Eu gostaria de saber mais sobre a hipnose. É recomendada para todas as pessoas ou tem alguma contra

17 respostas
Eu gostaria de saber mais sobre a hipnose. É recomendada para todas as pessoas ou tem alguma contra indicação? Se realiza sempre de forma invidual ou pode estar presente outra pessoa além do hipnotizador e o paciente? Existem vários métodos?
O que é Hipnose? A hipnose é um processo consensual e colaborativo, que não está vinculado a perda do autocontrole ou consciência – ou seja – seu livre arbítrio irá se manter intacto durante toda a sessão de hipnose. Hipnotizar é provocar um estado mental denominado de transe, no qual as pessoas experimentam maior atenção, concentração e sugestionabilidade. Mesmo que existam muitos mitos e equívocos, hipnotizar é um processo real que pode ser usado como ferramenta de terapia. A hipnose costuma apresentar benefícios terapêuticos, principalmente na redução da ansiedade e insegurança. Existem algumas abordagens e objetivos para se hipnotizar alguém. a) Hipnose de palco: utilizada para o entretenimento. b) Hipnose guiada: esta forma de hipnose, embora limitada, envolve o uso de ferramentas como instruções gravadas e música para induzir um estado hipnótico. Sites online e aplicativos móveis costumam utilizar essa forma de hipnose. c) Auto-hipnose: é o processo que ocorre quando uma pessoa se auto-induz um estado hipnótico. d) Hipnoterapia: é o uso da hipnose como ferramenta de terapia para aliviar sintomas psicossomáticos, emocionais e comportamentais – como estresse, ansiedade, fobias, insegurança, autoestima e procrastinação; permitindo que indivíduos possam ter vidas mais felizes e produtivas. Em última análise, o verdadeiro objetivo da hipnose clínica é ajudar pessoas a desenvolverem uma compreensão mais profunda sobre si mesmas e o mundo a sua volta, promovendo bem estar e resgatando sentido de vida. Ela pode ser realizada de forma individual ou com a presença de um acompanhante. Existem basicamente duas escolas (métodos) empregados na hipnose clínica: Hipnose Ercksoniana ou Conversacional e Hipnose Clássica. Qualquer Pessoa Pode Ser Hipnotizada? Embora muitos pensem que não podem ser hipnotizados, as pesquisas demonstram que a maioria das pessoas são mais hipnotizáveis do que acreditam. As pesquisas sugerem que: 10% das pessoas entram em um transe rápido e profundo. Aproximadamente 3% dos adultos são considerados difíceis ou impossíveis de hipnotizar. Os 87% restantes tendem a entrar em transe médio, que é ideal para a prática da hipnoterapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia. Hipnose é um estado natural da nossa mente. Estamos em hipnose em vários momentos do dia. A Hipnoterapia Integral Sistêmica pode ajudar com suas questões. Ela é uma Terapia Breve que utiliza a integração de várias abordagens terapêuticas para diferentes tratamentos com o foco na solução de questões e conflitos pessoais e familiares através de um olhar sistêmico e com base nas Neurociências, fazendo uso da Hipnose em momentos específicos de maneira simples e natural.

O tratamento ajudará a restabelecer o Fluxo do Amor na sua vida para viver uma Vida Saudável e com mais Sentido.
A hipnose é um método terapêutico que você passa a focar em uma só coisa e se desligar do resto. Faz parte do funcionamento natural do corpo que durante o processo de transe o paciente consegue acessar a própria força interna, trabalhando nas suas dificuldades e promovendo mudanças positivas e significativas.
Não existe contra indicação. Algumas pessoas são mais fácil hipnotizar do que outras, mas nem todos os casos são indicados, podendo ser trabalhados de outras formas, como conhecer a linguagem do paciente e sintonizar-se com ela. É uma forma mais personalizada de aplicar as técnicas que a psicanálise ou ate mesmo a hipnoterapia oferece.
A Hipnose é um estado natural da mente humana, onde o processo basicamente se resume a querer participar do processo, foco, imaginação e seguir as instruções.
É uma ferramenta que facilita a comunicação na terapia e potencializa os resultados.
Nesse contexto do uso da hipnose para tratamento de psicopatologias, o nome que se utiliza é Hipnoterapia,
A única contra indicação são pessoas que sofre de algum transtorno que afete a perca do contato com a realidade como esquizofrenia ( quando não estabilizada) delírios e demência.
O atendimento é individual e pode ser feito tanto presencial, como de forma online, pois se trata de um processo mental.
Se divide em 3 linhas de abordagem: a hipnose ericsoniana, a hipnose clássica, e a hipnose não verbal.

