Eu tenho um tique nervoso vocal. Já pesquisei na internet e percebi que tratando a ansiedade esse tique

8 respostas
Eu tenho um tique nervoso vocal. Já pesquisei na internet e percebi que tratando a ansiedade esse tique pode diminuir... Eu gostaria de saber que tipo de psicólogo eu devo procurar. Existe algum seja especialista nessa área? Obrigada.
Sugiro avaliação com psicólogo e também com neurologista de modo a compreender melhor o fenômeno que você está relatando. Nesse sentido, pode-se fazer o manejo da ansiedade (reduzindo a frequência) e também avaliar se alguma medicação pode beneficiar na redução dos tiques.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O transtorno de tique realmente piora com ansiedade e tende a melhorar durante atividades calmas e focadas. Observar o som em outra pessoa também pode fazer com que você queira repetir o som similar. A terapia comportamental focará no conhecimento e entendimento dos motivos que provocam os tiques, seja ansiedade ou outros, para melhora do transtorno.
Ola! O quadro de ansiedade é tratado com psicoterapia, qualquer linha se bem conduzida, trará resultados. E em alguns casos o uso de fármaco que nesse caso seria indicação de um psiquiatra. No seu caso especificamente além da psicoterapia um fono poderia lhe auxiliar nesse movimento da voz! Abraço
Qualquer psicólogo competente poderá lhe ajudar com a ansiedade. Caso a ansiedade seja muito intensa pode ser necessário consultar também um psiquiatra. No seu caso também seria interessante consultar um neurologista já que alguns tiques nervosos são distúrbios neuropsiquiátricos. Cuide-se.
Independente da abordagem do profissional da psicologia, o ato de falar te ajudará a aliviar um pouco esta ansiedade. A psicanálise, abordagem da qual sou especialista, ajudará entender as motivações que causam sua ansiedade proporcionando um espaço de escuta para que possa falar de si.
Olá.
Com a psicoterapia psicanalítica você poderá obter muitos ganhos em relação a diminuição ou até mesmo a extinção destes sintomas. O sucesso do trabalho se dará, inclusive, pelo bom vinculo que você desenvolver com seu terapeuta.
Não deixe de procurar ajuda.
Estou a disposição!
Com certeza um bom psicólogo pode ajudar você.
O tratamento para ansiedade, tem que ser clínico.
A psicanálise é a especialidade mais indicada.
Trata a ansiedade (angústia), atuando sobre a causa, de forma a eliminar o sintoma, sem remédio.
A Terapia Comportamental Cognitiva é uma ótima opção, pois tem uma abordagem terapêutica estruturada, diretiva, com metas claras e definidas pelo psicólogo e paciente.

Especialistas

Fabiana Kokol

Fabiana Kokol

Psicanalista, Psicólogo

Jundiaí

Jacson Souza

Jacson Souza

Psicanalista, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Miriam Pontes de Farias

Miriam Pontes de Farias

Psicólogo

Rio de Janeiro

Rozana Parma

Rozana Parma

Psicólogo

Campinas

Marisa Nelli Dias

Marisa Nelli Dias

Psicanalista, Psicólogo

Itatiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Tiques
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.