Eu faço coisas que a grande maioria das pessoas não tem coragem, como por exemplo descer de rapel po

22 respostas
Eu faço coisas que a grande maioria das pessoas não tem coragem, como por exemplo descer de rapel por cordas, faço luta,sou um alpinista Irata profissional, mais fui reprovado 3 vezes na prova do Detran,na primeira vez eu não estava nervoso,aí estourei o tempo, agora na segunda e terceira perdi o controle do meu corpo as pernas começou a tremer muito a ponto de perder as forças, como faço pra controlar isso?
Olá! Inicie um processo de análise e entenda de onde vem essas suas questões. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 130

É comum que a ansiedade se manifeste de maneira diferente em situações variadas. Já nas provas do Detran, o nervosismo pode ter desencadeado uma resposta física intensa, como tremores, que é um sintoma típico da ansiedade. Fazer mais aulas que simulam a prova e exercícios de relaxamento.
Olá! Tente avaliar o que pensa e sente em relação à prova do DETRAN, pois não ter acrofobia (fobia de altura) não é um impeditivo para ter ansiedade em relação à alguma situação. Caso perceba que está com dificuldade de lidar com essa questão busque um psicólogo/ psicanalista para te auxiliar nesse processo. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá!
Em casos de ansiedade é importante aprender a lidar e gerenciar suas emoções. Pode aprender na terapia, técnicas de respiração, mindfulness.
Lidar com a ansiedade exige autoconhecimento e praticas junto ao inconsciente como meditação. Fazendo terapia você pode descobrir as causas, trabalhar estratégias para sua prova e também essa auto critica do seu desempenho. Você sempre terá algum desafio emocional, é uma oportunidade para olhar para dentro. A disposição.
O que você está descrevendo é uma reação comum quando nos deparamos com situações que nos deixam desconfortáveis ou que percebemos como ameaçadoras, mesmo que, em outras áreas da vida, você não sinta esse tipo de medo. O fato de ser um alpinista profissional e praticar atividades que exigem muita coragem mostra que você é capaz de lidar com situações de risco físico. No entanto, a prova do Detran pode gerar um tipo diferente de pressão ou desconforto, que desencadeia uma resposta de ansiedade no seu corpo. Esse medo ocorre porque, de certa forma, você está se expondo a uma situação que o deixa inseguro ou com medo do julgamento ou das consequências de não passar. Para controlar essa resposta, é importante trabalhar a sua confiança e se acostumar com a ideia da prova, talvez através de técnicas de relaxamento, respiração profunda, e visualização positiva. Praticar essas técnicas pode ajudar a diminuir o desconforto e melhorar o controle sobre o seu corpo durante a prova. Além disso, um acompanhamento com um psicólogo pode ajudar a entender melhor essas reações e desenvolver estratégias específicas para lidar com elas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Entendi que você faz atividades radicais e esta acostumado com adrenalina, mas isso não te isenta de ficar nervoso/ansioso em outras situações da sua vida. É comum ficarmos ansiosos em situações onde somos postos à prova, como no teste do DETRAN. Uma coisa que pode ajudar é enquanto você faz a prova é estar atento a sua respiração.
Ola! Você parece estar enfrentando uma resposta de ansiedade em situações específicas, como a prova do Detran, apesar de ter controle em atividades desafiadoras como rapel e alpinismo.

Isso é comum e pode ser trabalhado com algumas estratégias. Treinamento mental, como a visualização de sucesso antes da prova, pode ajudar a preparar seu cérebro, enquanto técnicas de respiração profunda são eficazes para acalmar o corpo.

Desafiar pensamentos negativos, substituir por afirmações positivas e praticar atividades físicas leves antes da prova também podem reduzir a ansiedade.

Além disso, simular a situação da prova em um ambiente controlado pode treinar sua mente e corpo a responderem com mais calma. A prática de mindfulness ou meditação ajuda a manter o foco no presente, evitando a antecipação do fracasso. Se a ansiedade continuar a ser um obstáculo, pode ser útil buscar orientação de um psicólogo para desenvolver estratégias de enfrentamento mais personalizadas.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Apesar de você fazer muitas coisas que exigem de você, talvez passar por uma avaliação seja algo que te gere ansiedade. Procure uma terapia para te ajudar nessa questão. Estou a disposição!
Na verdade como vc está sendo avaliado e neste momento surge ansiedade de desempenho.

Foque em vc e na sua performance, esqueça o avaliador . Pense que vc é capaz e que está preparado para a prova .

Procure relaxar e respirar fundo, vai conseguir
Recomendo iniciar uma Terapia Comportamental Cognitiva (TCC) que pode te ajudar mais nesse momento e com essa questão específica em comparação com a psicanálise.
Parece meio contraditório mesmo né. Não ter medo ou ansiedade quando está em altura mas senti-la em uma prova de direção. Mas realmente, o nosso inconsciente é uma grande caixinha de surpresas. O ideal é realmente você procurar o apoio da psicoterapia para conseguir, tanto compreender como tratar as causas dessa ansiedade. A resposta está toda ali e existem abordagens muito eficiente para encontra-la rapidamente. Uma delas é a Terapia EMDR. Atendi uma vez uma paciente de 28 anos que havia reprovado 4x no Detran por ansiedade mas conseguimos tratar as causas em 5 consultas de EMDR, porque fizemos todas com foco apenas nisso e ela passou, com muito alívio. Fico à disposição se quiser mais informações. Várias abordagens podem te ajudar, mas nao posso deixar de dizer que, quanto mais focadas, realmente, melhor. Espero ter ajudado!
Olá! Para construção de um saber e de destinos ao que lhe ocorre o espaço de trabalho em (psic)análise há de ser um caminho. É importante olhar para além do momento presente, considerando seu funcionamento frente a questões que poderão se fazer presentes através de outras. Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Sua pergunta revela uma experiência muito interessante e complexa. O que você descreve em relação à sua coragem e habilidades em atividades radicais, como rapel e alpinismo, pode ser visto como a expressão de uma pessoa que se lança em experiências desafiadoras e que busca a autenticidade em suas ações.

No entanto, a situação que você vivencia nas provas do Detran reflete uma outra dinâmica. A sensação de perda de controle e o tremor nas pernas podem indicar uma resposta de ansiedade que é bastante comum em situações de avaliação e pressão. Esse fenômeno pode ser interpretado como uma defesa, que se mobiliza em contextos onde você não se sente totalmente seguro ou onde se sente avaliado e a expectativa externa pesa sobre você.

Nesse sentido, a pressão que você sente durante as provas pode ativar medos inconscientes que se manifestam fisicamente. O fato de você não ter apresentado essa ansiedade em situações que já dominou, pode indicar que o contexto da prova e a carga simbólica que ela carrega para você são o que gera essa resposta.

Aceitar essas emoções e reconhecer essa ansiedade como uma resposta humana natural pode ajudar a diminuir a autocrítica e a pressão que você sente.

Considere explorar mais profundamente suas emoções em relação à condução e o que essa habilidade representa pra você...

Outras questões importantes que você pode se fazer é sobre o fato de estar sendo avaliado e sem o controle da situação, o que essa experiência te desperta?

Além disso, será que você pode ter vivenciado alguma experiência intensa relacionada com direção ou trânsito, como ter presenciado ou sofrido algum acidente, principalmente na infância? Esses são alguns exemplos de reflexões que você pode se fazer na tentativa de encontrar compreensão para o que está vivenciando, mas é importante ressaltar que todas essas reflexões podem oferecer melhor experiência e serem melhor exploradas se vivenciadas em uma psicoterapia, com acompanhamento profissional.
Olá, espero que você esteja bem.
É compreensível que situações de teste, como a prova do Detran, possam causar ansiedade, mesmo em pessoas que enfrentam desafios físicos e emocionais com coragem.
Aconselho você buscar apoio profissional: Se a ansiedade estiver muito intensa, um terapeuta ou psicólogo pode ajudar a desenvolver estratégias específicas para gerenciar a ansiedade em situações de teste.
Lembre-se de que, mesmo as pessoas que parecem confiantes e corajosas podem enfrentar desafios em diferentes áreas da vida. Ter paciência consigo mesmo e trabalhar gradualmente na construção da confiança pode fazer uma grande diferença.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia psicóloga.
Te convido a conhecer mais sobre meu trabalho:
@leticiafernandespsi
Olá,
Pelo seu relato, demonstra questões de avaliação de desempenho e comparação possam ser gatilhos a você.
Possível pensamento de não ser aprovado pode gerar ansiedade (medo) de não ser bom, de ser julgado.
Os outros e você mesmo espera ser excepcional por fazer atividades radicais, mas não precisa ser bom em tudo. Você não ter passado no Detran, não te coloca em uma caixa de motorista ruim.
Busque um profissional da psicologia para explorar e construir um caminho confortável a você.
Entendo que, mesmo com tanta experiência e coragem, enfrentar a prova do Detran pode ser desafiador, isso pode estar relacionado a questões de avaliação e de desempenho. Algumas dicas para controlar o nervosismo e a tremedeira, seria experimentar técnicas de respiração profunda e relaxamento antes da prova. Pratique a visualização positiva, imaginando-se realizando o exame com sucesso. No dia da prova, mantenha uma atitude positiva e lembre-se de que você está preparado. Se possível, faça simulados para se familiarizar com o ambiente e a situação. Manter a calma e a confiança é crucial; seu preparo em outras áreas mostra que você tem a capacidade de superar esse desafio também.
É comum sentir nervosismo e tremores em situações de teste, como no exame do Detran, mesmo para pessoas com experiência em atividades desafiadoras. Técnicas de controle de ansiedade, como respiração profunda e visualização positiva, podem ajudar a acalmar o corpo e a mente. Praticar técnicas de relaxamento antes do exame e realizar simulações pode aumentar sua confiança e controle. Podemos trabalhar juntos em estratégias personalizadas para lidar com essas reações e melhorar seu desempenho.
Olá! Você se sente corajoso por praticar esportes radicais. Mas você não é imune às emoções. A situação de avaliação do Detran pode estar sendo emocionalmente difícil pra você. Não nascemos sabendo lidar com nossas emoções, mas podemos aprender a lidar com elas! Qual é o seu receio em relação à avaliação do Detran? Você tem receio de outras situações de avaliação também? Pensar sobre as nossas emoções é um jeito de aprender a lidar com elas!
A ansiedade em situações de exame é comum, mesmo em pessoas que geralmente são corajosas. O medo de falhar pode ser exacerbado em situações de alta pressão, como uma prova. A TCC pode oferecer técnicas para ajudar a controlar essa ansiedade, como a reestruturação cognitiva e o treinamento de relaxamento, que podem te ajudar a enfrentar essas situações com mais confiança.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 270
Olá, talvez a sua dificuldade esteja relacionada para processos que envolva você ser avaliado por alguém. Podem surgir pensamento como "o que vão pensar de mim se eu errar", pode estar relacionado a uma crença de fracasso que nunca foi trabalhada e assim desencadear crises de ansiedade. Tudo isso precisa e pode ser trabalhado na TCC.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 105
Olá, achei curioso que essas experiências são justamente situações de adrenalina que podem dar sensação de "fuga do controle", mas me parece que você aprendeu a lidar com essa sensação e "ter controle", mas isso não vem ocorrendo em uma prova de detran, as pernas não ficaram tão firmes imagino como no rapel. Para além do tentar controlar, é preciso aprender o que esse momento te causa, que sensações e sentimentos são esses que fazem tremer? Mergulho em Autoconhecimento para aprender a lidar de forma singular.