Existe algum medicamento para recuperação da cartilagem?

4 respostas
Existe algum medicamento para recuperação da cartilagem?
Até o presente momento não existe nenhum medicamento que regenere a CARTILAGEM HIALINA. Existem muitos estudos sobre cartilagem em diversos centros médicos do mundo e muitas novidades são prometidas para os próximos anos nessa área.

Existem medicações chamadas condroprotetoras. Essas medicações contêm substâncias que compõem a cartilagem, como a glucosamina, a condroitina e outros componentes da cartilagem.
O fato de tomar essas medicações não garante que haverá produção de cartilagem hialina, baseada predominantemente em colágeno do tipo II (cartilagem verdadeira). Algumas pessoas realmente apresentam melhora dos sintomas com o uso dessas medicações.
Em alguns países essas medicações não são sequer entendidas como medicações, sendo vendidas como suplemento alimentar.
Não existe atualmente medicação que refaça ou reponha a cartilagem. Algumas drogas condroprotetoras parecem ter efeito modificador sobre a evolução da artrose ( desgaste da cartilagem). Entre elas a diacereína talvez seja a mais eficiente. Não recomendo o uso dessa droga na forma manipulada.
Os derivados de ácido hialurônico na forma de injeções intra-articulares, principalmente os de baixo pêso molecular, que são melhor absorvidos pelos sinoviócitos; também podem ajudar.
Em doença articular a idéia é poupar o que sobrou.
Por outro lado, existem algumas opções cirúrgicas.
Olá,

Até o presente momento não há medicações que comprovadamente produzem cartilagem nos seres humanos. Medicações mais novas como o colágeno hidrolisado aparentemente vem tendo bons resultados em pesquisas, mas ainda não podem ser considerados produtores de cartilagem e com aplicação na prática clínica de maneira corriqueira.

Um abraço e boa sorte!