoscopia para melhor avaliação e biópsia de eventual tumor.
Dr. Marcos Radtke
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral
São Paulo
O sangramento geralmente está presente, porém ele pode, muitas vezes, não ser percebido, pois é microscópico. Daí a importância de você fazer exames preventivos mesmo sem ter sintoma nenhum! Deve ser avaliado também se você tem parente próximo com câncer intestinal. Isso aumenta o seu risco de ter a doença!
Existe sim, a colonoscopia é o melhor exame, nenhum pode substituir. Em situações em que o acesso é impossível, há como solicitar sangue oculto nas fezes, porém a chancer de ter um exame normal mesmo com cancer de intestino existe

Especialistas

Iago M. Rocha Leite

Iago M. Rocha Leite

Oncologista

Fortaleza

Victor Tafarelo

Victor Tafarelo

Cirurgião do aparelho digestivo

Florianópolis

Brenda Penachi

Brenda Penachi

Oncologista

Catanduva

Amanda Mouriño de Faráco

Amanda Mouriño de Faráco

Oncologista, Médico clínico geral

Pouso Alegre

Larissa Vilar País

Larissa Vilar País

Oncologista, Médico clínico geral

João Monlevade

Alexia Prado

Alexia Prado

Oncologista

Aracaju

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 108 perguntas sobre Câncer colorretal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.