Estou com extra sístole. Pode ser do hipotiroidismo?

2 respostas
Estou com extra sístole. Pode ser do hipotiroidismo?
Não é muito comum que seja. Geralmente distúrbios arrítimicos se associam ao HIPERtireoidismo. Sugiro agendar um cardiologista

Sim, é possível que o hipotireoidismo esteja contribuindo para suas extra-sístoles. O hipotireoidismo, uma condição em que a glândula tireoide não produz hormônios tireoidianos em quantidade suficiente, pode afetar o sistema cardiovascular de várias maneiras, incluindo a presença de arritmias como as extra-sístoles.

Os hormônios tireoidianos desempenham um papel crucial na regulação do metabolismo e na função cardiovascular. Quando os níveis desses hormônios estão baixos, como no hipotireoidismo, podem ocorrer diversas alterações, incluindo diminuição da frequência cardíaca (bradicardia), aumento da resistência vascular periférica e alterações na condução elétrica do coração, que podem levar a arritmias. As extra-sístoles, que são batimentos cardíacos adicionais ou prematuros, podem ser uma manifestação dessas alterações. Além disso, sintomas de hipotireoidismo como cansaço, fraqueza e sensação de frio podem coexistir com as arritmias.

Para confirmar se o hipotireoidismo é a causa das suas extra-sístoles, é importante que você consulte seu médico. Ele poderá realizar exames de sangue para verificar seus níveis de hormônios tireoidianos (TSH, T3, T4) e ajustar sua medicação, se necessário. Além disso, um eletrocardiograma (ECG) ou um monitor Holter pode ser recomendado para avaliar melhor a natureza e a frequência das extra-sístoles. Ajustar o tratamento do hipotireoidismo para alcançar níveis hormonais adequados geralmente ajuda a reduzir ou eliminar os sintomas cardíacos associados. Portanto, uma gestão eficaz do hipotireoidismo é essencial para manter a saúde cardiovascular e o bem-estar geral.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia