Existe algum tratamento medicamentoso para a hipercolesterolemia que não seja com estatinas e/ou fi

4 respostas
Existe algum tratamento medicamentoso para a hipercolesterolemia que não seja com estatinas e/ou fibratos?
Prezado(a), além das estatinas e fibratos para o controle dos lipídios sanguíneos , foi recentemente aprovado pelo FDA (órgão regulador nos EUA) para o uso em humanos um novo medicamento, de nome Evolucumab. É de uma classe diferente dos anteriores, com tecnologia de anticorpos monoclonais, e devido à sua alta eficácia e custo, sua indicação ainda é reservada para pacientes que não respondem adequadamente às outras terapias ( geralmente com componente hereditário de pai e mãe, os homozigóticos). Mesmo quando (e se) se tornar uma realidade acessível a grupos maiores de pacientes, não se deve esquecer do controle dos outros fatores para a Ateromatose das artérias, que são igualmente importantes e, nem sempre dependem de poder econômico, mas de educação em saúde e consciência.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Primeiro temos que ver a causa da sua hipercolesterolemia (aumento de LDL, triglicerídeos, ambos?)
Depois, podemos fazer um tratamento não medicamentoso associado a uma suplementação personalizada para que você melhore seu perfil de colesterol.
Espero que ajude
abraço
Dr. Felipe Aragão
Primeiramente precisa saber a causa dessa hipercolesterolemia.
Um simples hipotireoidismo pode fazer o seu colesterol total se elevar e nem por isso você precisa tomar estatina.
Eu não sou adepto a estatina, como se usa em todos os casos com o seu colesterol total de 210 ou 220 mg/dl, tudo tem que ter critério.
Saber se a sua hipercolesterolemia é familiar por exemplo.
O colesterol, já foi considerado o maior inimigo do nosso sistema cardiovascular, mas muitos não sabem que 60% é formado do fígado e só o restante vem da alimentação.
Importante saber quanto estaria seu HDL, um equilibrio na alimentação e medidas que melhorem seu HDL (que é um protetor cardíaco) poderia controlar o seu colesterol sem estatina, não?
A estatina não deve ser usado a torto e a direita como se usa: ela tem vários efeitos colaterais.
Tenho vários pacientes que mudam o estilo de vida e uso fitoterápicos específicos para colesterol.É importante uma avaliação detalhada! Abraços
Para redução do colesterol existem ainda os fitosterois e o ezetimibe. Ambos inibem a absorção de colesterol no intestino.
Os fitosterois são compostos naturais que estão presentes nos vegetal e também comercializados pela indústria farmacêutica. Por serem moléculas parecidas com o colesterol de origem animal, os fitosterois podem competir com o colesterol dos alimentos no intestino e diminuindo a sua absorção.
O ezetimibe é um composto químico que geralmente é associado a baixas doses de estatina para potencializar o efeito de redução de colesterol para quem não tolera doses maiores dessas últimas.
Usados isoladamente, tanto os fitosterois como o ezetimibe são pouco potentes, mas podem em casos mais leves de hipercolesterolemia.

Especialistas

Giovana Coelho de Lima

Giovana Coelho de Lima

Endocrinologista

Campos Gerais

Caroline De Toledo

Caroline De Toledo

Endocrinologista pediátrico

São Paulo

Francisco Luis Cipriano Monteiro

Francisco Luis Cipriano Monteiro

Geriatra, Internista

São Luís

Fernanda Da Silva

Fernanda Da Silva

Endocrinologista

Viamão

Rafael Genario

Rafael Genario

Nutricionista

São Paulo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 193 perguntas sobre Hipercolesterolemia (Níveis elevados de colesterol)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.