A hipnose clínica é uma técnica terapêutica que pode ser utilizada para tratar diversos problemas psicológicos e físicos. Ela consiste na indução de um estado de transe, através da concentração e da visualização, que permite acessar a memória inconsciente do paciente.

A hipnose clínica tem indicações para tratar o estresse, a ansiedade, a depressão, a fobia e as doenças psicossomáticas. Além disso, ela pode ser utilizada para facilitar a perda de peso, para diminuir a dor e para reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia.

A hipnose clínica é um tratamento seguro, pois todos os processos psicológicos que acontecem dentro do transe são guiados pela própria mente do paciente, que filtra tudo o que acontece, de acordo com os valores do próprio paciente. Em outras palavras, as sugestões só são aceitas se estiverem de acordo com a vontade do paciente. Os mitos mais comuns sobre a hipnose clínica são: que ela é uma técnica perigosa, que o paciente pode perder o controle e que o hipnoterapeuta pode influenciar as decisões do paciente. Isto são apenas mitos!

Ao acessar as camadas mais profundas da mente, a hipnose pode promover uma reprogramação dos elementos que constroem seus sintomas. Esse procedimento tem se mostrado extremamente eficiente em possibilitar um melhor equilíbrio emocional e uma maior qualidade de vida para os pacientes. Se o paciente desejar pode haver a presença de outra pessoa na consulta, mas isso é desnecessário. Durante o transe o paciente estará desperto o tempo todo, mas com uma consciência diferente. O paciente geralmente se lembra de todo o processo.
A hipnose clínica tem a finalidade de tratar problemas psicológicos, como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, etc.

A hipnose provoca um estado alterado de consciência que facilita o desenvolvimento da terapia e a Programação Neurolinguistica (PNL) reprograma a menta das pessoas através do uso da linguagem e da imaginação criativa, visando conquistar a excelência e o desenvolvimento pessoal e profissional.

O transe hipnótico é um estado alterado de consciência que facilita o desenvolvimento da terapia. Ao induzir esse estado, o hipnoterapeuta consegue estabelecer uma conexão com a parte inconsciente do paciente, o que possibilita identificar e trabalhar os problemas por trás dos sintomas. A hipnose é segura e é uma técnica poderosa que tem sido cada vez mais utilizada em vários campos da medicina e psicologia.
A hipnose é recomendada para todos que possuem capacidade de comunicação, pois o hipnoterapeuta não controla o cliente, e sim sugere guindo ele por um caminho onde o mesmo escolhe seguir ou não. pessoas com deficiência grande na comunicação devem procurar hipnose não verbal.

Recomendo que não haja nenhuma outra pessoa na sala a não ser em situações especiais, pois você pode bloquear o conteúdo emocional por causa dessa pessoa por diversos motivos, um deles é a pessoa fazer parte do problema.

Cada hipnoterapeuta tem sua abordagem, alguns trabalham no comportamento outros na causa por exemplo. Minha recomendação é que busque tratamentos que visão principalmente trabalhar a causa do problema, pois assim é possível além de tratar a questão principal outras questões também serão trabalhadas no mesmo processo
Eu gostaria de saber mais sobre a hipnose. É recomendada para todas as pessoas ou tem alguma contra indicação? Se realiza sempre de forma invidual ou pode estar presente outra pessoa além do hipnotizador e o paciente? Existem vários métodos?

A hipnose clínica é uma técnica terapeutica que busca levar o paciente ao um estado de foco ao evento causador da trauma e conduzindo para que haja a ressignificação e mudança de percepção desse evento. Nosso cérebro não consegue distinguir o real do imaginário em termos de estímulos de defesa. Por isso, mudar a percepção do evento, muda os resultados em relação às nossas emoções e sensações.
Não há contraindicação desde que a pessoa esteja consciente e consiga seguir os comandos verbais do terapeuta.
Normalmente as sessões são feitas individualmente para que o paciente se sinta à vontade e seguro, considerando que serão tratados assuntos profundos e que nem sempre a pessoa sinta-se à vontade de compartilhar com outras pessoas presentes.
Bom dia!
Não tem contraindicação, entretanto existem alguns casos que não se trata somente com hipnoterapia. A hipnose é um estado natural de foco extremo, o cliente não perde a consciência e nem faz o que não se propõem a fazer.

