estou com um caroço na região cervical alta medindo 2,3 cm esta bem visível e palpável já faz 3 mese

3 respostas
estou com um caroço na região cervical alta medindo 2,3 cm esta bem visível e palpável já faz 3 meses q descobri esse caroço.
Fiz uma ultrassom esses e deu possibilidade de cisto da segunda fenda branquial, porem foi descoberto outro caroço mais abaixo na região da tireoide também do lado direito que mede 0,8 x 0,8 mm, esse não esta visível só descobri pela ultrassom. Diz na ultrassom também ser um cisto misto, gostaria de saber se há possibilidade de dois o cistos branquial? O medico passou a claritromicina (por 10 dias) e o predsim ( por 5 dias), e disse se não diminuir o tamanho terá que fazer uma cirurgia. O cisto branquial costuma diminuir com medicação ? Ou o tratamento é somente cirurgia?
Dr. Erivelto Martinho Volpi
Cirurgião de cabeça e pescoço
São Paulo
Olá. O diagnóstico dos nódulos cervicais laterais (que deve ser o seu caso), incluem entre suas hipóteses diagnósticas o Cisto Branquial, cujo diagnóstico pode ser suspeitado pela Ultrassonografia. Quando em fase aguda, com dor e outros sinais de inflamação, pode haver a necessidade de medicação. Caso haja dúvida quanto ao diagnóstico, existem outros exames que podem ser solicitados pelo seu médico para confirmar ou excluir esta possibilidade diagnóstica. É importante saber que a única forma de tratamento definitivo para o cisto branquial (se este for o seu caso) é a cirurgia. Quanto ao outro nódulo descoberto (incidental), este seguramente não se encaixa na suspeita de cisto branquial, porém somente seu médico, através de uma consulta e análise dos exames complementares poderá dizer com segurança qual é o seu diagnóstico e qual a forma de tratamento adequada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Rafael de Cicco
Cirurgião de cabeça e pescoço
São Paulo
Olá, o cisto branquial é de tratamento cirúrgico. Antibióticos e anti-inflamatórios podem melhorar em casos de inflamação aguda, mas depois de melhora, a cirurgia continua indicada. O outro nódulo parece ser da tireoide. O importante nesse caso é avaliar junto a um especialista as características desse nódulo, se há a indicação de exames complementares. Normalmente o acompanhamento desse nódulo da tireoide com ultrassom é suficiente.
Prof. Giulianno Molina de Melo
Cirurgião de cabeça e pescoço, Cirurgião geral
São Paulo
Olá,
O tratamento definitivo para o Cisto Branquial é a cirurgia, que deve ser feita fora da fase de inflamação pela dificuldade da cirurgia. O seu médico pode decidir quando será a melhor oportunidade para operar. Uma vez que o cisto tenha dado sinais inflamatórios /infecciosos, a tendência é ocorrer novamente, até a retirada do cisto branquial. Por isso a indicação de cirurgia.
Quanto o cisto de tireoide, não tem relançar com o cisto branquial, creio que basta acompanhar somente, regularmente com USG e exame clínico, discuta com seu médico estes achados.
Espero ter ajudado!

Especialistas

Juliana Coelho Braga

Juliana Coelho Braga

Endocrinologista pediátrico, Pediatra

Rio de Janeiro

Débora Pereira

Débora Pereira

Cirurgião de cabeça e pescoço

Santarém

Julyana Bastos Santana

Julyana Bastos Santana

Cirurgião de cabeça e pescoço

Feira de Santana

João Pedro Carvalho

João Pedro Carvalho

Cirurgião de cabeça e pescoço

Aracaju

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 148 perguntas sobre Cisto tireoglosso
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.