Eu fiz a cirurgia para a retirada de 8 miomas subserosos em 22/05/2018. Tive um ligeiro sangramento ate

3 respostas
Eu fiz a cirurgia para a retirada de 8 miomas subserosos em 22/05/2018. Tive um ligeiro sangramento ate Julho de 2018. ate hoje 21-11-18 ainda não tive a menstruação. Será normal isso ? Ja estou muito preocupada. Será que aconteceu algo de errado na cirurgia?
Olá. Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas. A sua avaliação clínica através da historia clinica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos. Os exames laboratoriais, hormonais e ultrassom podem ser necessários para o diagnóstico e tratamento corretos.
Os estresses físicos e emocionais e as atividades físicas extenuantes podem provocar irregularidade menstrual.
Os problemas de saúde como obesidade podem provocar irregularidade menstrual.
As alterações hormonais como disfunções da tireoide, disfunções da adrenal, hiperprolactinemia, síndrome do ovário policísticos e menopausa podem provocar irregularidade menstrual.
O uso de anticoncepcionais e medicações hormonais podem provocar irregularidade menstrual.
Antes de operar voce fez alguma medicação como zoladex ou lupron? Essa medicação pode estar associada a sua irregularidade menstrual.
Converse com o seu médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A ausência de menstruações (amenorréia) pode ocorrer por várias razões, incluindo gravidez, aproximação da menopausa, uso irregular de pílula, etc. A parada das menstruações também pode ocorrer após cirurgia de miomectomia devido a aderências dentro do útero (sinéquias uterinas). Portanto, entre em contato com o seu médico para investigar todas as possibilidades dessa irregularidade menstrual.
São várias as causas de atraso menstrual: gravidez,distúrbios da tireóide, hiperprolactinemia, climatério, uso prolongado de contraceptivos, endometrite(infecção no endométrio), pós curetagem uterin, assim sendo temos que investigar melhor.
Quanto à miomectomia nada tem a ver com o seu atraso menstrual, principalmente porque os seus mioma, como informou, foram todos subserosos(camada mais extrema do útero não atingindo a cavidade endometrial e não causando sinergias(Que são outras causas de atrasos menstruais.

Especialistas

Fernando Pupin Vieira

Fernando Pupin Vieira

Ginecologista

Florianópolis

Emerson Prisco

Emerson Prisco

Oncologista, Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Salvador

Agendar uma visita
Roberto Didier

Roberto Didier

Ginecologista

Sobral

Daniela Mezzomo

Daniela Mezzomo

Ginecologista

Blumenau

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 285 perguntas sobre Miomectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.