O terapeuta conduz o cliente ( como na meditação guiada ) usando técnicas para diminuir a distração da mente/cérebro e aumentar o foco no caminho guiado pelo terapeuta.

Sabe quando você está assistindo um filme e sente-se emocionado, irritado com o que está passando, acontecendo? É um exemplo de estado hipnótico. Hipnose é um estado hipnoterapia é o que se faz a partir desse estado.

Nas terapias de modo geral, os atendimentos são realizados em grupo ou individualmente, presencial e online, os resultados serão os mesmos, entretanto eu não aconselho atendimentos com acompanhantes devido a interferência que o acompanhante pode exercer na condução terapêutica.

Atendimento com acompanhante pode ocasionar desconforto, interferência, intimidação dos relatos e em casos mais graves o bloqueio e impedimento da terapia, mesmo que involuntariamente.

Você pode se surpreender com a hipnoterapia, são grandes resultados em poucas sessões de aproximadamente 1h e entre 01 e 05 sessões.

Procurar por um bom profissional fará toda diferença no seu atendimento seja em, grupo, individual, presencial ou a distância.
Hipnose é um estado psicológico/fisiológico. Nós entramos neste estado naturalmente ao longo do dia.
A terapia com hipnose consiste em de forma intencional levar a pessoa para este estado, e a forma como se faz isso varia de muitas formas. O mais importante é a forma como a pessoa mais adequa e da habilidade técnica do hipnoterapeuta, além é claro da relação de confiança que você cria com ele.
A contraindicação é para pessoas com QI baixo, pois depende do pleno uso da razão quando falamos de hipnose conversacional, embora a Hipnose não verbal não dependa desta linguagem consciente.
O foco do tratamento deve ser em resultado, de forma mais adequada a pessoa.
Pode ser feita na presença de outras pessoas. O mais importante é que você esteja se sentindo confortável e segura no processo. Isso realmente é o mais importante.
A hipnose é um estado de alteração da consciência, que pode ser induzido por meio de técnicas específicas e é caracterizado por uma concentração profunda e uma maior susceptibilidade a sugestões. Ela é utilizada como uma técnica terapêutica para ajudar as pessoas a superar problemas como fobia, ansiedade, traumas, vícios e para melhorar o desempenho em determinadas atividades.

A hipnose é considerada segura para a maioria das pessoas, mas algumas pessoas podem ter contraindicações, como por exemplo, aquelas que têm transtornos mentais graves ou histórico de abuso de substâncias. É importante que a hipnose seja realizada por um profissional qualificado, como um psicólogo ou um médico com treinamento em hipnose.

A hipnose pode ser realizada individualmente ou em grupo, dependendo da finalidade da sessão e do objetivo da terapia. Existem vários métodos de hipnose, como a hipnose ericksoniana, clássica, hipnose conversacional e a hipnose psicodinâmica, cada um com suas próprias técnicas e abordagens.
Hipnose não tem contra indicação, mas um alerta, busque sempre profissionais realmente capacitados.
A Hipnose não tem contra indicação, entretanto, não é recomendada para pessoas que possam ter transtornos que ocasionam uma alteração na percepção da realidade. Pessoas com TDAH podem ter um pouco de dificuldade, mas se medicadas, conseguem um bom resultado.
A Hipnoterapia é um estado natural da mente, na verdade passamos por hipnose diariamente, um exemplo é quando assistimos um filme e nos emocionamos com ele.

São poucos os casos em que não é recomendada, normalmente quanto tem questões que não vão permitir o cliente a acompanhar as sugestôes do terapeuta, como pessoas com esquizofrenia ou deficiência intelectual.

Essa técnica permite acessar a mente subconsciente para trabalhar em questões que podem estar profundamente enraizadas no subconsciente.

Vamos trabalhar na causa do problema porque nossa maneira hoje de agir se sentir e se comportar tem a ver com a nossa história e a maneira como vemos o mundo, por isso é importante ressignificar e dessensibilizar algumas situações.

Além de várias técnicas de programação neurolinguística.

Após a limpeza do lixo emocional é importante olhar para frente para construir um futuro de uma maneira mais otimista e confiante.

Tudo isso será construido ao longo do tratamento.

O atendimento individual tem mais resultado porque é feito personalisado para as suas necessidades, caso queira que alguem te acompanhe no tratamento não tem problema, é você quem decide.

Espero ter ajudado!
A hipnose é uma técnica terapêutica que envolve um estado de relaxamento profundo e foco intenso da mente. É frequentemente usado para tratar uma variedade de problemas, incluindo ansiedade, fobias, dor crônica, transtornos alimentares e vícios. No entanto, a hipnose pode não ser adequada ou recomendada para todas as pessoas e situações. Aqui estão algumas informações importantes sobre a hipnose:

Indicações e Contra-indicações:

Indicações: A hipnose pode ser uma ferramenta eficaz para muitas pessoas, especialmente aquelas que estão dispostas a participar e acreditar no processo. É frequentemente usado como parte de terapias cognitivas comportamentais (TCC) para tratar problemas psicológicos.

Contra-indicações: A hipnose pode não ser apropriada para pessoas com certos transtornos psiquiátricos graves, como esquizofrenia, transtorno bipolar não controlado ou transtorno de personalidade antissocial. Também pode não ser adequado para pessoas que não estão dispostas a participar do processo ou que têm medo de perder o controle.

Individual x Grupal:

A hipnose é frequentemente realizada em sessões individuais, onde o hipnotizador trabalha diretamente com o paciente. Isso permite uma personalização mais completa do tratamento, uma vez que as sugestões e técnicas podem ser adaptadas às necessidades individuais do paciente.

Embora seja menos comum, um hipnose em grupo também pode ser realizado, onde um hipnotizador trabalha com várias pessoas ao mesmo tempo. No entanto, esta abordagem pode ser menos eficaz para questões específicas e pode ser mais adequada para relaxamento e auto-aperfeiçoamento.

Métodos de Hipnose:

Existem várias abordagens e técnicas diferentes de hipnose, incluindo:

Hipnose Clássica: Uma forma tradicional de hipnose envolve um processo de relaxamento e sugestão direta.

Hipnose Ericksoniana: Baseia-se nas técnicas desenvolvidas por Milton Erickson e usa uma abordagem mais flexível, incorporando metáforas e linguagem indireta.

Hipnose Cognitivo-Comportamental (CBH): Combina a hipnose com os princípios da terapia cognitivo-comportamental para tratar questões como ansiedade e fobias.

Auto-hipnose: Ensina os pacientes a praticarem a hipnose por conta própria, usando técnicas de auto-relaxamento e sugestão.
A hipnose, não tem contra indicação, se bem feita pode causar bons resultados, nós da área holística damos alguns suportes dentro do processo da hipnose, para que o paciente dentro desse processo, ao entrar, encontre suporte emocional, para que consiga olhar o problema, e estar blindado, no seu campo energético ,para que entre em contato com o trauma, e encontre as, alternativas de cura, assim obtendo bons, resultados, voltando a si, com calma, leve, e com a certeza de ter resolvido essas questões angustiantes.
A hipnose é uma técnica terapêutica que pode ser benéfica para muitas pessoas, mas não é recomendada para todos. Contraindicações incluem certos transtornos psiquiátricos graves e resistência à hipnose. Geralmente, é realizada de forma individual, mas pode haver a presença de outra pessoa, como um familiar ou assistente, se necessário e consentido. Existem vários métodos de hipnose, incluindo a hipnose tradicional, a hipnose ericksoniana e a hipnose cognitiva-comportamental, cada uma com abordagens e técnicas específicas.

Especialistas

Marisa Beal

Marisa Beal

Psicólogo

Porto Alegre

Agendar uma visita
Wanda Salvia

Wanda Salvia

Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Fabio J. Sakuma

Fabio J. Sakuma

Psicanalista, Terapeuta complementar

Cotia

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 133 perguntas sobre Hipnose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.